Encomenda em portaria sendo negada
Sou proprietária de um apartamento mas não moro lá. Ele está alugado. Os condomínios estão em dias e tudo mais. Eu tenho usado o endereço de lá para receber minhas encomendas mas toda vez que subo lá pra pegar os porteiros ficam me dando sermão, dizendo que não posso usar o endereço, e ficam ameaçando dizendo que dá próxima vez vão devolver e etc. Gostaria de saber se pela lei o que eles fazem é correto, e se não sendo moradora mas sendo proprietária eu não posso usar o endereço para receber encomendas.
Se voce fosse a síndica do meu condominio solicitaria uma assembléia para reavaliar seu cargo! Eu não sou ex moradora inquilina do predio. Sou proprietaria, constantemente estou em contato com a admnistração. Tenho acesso livro ao condominio para tratar de assuntos administrativos. Moro do lado. Não deixo encomenda largada lá 10, 15 dias. Assim que chega eu vou lá e recolho. Pra que tanta burocracia e austeridade? Se eu fosse sindica abriria concessão para próprietarios que não residem lá receberem suas encomendas desde que não ultrapasse o prazo de recolhimento (vamos dizer 1 semana). ''Sindicas'' como voce não duram 6 meses no cargo, justamente pela falta de compreensão, parcimonia e excesso de austeridade e rigidez. Sei do que estou falando pois já vi muitas trocas de síndicos na minha vida. Um condominio é também uma comunidade, pra viver em comunidade é preciso compreensão, abrir concessões, avaliar o que é melhor para todos. Oras, eu pago o condominio, quando tem assembleia de moradoradores estou sempre presente pois é vetada a participaçao de inquilinos. Somente próprietarios podem participar. Quer dizer que tenho que pagar IPTU, CONDOMINIO E OUTRAS TAXAS QUE O PREDIO INVENTA, TENHO QUE PARTIIPAR DE ASSEMBLEIAS PARA VOTAR NAS COISAS QUE ELES INVENTAM PARA CRIAR UMA NOVA TAXA e não posso receber uma simples encomenda? Com todo respeito, mas essa sua resposta me deixou indgnada. O dia que topar com uma síndica (o) assim eu não vou trocar uma palavra, vou convocar logo uma assembléia de moradores. Eu não gerenciaria um condominio do seu jeito.
Pois é. Jus sperniandi. Mas a portaria não recebe a encomenda dela.
Uma semana com encomenda de proprietários não moradores sob responsabilidade do condomínio? Pra quê? E querida, você não convoca assembleia, para isso é preciso 1/4 da massa condominial.
O condomínio assumir a responsabilidade de receber encomendas de não moradores corre alguns riscos como: 1. arriscar-se a processo trabalhista por parte dos porteiros que estarão exercendo função além da que foi contratada. Com o avanço das portarias virtuais cada vez mais "espertinhos" querem que as portarias físicas recebam encomendas de não moradores, sendo proprietários não residentes, sejam filhos ou parentes que não moram no prédio. Processos trabalhistas, mesmo se ganhos pelo condomínio, custam dinheiro aos condôminos. É preciso que o síndico esteja atento para cuidar dos melhores interesses do condomínio; 2. recebendo a encomenda o condomínio tem o ônus da guarda. Se sua encomenda sumir da portaria todos os condôminos pagam o prejuízo. A troco de que assumir o risco? 3. cedo ou tarde chega uma citação judicial e a portaria, acostumada a receber encomendas e correspondências de não moradores, vai receber essa citação e quando o citado não comparecer ao processo vai alegar que nem mora mais no local.