Dúvidas Imóveis

Troca de titularidade em contrato de aluguel: defesa baseada em comunicação formal.

Há 2 meses ·
Link

Olá, tudo bem?

Estou em fase de aprendizado e gostaria de entender se a minha linha de defesa está condizente:

A representação é de um cliente e o caso envolve um casal que alugou um imóvel e, por vias separadas, acabou se separando, com a ex-cônjuge permanecendo no imóvel. Na data do ocorrido, o cônjuge informou via e-mail ao locatário sobre a saída do imóvel:

"... dados pessoais ... desocupei o imóvel localizado no ENDEREÇO devido à separação de corpos com a moradora EX-CONJUGE, portadora da cédula de identidade DADOS PESSOAIS.

Dessa forma, conforme a redação do artigo 12 da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991), nos casos de separação do casal, seja separação de fato, divórcio ou dissolução de união estável, “a locação residencial prosseguirá automaticamente com o cônjuge ou companheiro que permanecer no imóvel”.

Portanto, conforme solicitado, houve comunicação formal da mudança da titularidade do contrato, bem como a transferência integral para o NOME DA EX CONJUGE, ficando o depósito de R$6.900,00 como garantia ​1​locatária, conforme estabelecido em contrato."

No entanto, a imobiliária informou que não autoriza a troca de titularidade, mas em consulta com o advogado do mesmo na época, foi informado que, para este caso específico, apenas a comunicação e a informação da garantia locatícia seriam necessárias, não precisando necessariamente da anuência do proprietário. Dentro deste contexto, o cliente se desprendeu.

Informações adicionais: o cliente entra como LOCATÁRIO e a EX CONJUGE como MORADORA.

A situação se baseia no fato de que a imobiliária entrou com um processo por atraso no pagamento do aluguel e algumas reformas necessárias no imóvel e, como não foi comunicada, ou melhor, não foi encontrada, o juiz aceitou uma carta AR recebida pela portaria no antigo endereço e as contas foram bloqueadas pelo valor da dívida (sendo repetido em mais de uma conta, neste ponto houve excesso e está tranquilo pedir a liberação).

Minha linha de defesa é que meu cliente obedeceu o regulamento exigido pela lei de aluguel e, portanto, não deve ser julgado neste processo, pedindo a anulação do processo em seu nome. O ponto aberto é que o alegado pela imobiliária poderá dizer que a mesma não era locatário e por isso a lei não se aplica (mesmo com jurisprudência) e meu retorno neste ponto, uma vez que a própria imobiliária no processo, reconheceu o vínculo como locatário.

Além disso, prazos como desbloqueio por ser verbas de origem salarial, estou resumindo a linha mas irei colocar jurisprudência de casos similares e entendo que irá depender de bom juízo, mas na opinião de vocês a linha de mesmo sentido? A notificação é suficiente para o cumprimento da lei mesmo sem a anuência formal da imobiliária?

1 Resposta
Imagem de perfil de LUCIANO DE OLIVEIRA
LUCIANO DE OLIVEIRA
Suspenso
Há 2 meses ·
Link

Agradeço pela sua pergunta. Que Deus derrame bênçãos abundantes sobre seu trabalho.

Sua linha de defesa é válida. A Lei do Inquilinato permite a continuidade do contrato com o cônjuge que permanece no imóvel após a separação, bastando a comunicação formal. A anuência da imobiliária não é necessária. A notificação enviada por e-mail cumpre a exigência legal. Inclua jurisprudência e argumente sobre a ilegalidade do bloqueio de verbas salariais.

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!

LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO 137º,

Esta pergunta foi fechada
Há 16 dias
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta