A empresa pode me forçar a tirar a barba?
ola,trabalho em uma empresa de segurança(sou controlador de acesso)o condomino o qual eu trabalho me liberou a usar barba,porem a empresa (supervisora)mandou eu fazer a barba ou sofreria puniçoes(advertencia,suspensao,justa causa)mesmo com adm do predio permitindo. a empresa pode me punir ou me forçar a tirar a barba? minha barba e baixinha,bem feita esta sempre alinhada
Bom dia Gabriel, O artigo 456-A da CLT, diz que "cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada." Todavia, não fala sobre como deve ser a pessoa, ou seja, barba, peso, aparência, pode ser configurado como preconceito e discriminação contra o colaborador.
Minha recomendação é simples, se deseja permanecer no trabalho e seu empregador diz que não pode usar barba ele pode te advertir sim, desde que tenha sido previamente comunicado que a empresa adota tão padrão e, seu comportamento viola alguma diretriz da empresa. Caso não tenha sido previamente comunicado, você pode questionar, mas poderá sofrer não só punições administrativas, mas como também a demissão sem justa causa, tendo em vista a liberdade de contratar e demitir.
Faça sua melhor escolha.