Dúvidas Família

Erro de data união estável pelo autor - Sentença desfavorável

Há 2 anos ·
Link

Em uma ação de divórcio, na inicial foi informada pela advogada que a data do início da união estável era a mesma da data em que foi lavrada a declaração de união estável.

Acontece que nessa data (da declaração) o ex-marido dela estava com 60 anos.

A sentença (publicada em 18/12/23) com base na data informada entendeu pela aplicação do regime de separação obrigatória.

Ao ter acesso na íntegra ao processo e a declaração de união estável descobri que o ex-marido declarou que ele viviam maritalmente a 1 ano e 6 meses.

Se considerado esse período se 1 ano e 6 meses para fins de estabelecer o início da união estável, a época o ex-marido estaria com 59 anos, atraindo assim a aplicação do regime da comunhão parcial de bens.

Neste caso, é possível trazer essa “nova” informação aos autos e modificar a sentença, ainda que partido da autora a indicação da data errada do início da união estável?

8 Respostas
Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Sinceramente entendo que não é possível alterar .hga quanto tempo saiu sentença

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Ops vi data sentença Mas a idade é 70 anos para regime de separação total de bens

Autor da pergunta
Há 2 anos ·
Link

Na época era de 60 anos!

Sentença esta no prazo para ED/Apelação.

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Que época?

Hen_BH
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Ação de divórcio? Só há que falar em DIVÓRCIO quando se refere à dissolução de um CASAMENTO formalmente celebrado.

Para a o rompimento de união estável, a ação é de dissolução de união estável.

E o fato de o ex-companheiro ter declarado que a união iniciou antes da lavratura da declaração feita cartório não obriga que o juiz acate o dito, ainda mais em confronto com um documento lavrado diante do tabelião.

Assim, se ele tomou como razão de decidir a data de declaração feita no cartório (e que inclusive foi a data que constou na inicial) em detrimento do depoimento pessoal do ex-companheiro, não haveria em tese erro material a ser corrigido por meio de ED.

Isso porque, em tese, ele julgou com base em elementos contidos nos autos, e havendo contradição entre ambos, ele optou por um deles.

Ou seja: a contradição eventualmente existente é no pedido e nas provas que o embasa, e não na decisão (essa sim passível de ED).

De todo modo, só a advogada que cuida do processo tem condições de analisar a situação e propor as medidas e recursos eventualmente cabíveis.

Autor da pergunta
Há 2 anos ·
Link

A união estável iniciou-se em 2004 (na verdade 2002) e em 2007 eles se casaram.

O problema é que a advogada da autora não se atentou (acho que não leu) para a informação de que a união estável havia se iniciado 1 ano e meio antes da data da lavratura da declaração.

Tanto é que na inicial ela (advogada da autora) afirma que a união iniciou-se em 2004 e não em 2002.

Resumindo, o ex-marido era maior de 60 anos quando fez a declaração de união estável, mas a declaração afirma que viviam maritalmente há aproximadamente 1 ano e 6 meses, ou seja, ela (união) iniciou-se quando ele tinha 59 anos.

A advogada da ex-esposa fez o pedido com base na data em que a declaração foi lavrada e não quando a união iniciou-se de fato.

Ou seja, quem induziu o juiz ao erro foi a própria autora da ação.

Mesmo sendo a autora que indicou a data errada, ela pode alegar contradição em um possível ED?

A propósito, por motivos outros não será a mesma advogada que enfrentará a sentença, isso faz diferença para o juízo, digo, no caso de se levantar essa questão da data da declaração vs quando iniciou-se a união?

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Para o juiz pouco importa quem será o advogado...aliás de acordo com o CPC o advogado assume o processo nas condições em que se encontra...e como o colega disse os juízes julgarão o eventual recurso de acordo com as provas juntadas aos autos . ...novas provas só são admitidas quando no momento oportuno não se tinha conhecimento destas o que não é seu caso.

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Ah não cabe embargos de declaração ... Embargos de declaração cabe quando a sentença é omissa obscura e sinceramente não é o caso .

Esta pergunta foi fechada
Há 2 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos