Acrescentar sobrenome
Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente
só é possível através de ordem judicial, junte os documentos dos irmãos e faça o pedido judicialmente. embora têm alguns juízes que relutam em deferir alegando que a lei da preferência para o sobrenome paterno(art.55 da lei registros públicos), o que é inadmissível, ante a igualdade dos sexos prevista na Constituição Federal.
Olá, meu nome é Elisabete Rocha Vidal e quando registrei meus filhos coloquei apenas o Rocha e também o sobrenome do meu marido, depois me arrependi e gostaria de acrescentar o Vidal ao sobrenome deles que é do meu pai e ja é falecido. Existe essa possibilidade? Estou separada do meu marido, isso pode atrapalhar? mesmo que ele concorde?
olá tenho um filho de 9 anos registrado somente com meu nome e atualmente estou casada com o padastro dele e tenho uma filha de 3 anos com o sobrenome do meu esposo como posso fazer para que a certidão do meu filho não fique em branco no nome do pai posso colocar o nome do meu atual esposo na certidão dele eu e meu esposo estamos a favor como devo fazer?Devo ir até o cartório que registrei ele para acrescentar o nome do meu esposo? me ajudem quero muito que ele tenha o nome do meu atual esposo pois ele o tem como seu verdadeiro pai.
Elizabete.
Existe essa possibilidade? Sim, através de uma ação de retificação de registro civil, ou quando seus filhos completarem 18 anos e antes dos 19 requererem diretamente no cartório onde foi feito o registro.
Estou separada do meu marido, isso pode atrapalhar? mesmo que ele concorde? Se ele concordar voce não vai ter problemas. Via judicial a ação fica mais facil se contiver a anuencia do outro familiar.
Jéssica...
como posso fazer para que a certidão do meu filho não fique em branco no nome do pai posso colocar o nome do meu atual esposo na certidão dele eu e meu esposo estamos a favor como devo fazer? R. - A forma correta é o processo de adoção a ser movido pelo seu atual marido. Após deferida a adoção, ja no mesmo processo requer a avebação do nome do pai.
Devo ir até o cartório que registrei ele para acrescentar o nome do meu esposo? Não! Deve procurar um advogado e dar inicio a um processo de adoção. (essa seria a forma correta e legal para acrescentar o nome do pai a seu filho.
Boa sorte .
Olá Ollizes, Obrigada pela atenção dada, E isso tem que ser em juiz ou posso fazer diretamente com um adivogado? Quanto a nova lei complementar 115/07 esta esta sendo estudada para acresentar o sobrenome ao enteado, o senhor sabe me dizer se ela irá ser aprovada para vigorar ser Lei ou isto vai demorar? O senhor me aconselha fazer isto logo ou aguardar para que esta Lei entre em vigor para não ter tanta burocracia?
Hoje tenho 48 anos e senti a necessidade de acrescentar o nome da minha mãe na minha certidão e de minha filha, pois quando vou fazer alguma coisa eles dizem que é homonimo e tenho mais dificuldades para resolver qualquer coisa, e no caso dela para não ter problemas futuros( ela só tem 15 anos). Quando fui renovar a CNH precisei ir no Detran central e outras coisas. Preciso saber como proceder e se posso fazê-lo sozinha, sem necessidade de um colega Advogado.
Desde já agradeço
sua atençao.
ola, tenho um filho de 6 anos que nasceu em Portugal e tem as duas nascionalidades. Eu gostaria de acrescentar o meu sobrenome já que na sua certidão, a seis anos optamos apenas pelo do pai , hoje somos divorciados e tenho dificuldade em comprovar que ele é meu filho já que na sua certidão consta o meu nome de casada . Ele tem certidão portuguesa e a consular neste momento estou de regresso ao Brasil e devo ir registra lo no cartório de 1 oficio na minha cidade para que a sua certidao consular tenha validade. Como posso proceder para que essa auteração já seja feita . Acrescentar o meu sobrenome e auterar o meu nome de divorciada. Obrigada
Manu..
A oportunidade para acrescentar o sobrenome que voce teve foi no momento de correr os proclamas do casamento, quando lhe foi perguntado se desejava passar a usar o sobrenome do marido.
Agora, somente via judicial, com ação de retificação (no seu caso, seria de certidão de casamento)
Você vai ter que constituir um advogado, que com fundamento no artigo 109 da lei 6.015/73 vai requerer o acréscimo do sobrenome.
Boa sorte.