Por que pessoas divorciadas não podem casar novamente na igreja?

Há 17 anos ·
Link

Pq igreja católica não admite casar-se na igreja pela segunda vez?. Aonde encontrar materias que fale a respeito?..se alguém souber, vamos trocar idéias!!!!

76 Respostas
página 1 de 4
Márcio André Szortika
Há 17 anos ·
Link

Acredito que seja segundo a bíblia, em alguns de seus capítulos, depois incorporada as leis da igreja! Abraço!!!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Meio injusto com a pessoa que não tem nenhum impedimento para casar na igreja católica... :(

Márcio André Szortika
Há 17 anos ·
Link

Pois é acontece, também acho injusto, principalmente pras mulheres que sempre tem o desejo de casar na igreja, abraços!!! ([email protected])

eldo luis andrade
Há 17 anos ·
Link

Convençam-se que o debate é inútil. Não vai mudar nunca e pronto. E o princípio constitucional do Estado laico assim como permite que a pessoa se divorcie pela lei civil sem interferencia da Igreja, também não permite que a lei civil obrigue a igreja a aceitar que divorciados casem pelo ritual religioso. O que não é impedimento pela lei civil, para a Igreja o é. E a liberdade de culto religioso só faz com que se tenha de aceitar.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Se é tão inutil, não perca seu tempo de deixar mais um comentário caro colega Eldo!.

Colegas interessados, saibam que existe a possibilidade de a igreja declarar nulo um casamento perante o vaticano, porém os tribunais eclesiásticos estabelecem algumas regras.... MUUUUITAS REGRAS...RSRS..

"Para católicos que desejam casar novamente, a anulação religiosa é a única esperança para que o novo casamento seja realizado na igreja, já que o Vaticano proíbe o divórcio.

Entre as razões que os tribunais da Igreja Católica garantem a anulação estão: impotência, recusa da mulher em gerar uma criança e imaturidade psicológica na hora de dizer "eu aceito".

"A Igreja não pode anular casamentos, mas pode reconhecer se um casamento foi nulo ou não e declarar isso."

"Segundo o Código de Direito Canônico, o Livro de Leis, da Igreja Católica, há algumas razões pelas quais se pode declarar nulo um casamento. Por exemplo: se o pai de uma menina obrigar o namorado a se casar com sua filha, porque está grávida. Esse casamento foi nulo. Ou se a menina mentir que está gravida só para casar e o casamento acontecer, ele será nulo...

No entanto, para tanto, é preciso que você procure o pároco de sua Paróquia ou a Cúria (Arqui) Diocesana da Diocese onde mora, ou o Tribunal Eclesiástico, que comanda a jurisdição diocesana onde mora. Parece que o lugar mais simples, rápido e prático para se ir é a casa do padre de sua Paróquia.

Uma vez conversando com o padre de sua Paróquia, seu pastor, ele vai abrir um processo requerendo a nulidade do casamento. Vai dar introdução ao processo: entrevistar ambas as partes, ajuntar documentos necessários e encaminhá-los para o Tribunal Eclesiástico, que dará continuidade ao trabalho.

Se houver algum motivo que prove, conforme o Código de Direito Canônico, que o seu casamento foi nulo, a Igreja só vai declarar essa nulidade"....

Márcio André Szortika
Há 17 anos ·
Link

muito boa sua explanação, deixei meu msn no espaço que escrevi, gostaria de poder trocar mais idéias, abraço!!!

Vinicius Simas do Nascimento
Há 17 anos ·
Link

quem quiser saber mais sobre nulidade de casamento religioso, acesse http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11245

Marisa
Há 17 anos ·
Link

Oi

Não é só a igreja católica que não permite isso. O principio é sempre o mesmo: "O que Deus uniu no céu o homem não separe na terra". Não estou pregando se é certo ou errado essa postura das igrejas, mas entendo que a biblia é única, então eu não posso pegar da biblia o que me serve e dispensar o que não me convem.

Essa é a lógica, não estou dizendo que acredito nela ok?

De todas as religiões cristãs a igreja católica parece ser a mais tradicional, eles não aceitam nem controle de natalidade fora da "tabelinha", então... É livre arbítrio de cada um seguir ou não. Se a católica romana é tradicional, a católica brasileira não é tanto. Quem sabe lá você consegue?

A propósito, respeito todas as religiões, mas seus dogmas afetam seres humanos que sofrem muito por acreditar no que o padre (pastor, ancião ou seja lá o que for) falou. Lembrem-se que até a bem pouco tempo atrás a igreja católica pregava que se a criança morresse sem batismo ficaria no limbo. Isso até hoje causa muita angustia para muita gente simples. Então esse poder de manipulação que as igrejas têm está longe de ser um debate inútil.

Boa sorte

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Gente!..obrigada pelos comentários, vcs tem ajudado e muito....bom domingo..bjsss

Anderson Barboza de Oliveira
Há 17 anos ·
Link

Caros amigos, trata-se de um dos dogmas da igreja católica. Para a igreja o casamento é para a vida toda e é uma decisão irrevogável desde que atenda as condições já aqui expostas, tanto que durante a cerimônia o padre pergunta: "Aceita o fulano de tal como seu marido(esposa) até que a morte os separe?" Por isso mesmo percebemos que a igreja aceita sim o casamento pela segunda vez, desde de que um dos cônjuges seja viúvo.

Olivia A M Oliveira
Há 17 anos ·
Link

A igreja catolica precisa se atualizar,ou perderá adeptos,pois se um não pode se casar ,e o outro pode?! Que acontece? Se existe o amor,"junta"-se só com a "benção" dos homens e vão procurar outra religião se são pessoas cristãs. Só padre mesmo pra achar que qdo 2 pessoas não dão certo tem que ficar juntos até a morte! Dos males o menor; antes separados do que juntos aos socos e pontapés.As crianças sofrem menos. E não tem isso na Biblia não. Qtos crimes poderiam ter sido evitados se os conjuges tivessem se separados enquanto tinham um pouco se respeito um pelo outro. Isso é o que eu penso.

renata araujo da cruz
Há 17 anos ·
Link

Alguns versículos bíblicos enfatizam sobre o casamento e sua fidelidade o chamado "até q a morte nos separe". Se analizarmos há passagens q pode outras q não, a igreja católica faz a celebração pela segunda vez mediante anulação direta do Papa. Inúmeras são as igrejas evangélicas q fazem o referido casamento, se o anterior tiver sido desfeito por causa de relações sexuais ilícitas(adultério).

Raymunda
Há 17 anos ·
Link

Concordo com o colega Anderson Barboza de Oliveira, tendo em vista tratar-se de mandamento bíblico.

Aproveito para desejar boas festas ao Dr Eldo Luis Andrade, muito prestativo principalmente na área previdenciária.

Boas Festas, Raymunda

Marisa
Há 17 anos ·
Link

Começo esclarecendo que não professo nenhuma religião. Entretanto, acho no mínimo incoerente pessoas que se dizem cristãs mas que usam a bíblia apenas no que lhes convém, como se ela fosse um restaurante “por quilo”, onde eu me sirvo do que gosto e ignoro o que não gosto. Sobre dissolução de casamento a base bíblica está em Mateus 19:3-9 “O QUE Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Mateus 19:6) É comum ouvirmos essas bem conhecidas palavras de Jesus Cristo serem citadas como declaração final numa cerimônia de casamento. A supracitada declaração de Jesus fazia parte de sua resposta à pergunta dos fariseus: “É lícito que um homem se divorcie de sua esposa por qualquer motivo?” (Mateus 19:3-6) Não satisfeitos com a resposta, os fariseus o indagaram adicionalmente: “Então, por que prescreveu Moisés que se desse um certificado de repúdio e que ela fosse divorciada?” A isso, Jesus disse: “Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos fez a concessão de vos divorciardes de vossas esposas, mas este não foi o caso desde o princípio.” Daí, acrescentou: “Eu vos digo que todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto em razão de fornicação, e se casar com outra, comete adultério.” — Mateus 19:7-9. Boa sorte a todos

Clê
Há 17 anos ·
Link

Pergunta-se: Maria e José eram casados quando conceberam Jesus? Em sendo a resposta negativa como ficaria a situação de Jesus hoje perante a sociedade? Quando surgiu na igreja a obrigatoriedade do casamento? Onde consta, nos 10 mandamentos ou em outros a obrigatoriedade? A obrigação de casamento e necessariamente a não aceitação do divorcio por parte da igreja pode garantir um relacionamento harmonioso? Vc onhece alguma pessoa, casada na igreja, que comparece as missas todos os domingos mas que não respeitam os seus familiares (esposa, filhos, pais)? Abs Clê

Marisa
Há 17 anos ·
Link

Oi Cle

Pelo pouco que eu entendo de cristianismo, Jesus teria sido concebido pelo Espirito Santo.

E ninguém é obrigado a frequentar nada. Eu só continuo estranhando a incoerencia de pessoas se dizerem cristãs e não obedecerem aos mandamanentos de Cristo. Porque a se acreditar na veracidade da biblia, divórcio só em caso de adultério. Agora, Maria e José não se casaram na igreja católica, porque o catolicismno é muito posterior a isso. Eles viviam de acordo com a lei judaica.

PS. ONDE EU DIGO ADULTÉRIO LEIA-SE FORNICAÇÃO.

Abraços

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Então quer dizer, cara colega Marisa, que uma pessoa que casou na igreja, acreditando que o casamento seria eterno, ao se decepcionar com a outra pessoa não pode se separar? VC conseguiria viver "até que a morte a separasse" com um alguém que não te faz mais feliz??? só para não desobedecer a lei de Deus.. ? Sou católica praticante e respeito e acredito nos mandamentos de Deus, e tenho quase certeza de que Deus só quer o nosso bem e aceita nossas decisões, mesmo porque creio que separar para viver feliz é algo perdoável!.

Outro fator importante... uma pessoa que nunca casou na igreja, solteira, livre e desempedida, ao se apaixonar por alguém que é divorciado, não pode pagar por esse erro. É ESSA A MINHA INDIGNAÇÃO!!!!.... A GENTE NÃO ESCOLHER POR QUEM SE APAIXONAR E NÃO PODE APAGAR O ERRO QUE A OUTRA PESSOA COMETEU COMO SE APAGA ALGO COM UMA BORRACHA....

É minha opinião. Um bom ano para todos!!!

Clê
Há 17 anos ·
Link

A Bíblia diz: " e o verbo divino se fez carne e habitou entre nós". Na minha concepção não há como ser apenas a concecpção pelo Divino Espírito Santo. Houve o parto, houve as dores...Isso está na Bíblia não está? Agora se divórcio só em caso de adultério o que dizer, por exemplo, de pais que estupram filhas, de pais alcóolatras, de pais violentos? Somente a traição, à esposa no caso, seria uma situação autorizadora do divórcio? Esse é a grande hipocrisia da igreja. Vivemos em um mundo real, com problemas reais, com soluções diversas daquelas apresentadas pela Bíblia... Eu não sou mais católica não. Desde o dia que fui confessar, por ocasião da 1a. comunhão de minhas filhas e o padre me disse que eu estava excomungada em virtude de nao ser casada perante a igreja. A partir daquele dia, desacreditei da igreja, dos dogmas. Tem que haver abertura para a discussão dos problemas de hoje, da realidade dos fiéis. Colocando mais lenha na fogueira, veja a situação da proibição dos preservativos, quanta infelicidade tem trazido ao mundo! Não só em relação as DSTs, mas dos filhos que são gerados, dos filhos não desejados, dos filhos frutos da violência. Veja a realidade que isto tem gerado: mais crianças nas ruas, mais violência, mais fome, mais guerras. Não basta fechar os olhos e ignorar a situação real, atribuindo tudo a desobediência da igreja...temos que ser realistas! Temos que ser mais humanos, temos que ter amor ao próximo, temos que ser tolerantes, temos que ser solidários! Gostaria que os homens violentos, os ébrios, as crianças indesejadas das ruas, as mulheres espancadas, as crianças vítimas da pedofilia praticada pelos santos padres, fossem deixadas nas igrejas, para que o Vaticano resolvesse tal situação.

Marisa
Há 17 anos ·
Link

Oi Camy

É claro que eu não conseguiria. Mas eu também não juro nada até que a morte os separe. Só acho que é coerente que quem se diz cristão siga os mandamentos de Cristo; note que eu não falei nem do padre nem do pastor, falei CRISTO, e falei também se acreditar na bíblia, o que também não é o meu caso. Portanto o que a igreja diz pára mim não tem a mínima importância. Mas... se a pessoa quer professar uma religião, deve ter em mente que as religiões não se prestam a serem vistas como self-service, só me sirvo do que eu gosto. Não é mais coerente, já que eu não acredito no padre ou na bíblia, simplesmente não me casar na igreja?

Oi Cle

Eu citei errado, não é só em caso de adultério, é em caso de fornicação. É ensinamento biblico, acho que eu já deixei claro desde o início que não professo nenhuma religião.

E NÃO FIQUEM BRAVAS COMIGO, PELO AMOR DE DEUS, ESTOU SÓ CITANDO O QUE DIZ A BÍBLIA. E dizendo que, dentro da bíblia está coerente a posição do não casamento.

Boa sorte

Adv. Antonio Gomes
Há 17 anos ·
Link

O que ganho casando em igreja!! Quanto a perder já sei, bastante, tudo é pago, até para se utilizar uma tomada para carregar uma gbateria é cobrado.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos