Usucapião, leilão e contrato
Minha duvida é sobre USUCAPIÃO.
Minha mãe morava na casa com contrato de comodato. Morei na casa com ela por 10 anos. Após esse tempo sai da casa e fui morar em outro local. Ela saiu do imóvel e eu tomei pose do mesmo, querendo ele para mim. Pouco tempo depois ela desfez o contrato de comodato. Estou morando a 7 anos nesse meio tempo, sozinho e de pose do imóvel com a intenção de ser dono. Ela saiu do imovel em 2017 e eu entrei no mesmo em 2018. Assim fechando pouco mais de 5 anos de minha pose. Posso entrar com usucapião? Fiz diversas melhorias e estou cuidando do imóvel, só não fiz mais pois estou desempregado e com isso não tenho como pagar nada mais. Cedi um espaço para ajudar uma senhora necessitada e seu filho para ter um teto onde morar. Tenho um filho pequeno e cuido de alguns animais. Obs: O Imóvel esta para ir a leilão, eu entrando com usucapião pode impedir o mesmo de acontecer?
Usucapião pressupõe, dentre outros requisitos, posse mansa e pacífica, que em resumo, é a ausência de atos de terceiro que impliquem em oposição ou contestação à posse.
Um imóvel sobre o qual penda um ato de penhora judicial, e o consequente leilão, não é ocupado mansa e pacificamente, na acepção jurídica dos termos.