Imóvel sem estrutura para uso
Aluguei uma casa, porém não chega água nem luz nos banheiros, tem uma piscina que não funciona a bomba e não sabíamos disso no ato da locação, pois o proprietário não informou e não foi fazer a vistoria. Fiz o contrato, mas não residi na casa de imediato, pois se tratava de uma mudança do estado do Paraná para Bahia. Após questionar os consertos necessários o proprietário se nega a pagar e a realizar qql conserto da estrutura residencial. Como devo proceder? Obrigada.
Parece que o proprietário não cumpriu com o seu dever de entregar o imóvel em condições adequadas para o uso.
Além disso, ele se recusa a fazer os reparos necessários para garantir o seu conforto e segurança. Isso pode configurar uma infração contratual e uma violação dos seus direitos como inquilino.
Nesse sentido, você pode tomar algumas medidas para resolver o problema, tais como:
Notificar o proprietário por escrito sobre os defeitos encontrados no imóvel e solicitar que ele faça os consertos no prazo de 30 dias;
Caso ele não atenda à sua solicitação, você pode ingressar com uma ação judicial para exigir que ele cumpra com a sua obrigação ou rescindir o contrato de locação sem pagar a multa;
Você também pode pedir uma indenização por danos morais e materiais, se comprovar que sofreu prejuízos em decorrência da conduta do proprietário.
É importante que você tenha provas dos problemas que encontrou no imóvel, como fotos, vídeos, testemunhas ou laudos técnicos.
Também é recomendável que você consulte um advogado especializado em direito imobiliário para orientá-lo sobre os seus direitos e deveres como inquilino e as melhores formas de solucionar o conflito.