Dúvidas Imóveis Cartórios

Réu em usucapião

Há 2 anos ·
Link

Boa tarde. Espero que estejam todos bem.

Gostaria de saber, por gentileza, como deve constar o polo passivo no pedido inicial de usucapião ordinário, sabido que ninguém consta como titular de registro perante os cartórios.

Há tão somente o contrato de gaveta firmado entre as duas partes. Todavia, ocorre que o vendedor se encontra falecido.

Pois então, sendo ação declaratória, como deverá ser indicado o polo passivo?

10 Respostas
Hen_BH
Advertido
Há 2 anos ·
Link

"...ninguém consta como titular de registro perante os cartórios..."

O imóvel não possui registro? Matrícula? Nunca teve dono registral?

Autor da pergunta
Há 2 anos ·
Link

Exatamente. É caso em que o imóvel não possui escritura pública.

Depois que solicitei ao CRI competente as informações devidas, este me retornou alegando da inexistência de matrícula e/ou de titularidade do referido imóvel.

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Hoje nem precisa de usucapião. Pode ser feita adjudicação direta para vc

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Precisa saber se de fato há legalização do loteamento

Autor da pergunta
Há 2 anos ·
Link

Pensei, a princípio, na ação de usucapião, justamente por se tratar de posse prolongada. São 47 anos de posse.

Hen_BH
Advertido
Há 2 anos ·
Link

É requisito indispensável à ação de usucapião a citação daquele cujo nome figure no RI ou, quando falecido, do espólio (havendo inventário) ou dos herdeiros (na ausência de inventário), além obviamente dos confrontantes, bem como de eventuais interessados via edital.

Em se tratando, entretanto, de imóvel sem matrícula/registro no RI, a citação do proprietário registral é, obviamente, impossível.

Nesse caso, deverá juntar aos autos certidão negativa do CRI da localidade do imóvel declarando esse fato, bem como com um memorial descritivo que demonstre a delimitação exata do imóvel.

Veja essas jurisprudências que podem nortear o seu trabalho:

TJAC - 0702768-86.2016.8.01.0002 TJDF - 0739287-56.2020.8.07.0001

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

O CNJ. Editou norma para adjudicação direta em alguns casos um desses é justamente qd há um contrato e o vendedor faleceu. O loteamento está legalizado?

Autor da pergunta
Há 2 anos ·
Link

Muito bem elaborado, colega.

Agradeço demasiadamente a atenção de ambos, pelos esclarecimentos. Quando necessário for, estarei a disposição para ajuda-los.

Uma ótima tarde.

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

SITUAÇÕES BENEFICIADAS PELA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA EXTRAJUDICIAL

  • Contratos de Compra e Venda onde o vendedor recusa assinar escritura;

  • Imóvel adquirido de vendedor que faleceu sem assinar a escritura;

  • Imóvel adquirido de pessoa que encontra-se em lugar incerto e não sabido;

  • Imóveis que estão em nome de herdeiros que se recusam fazer o inventário para transferir para o atual proprietário;

  • Contrato de Compra e Venda de imóveis transmitidos por empresa extinta;

  • Cessão de Direitos Hereditários de processos que dependem de inventário;

  • Promessa de Compra e Venda ou de Cessão ou de Sucessão;

Autor da pergunta
Há 2 anos ·
Link
· Editado

O loteamento está regular, Gbs. A propósito, não estava ciente do inteiro desta disposição do CNJ, irei verificar. Muito agradecido.

Esta pergunta foi fechada
Há 2 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos