Ser comparado, pelo ex namorado, com um macaco configura injúria? Não sou negro, sou amarelo.
Tive um relacionamento amoroso de cinco meses. Nada de união civil nem nada. Sou uma pessoa transgênero não binária nascido mulher de etnia amarela. Meu ex companheiro é branco e homem cisgênero. Em uma última briga, ele usou as seguintes palavras "Eu peço desculpas por deixar você ter reino livre sobre minha vida e meu coração e meu futuro, foi que nem dar uma metralhadora para um macaco. A culpa não é do macaco" Pode soar cômico até o ponto de eu me sentir degradado por, após não ter cometido nenhum crime com ele, ser comparado com um macaco, animal irracional. Tendo prova por print screen de celular, isso pode ser prova judicial para algum crime?
Particularmente, tendo a ver aí talvez mais uma interpretação movida por uma briga (e o que ela pode trazer à tona) do que um crime ou coisa equivalente.
Só com muito esforço interpretativo eu veria, nessa frase, alguém sendo chamado de "macaco".
O que vejo, isso sim, e uma comparação entre circunstâncias, e não alguém sendo chamado como animal.
Entendo que no contexto, "dar a alguém o reino sobre a vida e o coração próprios" parece ser uma atitude perigosa, com potencial para fazer estragos.
Tanto quanto seria perigoso, analogamente, colocar uma metralhadora na mão de um ser que, agindo por instinto, poderia dispará-la a ermo e acertar tudo o que estivesse pela frente.
Ou mesmo como colocar um trem de mil toneladas correndo a 200km por hora na mão de uma criança.
Situação diferente seria houvesse uma frase, explícita ou implicitamente, atribuindo a alguém a pecha de "macaco", o que em tese, no caso específico, caracterizaria uma injuria simples.