Injuria e difamação em um grupo de colegas de trabalho no whatsapp: Como proceder?
Sem a menor provocação ou motivo aparente, um colega começou a tecer comentários maldosos contra minha pessoa, com requintes de racismo e xenofobia, denegrindo minha imagem e até difamando minha ética trabalhista em um grupo com outros 180 colegas de trabalho. Eu nem conheço a pessoa. Somos só da mesma empresa. Alguns colegas com quem tenho afinidade até comentaram que foram injuriados pelo mesmo elemento. Um amigo, que diz ter sofrido coisa pior, comentou que a pessoa tem problemas mentais e tem uma muleta de inimputável. Isso existe? Já levei a questão ao RH da empresa e aguardo resposta. Devo fazer queixa-crime desde já? Devo registrar em cartório os textos maldosos enviados?
Ter "problemas mentais" não é senha para proferir ofensas gratuitas contra quem quer que seja, e tampouco sinônimo necessário de inimputabilidade.
Há uma compreensão equivocada no senso comum de que a existência de distúrbios mentais sempre retirariam o discernimento e a compreensão dos atos praticados, o que nem de longe é verdade.
Então, se entender que deve, pode proceder a uma representação policial para a apuração de eventuais crimes cometidos.
E defesa dele que prove ao juiz que ele é inimputável.