Cobrança indevida após a interrupção dos serviços de fornecimento de água e esgoto. Essas cobranças São legais?
Águas do Rio cobrando contas posteriores ao corte, interrupção, pelos serviços de fornecimento de água e esgoto. Essas cobranças são legais?
ISS// respondeu sem base e sem sentido. Pois os serviços de energia e internet também estão disponíveis e o consumidor não é obrigatório a pagar por um serviço que não está sendo consumido. Ficando ele obrigado a pagar pelo que foi utilizado até o momento da interrupção do serviço. Bom pelo menos foi isso que a agência nacional de águas (ANA) entendeu sobre essas cobranças sem sentido. Desde já agradeço a resposta. Mas, resposta baseadas no achismo só atrapalham e geralmente causam mais dúvidas e ansiedade.
Vamos aguardar para ver se a justiça aqui no Rio de Janeiro irá ter o mesmo entendimento da 2°turma recursal dos juizados especiais do tribunal de justiça de Goiás, que julgou descabida e abusiva a cobrança de taxa de consumo mínimo quando é interrompida a prestação do serviço em questão. Eles entenderam que uma coisa é vc ter o serviço e não está fazendo uso por qualquer motivo que seja. Nesse caso se paga a taxa mínima pois o serviço está disponível. Outra é vc ter o serviço suprimido e continuarem cobrando por um serviço que não está mais disponível por qualquer motivo que seja.