Dúvidas Imóveis Consumidor Contratos

Lei ampara rescisão antecipada de contrato de aluguel?

Há 1 mês ·
Link

Boa tarde! Gostaria de saber se existe alguma lei que me ampare na seguinte sutuação: Minha irmã tem um contrato de aluguel de 30 meses com término em 08/25. Meu sobrinho é autista e faz tratamentos na cidade vizinha. É inviável ela continuar indo e voltando todos os dias. Ela falou com a proprietária da casa sobr entregar o imovel antes do prazo contratual (ainda faltam 12 meses), e a proprietária quer cobrar a multa de rescisão contratual. Tem alguma lei que ampare minha irmã no sentido de não pagar essa multa por conta de precisar se mudar em razão do tratamento do meu sobrinho? Obrigada

2 Respostas
Imagem de perfil de LUCIANO DE OLIVEIRA
LUCIANO DE OLIVEIRA
Suspenso
Há 1 mês ·
Link

Obrigado por me dar a chance de esclarecer sua dúvida de maneira correta, objetiva e gentil.

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) não prevê isenção de multa para rescisão contratual em casos de necessidades pessoais, como o tratamento de saúde de um familiar. A multa por rescisão antecipada é devida conforme estipulado no contrato. Recomendo tentar negociar com a proprietária para redução ou isenção da multa, considerando a situação especial.

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!

LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO 213º,

Hen_BH
Há 1 mês ·
Link
· Editado

Só haverá isenção ou desconto no valor de multa se a locadora concordar. Caso contrário, deve pagar a multa tal como prevista em contrato.

Não há previsão legal para isenção nesse caso.

Esta pergunta foi fechada
Há 14 dias
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta