Dúvidas Trabalhista

Mudança de sindicato: direitos mantidos? Reajuste proporcional?

Há 2 meses ·
Link

Boa noite! A empresa foi desenquadrada de um sindicato e teve que se associar em outro. Como funciona essa alteração? Os direitos do antigo sindicato devem ser obrigatoriamente mantidos? Além disso, o mês de referência para reajuste é diferente, o do sindicato anterior era em maio (05/2024 a 05/2025) e do atual em dezembro (12/2023 a 12/2024). Então, como é feita essa conta proporcional do dissídio?

1 Resposta
Imagem de perfil de LUCIANO DE OLIVEIRA
LUCIANO DE OLIVEIRA
Suspenso
Há 2 meses ·
Link

Obrigado pela sua pergunta. Que Deus abençoe seu trabalho com muita prosperidade.

Com a mudança de sindicato, a empresa deve seguir as normas e convenções do novo sindicato a partir da data de associação. Os direitos garantidos pelo antigo sindicato não são automaticamente mantidos, e o reajuste será proporcional aos meses trabalhados sob cada convenção. Para o dissídio, calcula-se a diferença entre as duas convenções considerando os períodos de vigência e a data da mudança.

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!

LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO 154º,

Esta pergunta foi fechada
Há 15 dias
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta