Dúvidas Indenização Outros

Vizinho instalou churrasqueira, fumaça invade minha casa. Como proceder?

Há 3 meses ·
Link

Olá, moro em sobrado geminado com acesso independente a via pública e meu vizinho colocou uma churrasqueira nos fundos na área da lavanderia ao lado do muro da divisa (ele diz que esse muro é meu), tanto que queria que eu o aumentasse. A fumaça da chaminé invade ambas as casas, já informei via whatsapp e pessoalmente. Cheguei a chamar a polícia porque minha casa estava inabitável, tinha que fechar portas e janelas, tirar roupas no varal, tenho filhos e o cachorro que usa a área 24hs tanto que deixo a porta entreaberta. Faz em horários variados aos fds e na semana ao 12h, 18hs, 22hs, já senti cheiro de gordura e carvão até as 4hs da manhã e cheguei a fazer uma notificação extrajudicial mas não cessou o incômodo, pedi também que levantasse a chaminé até o telhado. Tenho vídeos, fotos e até vídeo com ameaça dizendo que colocaria a chaminé virada para minha casa, para que chamasse quem quiser e a tentativa de me humilhar falando sobre eu não trabalhar fora, sou microempreendedora. Gostaria de saber o que fazer e se há possibilidade da churrasqueira ser demolida, indenização por danos morais e multa? Pesquisei em artigos na internet, sou de São Paulo, Capital.

2 Respostas
Imagem de perfil de LUCIANO DE OLIVEIRA
LUCIANO DE OLIVEIRA
Suspenso
Há 3 meses ·
Link

Agradeço pela chance de responder sua pergunta com precisão, cortesia e embasamento jurídico.

Sim, é possível buscar medidas legais contra seu vizinho. Você pode entrar com ação judicial solicitando a remoção ou adaptação da churrasqueira, indenização por danos morais e multa, com base no Código Civil Brasileiro e na Lei de Contravenções Penais. A notificação extrajudicial, vídeos e fotos servirão como provas. Consulte um advogado para orientar o processo.

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!

LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO 226º,

Autor da pergunta
Há 3 meses ·
Link
· Editado

Obrigada pela resposta. Hoje aconteceu uma coisa diferente dos outros dias. Meu marido chegou do trabalho, estavamos assistindo a abertura das Olímpiadas por volta das 18hs e sentimos cheiro de algo queimando, fomos investigar e minha filha notou que o cheiro vinha da churrasqueira do vizinho, ele e a mulher estavam queimando alguma coisa muito forte na churrasqueira, provocando fumaça mais muita fumaça, minha filha gravou. Meu marido ia encher um balde pra tentar diminuir o cheiro e peguei uma mangueira e apontei pra chaminé do vizinho, nenhum dos dois se pronunciaram. Falei pro meu marido chamar a polícia e quando estavamos esperando na rua conversando com a vizinha que chamei, ele estava fugindo de carro. O que devemos fazer? Isso tem que ser crime.

Esta pergunta foi fechada
Há 2 meses
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 37%
Logo JusPlus
JusPlus

R$ 24 ,50 /mês

Pagamento único de R$ 294 por ano
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos