H

    Hen_BH Sexta, 29 de dezembro de 2023, 9h17min

    Não.

    Mas pode ingressar com a cobrança judicial logo no primeiro atraso, e incluir na cobrança as taxas que se vencerem na sequência, inclusive com penhora de bens e do próprio apartamento.

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 9h26min

    ok. Mas posso acionar o condomínio na justiça para evitar tal corte, sendo que não deixo de pagar as minhas cotas pois pago em atraso.

    H

    Hen_BH Sexta, 29 de dezembro de 2023, 11h29min

    Acionar a justiça é direito de qualquer um.

    Como o juiz irá entender, já é outro ponto.

    F

    fauve Sexta, 29 de dezembro de 2023, 12h16min

    Até onde eu sei não tem nada na lei dizendo explicitamente que não pode haver o corte, e por aqui (periferia da zona leste de Sampa) é comum o condomínio proceder ao corte ou diminuição de vazão da água dos inadimplentes. Eventual demanda judicial por parte do inadimplente será discutida isoladamente na justiça e ninguém pode saber como termina.
    Como síndica profissional eu aconselho não arriscar o corte mas ter agilidade na cobrança. Vamos admitir que com dez dias de atraso eu já proteste o condômino. Já comprometi o crédito do camarada. Por aqui não tem custo para o condomínio mas terá um custo salgado para o condômino. É uma medida salutar que estimula o pagamento em dia. Quer um exemplo: meu condomínio vence no dia 13 e eu recebo no dia 20. Então no meu pagamento do dia 20 de dezembro eu já reservei o valor para pagar o condomínio do dia 13 de janeiro. As pessoas realmente precisam se organizar.
    Como síndica desaconselho o corte e aconselho muita agilidade na cobrança, usando todos os meios legalmente incontroversos para pressão.
    Minha assembleia me dá autonomia de ação e eu jamais dificultarei acordos de condôminos com dificuldades pontuais. Mas tolerância zero para os atrasos contumazes.
    Vale lembrar que de acordo com a lei 10406/02 artigo 1337 é possível penalizar atrasos contumazes com multa de até 5 vezes o valor do condomínio. O quórum é pesado mas com a assembleia virtual ficou mais fácil consegui-lo.

    H

    Hen_BH Sexta, 29 de dezembro de 2023, 14h26min

    fauve, o § 1° do art. 1336 do CC já traz quais são as consequências pelo não pagamento da taxa de condomínio:

    "§ 1 o O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito."

    Veja que o dispositivo não traz, além dos juros e da multa, qualquer outro tipo de penalidade decorrente da falta de pagamento da taxa.

    Há uma regra de interpretação jurídica segundo a qual as normas que restringem direitos (as normas que aplicam penalidades são dessa natureza) devem ser interpretadas restritivamente, ou seja, não podem ser ampliadas pelo intérprete.

    No mais, ratifico tudo o que você trouxe.

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 15h55min

    Só que não se tem amparo legal na lei para que seja efetuado o corte. Tem meios legais de efetuar cobrança extrajudicial e não corte de água e gás de moradores inadimplentes. Sempre a cobrança será pecuniária e não vexatória como essa medida de corte de agua e gás,que só pode ser realizadas pelas concessionárias fornecedoras de tais serviços. Quem adita tal medida é desinformado da lei. Duvido que alguém fique sem água e gás quando for para 2 instância ou seja STF.

    G

    Gbs Sexta, 29 de dezembro de 2023, 15h59min

    Até chegar no STF....morreu de fome sede...

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h01min

    No meu caso fiz um registro policial e vou acionar o condomínio. Que a própria síndica na ata que foi aprovado o corte disse que correria riscos jurídicos em realizar os cortes.

    G

    Gbs Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h04min

    Registro policial? O delegado vai obrigar o síndico a restabelecer o fornecimento de serviços? Eita delegado cheio de "otoridade"!!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h13min

    Gostaria tu vive em qual planeta? O delegado não cai mas a justiça mansa restabelecer. Se tu acha que não dá uma procurada no Google sobre corte de águas e gás de atraso na taxa de condomínio.

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h17min

    Diante disso, surge a dúvida se o Condomínio pode suspender a água ou o gás dos condôminos inadimplentes. A corrente majoritária da Justiça aponta que o Condomínio NÃO PODE suspender essa prestação de serviço, pois se trata de serviço essencial e essa suspensão fere o direito fundamental do cidadão

    G

    Gbs Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h18min

    Estou afirmando que delegado não tem autoridade nenhuma para mandar restabelecer os serviços então perdeu tempo indo registrar bo. E quase tenho certeza que o delegado deve ter registrado bo de preservação de direito ou bo não criminal...o que significa isso? Significa que só registrou para se livrar de ter que ficar ouvindo a estória.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h24min

    Entenda as decisões do Tribunal de Justiça de SP
    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu que um condomínio não pode cortar o fornecimento de água de um condômino inadimplente, pois essa ação não está de acordo com a legislação.

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h29min

    Portanto, ainda que a massa de condôminos insista pela suspensão destes itens essenciais sobre o qual tratamos aqui, o síndico deverá manter firme a sua posição, caso contrário poderá ser responsabilizado pela prática do crime de exercício arbitrário das próprias razões.

    G

    Gbs Sexta, 29 de dezembro de 2023, 16h29min

    Faz seguinte antes de exigir direitos cumpra com suas obrigações primeiro...pague as contas em dia.