Quero adotar uma criança que ja tem família
Olá, eu goetaria de escleracer uma dúvida. Eu conheci um menino quando ele tinha 7 anos de idade, logo após que seu pai deixou sua casa, mas ele não gostava de seu pai pelo motivo de não dar amor e nem carinho, desde então eu comecei a namorar com a irmã dele na época, mas não deu nosso namoro e esse menino começou a me chamar de pai porque sentia falta de um amor paterno até hoje eu trago ele na minha casa pra passar o final de semana com minha família e nas férias dele. O que ele mais quer é vir morar comigo… resumindo hoje ele tem 13 anos e eu tenho 23 ele trata minha familia como familia dele, eu como pai, minha mãe como vó, meu irmão como tio etc… estou souteiro, nao tenho nenhum antecedente criminal, sou de uma família evangélica, cooperador de minha igreja, trabalho registrado com um ganho de 640,00 + H.E. já até passei por alguns preconceitos por causa da minha idade, mas sou simples, honesto e fiél a Deus. Eu tenho a possibilidade de adota-lo, lembrando que ele também quer vir morar comigo, ou de ter algum direito sobre ele??? Agradeço a todos fiquem com Deus!!!aguardo respodta
eu fiz a pergunta aí em cima mas ainda tenho uma dúvida em relação a minha primeira pergunta, a mãe desse menino não quer me ceder a adoção e nem a família dele, minha pergunta é ele pode vir morar comigo sendo que, o que ele mais quer é vir morar comigo e eu também lembrando que ele tem 13 anos e eu 23, a escolha dele e a idade dele ajuda em algo ao nosso favor (meu e dele) obrigado e espero resposta no meu email
obrigado leticia, mas porém faço outra pergunta. Eu estou solteiro, mas moro com minha mãe e padastro, se a adoção for no nome dela haveria possibilodade do ato mesmo sendo contra a vontade da mãe dele? e a minha dúvida ainda se estende, ele com 13 anos tem o direito de escolha entre a mãe dele ou minha mãe, ou só com a aprovação da mãe dele? obrigado novamente
Sua mãe e seu padrasto podem sim adotar o menor, desde que haja 16 anos de diferença entre eles e o menino.
A principio a mãe tem que concordar com a adoção sim. Se você fizer a ação de adoção, a mãe será citada para que conteste, ou seja, para que responda o que acha do processo: se concorda ou não.
Mas, se ela não foi uma boa mãe, a própria justiça (ou até mesmo você através de um advogado ou defensor) poderá ajuizar uma ação de destituição do poder familiar. Essa ação visa tirar das mães aqueles filhos maltratados a fim de que sejam postos em adoção. Mas se você for entrar com um ação como essa ( de destituição do poder familiar), o ideal é que você entre com a ação de destituição do poder familiar cumulada com o pedido de adoção, pra já deixar claro que você tem o interesse de adotar, por que senão, logo depois da criança ser “tomada” da mãe, ela poderá ser adotada por outro casal ou pessoa que esteja devidamente habilitada lá no juizado na infância e juventude.
Se ele tem 1 anos, ele poderá ser ouvido pelo Juiz e será levando em conta a opinião dele. Mas isso não significa que ele decidirá sobre o destino da vida dele. Somente que será levada em conta. Se e mãe tiver condições de criá-lo e que nunca o abandonou, aí o juiz talvez devolva ele pra mãe.
Entenda uma coisa: mãe não pode abandonar o filho. Se ela abandonou e o deixou em risco um dia e outra pessoa pegou pra criar, dificilmente o juiz devolverá aquela criança pra mãe novamente, ainda mais se já se passaram anos.