Dúvidas Administrativo

Prescrição do Tombamento: Ação Declaratória?

Há 2 anos ·
Link

Ato de Tombamento feito em imóvel através de Decreto lei, falta de notificação tombamento feito em 2000. cabe ação declarat´ria de nulidade de ato administrativo ou já prescreveu

2 Respostas
pensador jus
Há 2 anos ·
Link

Entendo que o prazo seria decadencial e não prescricional, de 15 dias após a notificação. Não haveria que se falar em nulidade do ato administrativo, uma possibilidade seria a nulidade da inscrição no tombo histórico, mas é preciso ter a certeza que naquela época notificação não houve. É comum as pessoas esquecerem; outro ponto é que sabendo do tombamento entendo que pode ser considerado notificado por qualquer meio, então deve atentar se houve comprovação por qualquer meio que o proprietário do imóvel tenha sabido do tombamento e, por fim conseguindo todas as etapas no máximo poderá fazer a impugnação. Salvo melhor juízo,

pensador jus
Há 2 anos ·
Link

Em tempo, visto o exposto e, na falta de notificação o prazo decadencial não começou a correr não havendo que se falar em declaratória ou constitutiva para tal. No caso da nulidade de inscrição, entendo que se o prazo não correu, decadência não houve e portanto a ação para nulidade seria meramente declaratória.

Esta pergunta foi fechada
Há 2 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos