Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente

Respostas

    P

    Priscila Ferraz Segunda, 22 de junho de 2009, 14h14min

    Olá tenho um filho de tres anos que não tem meu sobrenome , so tem o do meu marido ,o nome dele é Matheus Padilha (muito comum ) tenho um certo receio q quando ele crescer possa haver algum problema com homonimos.
    Tem como eu acrescentar um sobrenome meu?

    obrigada

    I

    Ilton Barreto da Motta Quarta, 24 de junho de 2009, 12h17min

    Priscila, é possível acrescentar seu sobrenome no nome do filho, pois não prejudica o apelido de família, pelo contrário, terá estreita ligação.

    L

    Ln Andrade Quarta, 24 de junho de 2009, 14h10min

    Olá Dr. Ollizes,

    Meu pai não colocou o sobrenome da minha mãe nos meus quatro imaõs, sò eu tenho.
    a questão é a seguinte:

    Caso eu venha a falecer o sobrenome da minha mãe desaparece, pois só eu tenho o nome dela. Meu filho está com 28anos, posso acrescentar o nome dela?

    Outra pergunta não fui casada no civil só tinha um contrato de União Estavel, meu companheiro faleceu 03 meses antes do nosso casamento no civil, para familia dele
    não haveria problema para eu acrescentar o nome dele,pois consideram-me como dá familia. e esta era sua vontade. posso?

    P

    Priscila Ferraz Quinta, 25 de junho de 2009, 13h42min

    Obrigada pela resposta Ilton.

    MAS para acrescentar o nome é só ir no cartorio ou tem que contratar advogado e passar por toda a burocracia...?

    Se puder me dizer como posso fazer isso eu agradeço.

    Abraços

    I

    Ilton Barreto da Motta Domingo, 28 de junho de 2009, 15h38min

    Através de advogado, se não possuir concdições financeiras para constituir, procure a defensoria pública de sua cidade. Não é possível fazer via cartório, somente via judicial. É um simples pedido de retificação de registro civil. boa sorte!

    S

    Sidney Silva Domingo, 28 de junho de 2009, 16h23min

    ENEILE.

    Caso eu venha a falecer o sobrenome da minha mãe desaparece, pois só eu tenho o nome dela. Meu filho está com 28anos, posso acrescentar o nome dela?
    SIM !!!
    A lei não veda a inclusão de sobrenome. Entre com uma ação de retificação de registro civil comprovando o parentesco e solicitando a inclusão do sobrenome.

    Outra pergunta não fui casada no civil só tinha um contrato de União Estavel, meu companheiro faleceu 03 meses antes do nosso casamento no civil, para familia dele
    não haveria problema para eu acrescentar o nome dele,pois consideram-me como dá familia. e esta era sua vontade. posso?
    Sim, é possivel ao menos tentar..
    Se vc já é pensionista dele, e tem o testemunho da familia que era essa a vontade do seu companheiro, não terá problemas em acrescentar ao final o sobrenome dele.
    O caminho é a mesma ação de seu filho.

    boa sorte.

    [email protected]

    G

    GLC Segunda, 29 de junho de 2009, 19h42min

    Prezada Priscila:
    Para acrescentar o seu sobrenome é preciso constituir um advogado ou procurar a defensoria pública para requerer o acréscimo do sobrenome, que será feito através de Mandado de Averbação encaminhado ao cartório.
    Abraços.
    Geraldo Cedro - adv.

    P

    Priscila Ferraz Terça, 30 de junho de 2009, 18h22min

    Obrigada pelas respostas. Me esclareceu muito vou atras disso agora que ja sei por onde começar.

    V

    Vit Quarta, 08 de julho de 2009, 18h04min

    Tenho 16 anos e quero acrescentar junto ao meu sobrenome, o sobrenome da minha mãe de dos meus avos, pois após a sua morte, seus sobrenomes desapareceram.
    Gostaria de saber se eu posso acrescentar sem precisar ter mais de 18 anos, se será cobrado pelo acréscimo, e quanto tempo demora pra ser aceito o meu pedido.

    Obrigada.

    G

    GLC Quinta, 09 de julho de 2009, 8h47min

    Como não tem o sobrenome de sua mãe deve solicitar através da Justiça o acréscimo do referido sobrenome, mas para isso é necessário constituir um advogado, caso não tenha condições deve procurar a defensoria pública de sua cidade. Para fazer o pedido seu pai ou mãe tem que tomar a iniciativa. A demora pode chegar a uns três meses. Devendo pagar as custas do acréscimo um valor de R$ 80,00 a R4 100,00.
    Boa sorte.

    G

    GLC Sábado, 29 de agosto de 2009, 22h48min

    Wanessa:
    O cartório não poderia ter tirado a sobrenome de família, pois a lei não permite.
    Já com referência ao acréscimo poderá acrecentar o sobrenome, e quanto a retirada ser impossível.
    Boa sorte.

    G

    GLC Segunda, 31 de agosto de 2009, 15h23min

    Wnaessa:
    Ele deve constituir um advogado ou procurar a Defensoria Pública, caso não tenha condições), para ajuizar em juizo o suprimento conforme estabelece a Lei 6015 art. 109, juntado cópias dos documentos dos pais dele.
    Boa sorte.

    N

    Nina Carvalho Sexta, 04 de dezembro de 2009, 12h02min

    Olá!

    Meu nome é Nina Carvalho, sendo que Carvalho é o sobrenome do meu pai. Gostaria de acrescentar o sobrenome da minha mãe, Amaral. Então, passar a me chamar Nina Amaral Carvalho. Bom, após ler as orientações neste forum, vi que isto é possível através de um pedido de retificação de registro civil.
    > Minha duvida é se conseguirei mudar o sobrenome de minha filha de cinco anos. Quando a registrei, não sabia da possibilidade de mudar o meu sobrenome; portanto, coloquei o Carvalho. Agora, depois de eu acrescentar o Amaral ao meu nome, gostaria que o nome de minha filha também tivesse o Amaral e não o Carvalho. Até porque não tenho contato com o meu pai, nem com a familia paterna.
    O nome da minha filha é Sofia Carvalho de Freitas, gostaria de trocar para Sofia Amaral de Freitas. É possível suprimir um nome e colocar outro?

    Muito obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 04 de dezembro de 2009, 12h30min

    Nina, boa tarde.

    Numa única ação judicial é possível fazer a retificação dos nomes de mãe e filha. Quanto a inclusão do sobrenome materno ao seu e ao da sua filha é mais simples do que a exclusão do sobrenome do avô do nome de sua filha. A regra da lei e das normas de corregedoria judicial é incluir e só excluir em alguns casos excepcionais. Mas num único processo é possível solucioar a questão de ambas

    Atenciosamente
    Hebert Curvelo Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    C

    CarlosW. Quinta, 31 de dezembro de 2009, 23h36min

    Boa noite,

    Ao registrar meu filho, minha esposa e eu optamos por registrá-lo com o sobrenome do meu sogro e o da minha mãe. Acontece que poucos meses depois nos arrependemos e muito de não ter colocado o sobrenome do meu pai também. Gostaria de saber se hoje, 4 anos depois, o sobrenome do meu pai poderá ser acrescentado através de retificação de registro civil. No caso, ele ficaria com o sobrenome do meu sogro, da minha mãe e do meu pai.

    Obrigado e Feliz Ano Novo a todos.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 01 de janeiro de 2010, 11h35min

    Carlos, bom dia.

    Com a ação de retificação no registro civil será possível fazer as alterações pretendidas. Você poderá pedir a exclusão e inclusão de sobrenomes, porém, somente a inclusão posso garantir.

    É que a exclusão dependerá da convicção do juiz da causa, sendo mais liberal ou conservador quanto aos princípios antigos que regem mudanças de nome.

    Atenciosamente
    Hebert Curvelo Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Soul F. Segunda, 18 de janeiro de 2010, 22h28min

    Oi, no meu nome eu tenho um sobrenome da minha mãe e um do meu pai, mas o meu pai usa um outro sobrenome que eu nao tenho, e ele é bem conhecido por ele, então quando eu completar 18 anos eu poderei acrescentar esse sobrenome do meu pai certo?(que por sinal é o sobrenome da familia inteira até meus dois irmão têm e eu não...)
    mas ai esse sobrenome poderá ser o meu ultimo sobrenome?(poderá ficar no final do meu nome que eu digo...), se não puder onde ele poderia ficar, quais as opções de onde ele ficar, no começo, no meio, no final, ou mais de um?
    Muito Obrigado!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 20 de janeiro de 2010, 20h40min

    Soul, boa noite.

    A resposta está contida na sua própria pergunta. Só acrescento que o sobrenome paterno que pretende incluir será numa posição anterior ao último, que é o patronímico paterno que você já possui.

    Atenciosamente
    Hebert Curvelo Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com