Dúvidas Imóveis Herança Família

Doação de imóvel pelo padrasto

Há 1 dia ·
Link

Olá! Gostaria de saber se meu padrasto poderia doar o imóvel dele para mim? O imóvel é dele por herança dos pais falecidos. Além disso, ele tem 3 filhos do primeiro casamento que já foram beneficiados com a doação de outro imóvel para os 3. Caso ele doasse para mim, os filhos poderiam anular a doação?

Responder
5 Respostas
Gbs
Advertido
Há 1 dia ·
Link
· Melhor resposta

Com certeza os filhos dele podem contestar essa doação.

fauve
Advertido
Há 1 dia ·
Link

E se padrasto e enteado reconhecerem a partenidade sócio afetiva?

Gbs
Advertido
Há 1 dia ·
Link

Ainda que reconheça a paternidade afetiva aí vai cair na questão de limite de doação.

fauve
Advertido
Há 1 dia ·
Link

Entendi, e fico grata pela sua disposição de sempre me responder.

Imagem de perfil de Maria Isabel Mantoan
Maria Isabel Mantoan
Há 6 horas ·
Link

Olá! Sim, o seu padrasto pode doar o imóvel para você, mesmo sendo um bem que ele recebeu por herança dos pais. No entanto, existem algumas regras que devem ser observadas para que a doação seja feita de forma correta e para evitar problemas futuros. Uma dessas regras é a proteção da "legítima", que é a parte da herança que obrigatoriamente deve ser destinada aos herdeiros necessários, como os filhos.

Como o seu padrasto já fez uma doação de outro imóvel para os 3 filhos do primeiro casamento, é importante analisar se essa doação respeitou a parte que lhes é devida. Caso a doação para você afete a parte da herança reservada aos filhos, eles poderiam, sim, questionar a doação e tentar anulá-la, alegando que houve prejuízo ao direito que possuem sobre a "legítima".

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que seu padrasto faça uma análise cuidadosa do patrimônio total, levando em consideração o valor do imóvel a ser doado e o que já foi doado anteriormente aos outros filhos. O escritório Mantoan Advocacia Tributária pode ajudar nesse processo, oferecendo uma consultoria jurídica especializada para orientar sobre os limites e requisitos legais da doação, garantindo que tudo seja feito de forma segura e em conformidade com a lei. Dessa forma, é possível minimizar os riscos de que a doação seja contestada no futuro.

Compartilhe seus pensamentos
Responder
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta