Cônjuge mora em outra cidade, como realizar divórcio?

Há 17 anos ·
Link

Boa tarde! Desejo me divorciar mas minha ex mora em Curitiba e eu em Minas Gerais e ambos sem possibilidade de viajarem, temos uma filha menor, quero saber que procedimentos tomar neste caso em específico, estamos em separação de corpos a quase 2 anos. Como requerer um advogado público, é possível?

16 Respostas
Luzinete Leal
Há 17 anos ·
Link

César, estou com o mesmo problema e preciso de resposta ainda hoje. Sei que o art 100, I do CPC não é absoluto, portanto talvez caiba entrar com pedido e aguardar pra que ela não venha arguir. Mas caso isso ocorra, vale a pena alegar incompetência RELATIVA. Se a guarda da criança ja estiver com um de vocês e assim for permanecer, então é só ela não arguir incompetencia do juízo, pois ele não poderá fazê-lo de ofício.

O meu caso é mais difícil, ja entrei com pedido (patrono do varão) e a virago ja arguiu a incompetencia. Alguém pode me auxiliar?

GLC
Há 17 anos ·
Link

No caso do César o foro competente para ajuizar a ação é o da esposa, no caso Curitiba, porém em se tratando de divórcio consensual poderá ocorrer a ação tanto em Minas ou em Curitiba. Espero ter ajudado.

Luzinete Leal
Há 17 anos ·
Link

Preciso de jurisprudência a favor do foro do varão, pois a essa altura do processo, cabe agora contestar a preliminar de juízo incompetente e a reconvenção. Necessito de auxílio. Agradeço a quem me ajudar.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Minha filha está com a mãe, e não tenho intenção de requerer a guarda da mesma, é só mesmo o divórcio que tenho dúvidas. Entrar com o pedido em cartório é impossível no meu caso? Quanto tempo demora um processo desses? Lembrando que não temos bens móveis ou imóveis a partilhar.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Geraldo Lins

Obrigado pela ajuda, mas como começo esse processo, devo procurar o fórum da minha cidade?

Ricardo S Zaiden
Há 17 anos ·
Link

Este com certeza é um tema muito abrangente, e merece mais participação de advogados com experiencia no assunto. Pessoas que querem divorciar mas moram em cidades diferentes e muitas vezes distante. É possivel faze-lo a distancia ?

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Como 1º passo pedi uma cópia da certidão de casamento, já que a original ficou com minha ex, agora tenho dúvidas por onde começo essa árua odisséia.

Luzinete Leal
Há 17 anos ·
Link

Ricardo, é possível fazer à distância, porém as jurisprudências estão quase todas voltadas ao art. 100 I do CPC, ou seja, dar entrada somente no foro da mulher, mas encontrei duas jurisprudências contrárias e eu entendo que se os dois lados forem "hipossuficientes" (pobres) cabe ao juízo decidir sobre aquela tão falada igualdade do art. 226 § 5º da CF. Apesar de eu ser mulher, o que é justo, é justo.

Ilton Barreto da Motta
Há 17 anos ·
Link

Cesar, para o divórcio são necessários 02 anos de separação de fato. Você pode entrar por MG, mas ela pode argüir incompetência. Se ela tem interesse, peça para que ela entre com o divórcio, aí você concorda com o pleito, se for o caso. O processo é simples. Se não tiver condições financeiras para contratar advogado, procure a Defensoria Pública de sua cidade.

Em relação à Luzinete, dificilmente irá reverter a situação. A competência é o foro da mulher.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Ilton,

Ela pediu separação, disse que iria tomar as providências a respeito, mas a pouco tempo está demonstrando desinteresse, intão resolvi tomar as providências para que seja resolvido tal problema, realmente é impossível para eu me deslocar até Curitiba e pra ela vir também não é possível no momento. Ela já vive com outra pessoa ha pouco mais de um ano, isso seria um motivo para que eu possa fazer o pedido daqui mesmo? Não entendo quase nada de leis, mas o fato dela estar convivendo com outra pessoa na mesma casa já é uma prova de que não tem mais interesse pelo casamento e isso anularia o prazo determinado pela lei de esperar dois anos para realizar o divórcio?

Obrigado

Ilton Barreto da Motta
Há 17 anos ·
Link

obs.: separação litigiosa pode ser feita a qualquer tempo, divórcio só a partir de 02 anos de separação de fato. Na hipótese, é melhor aguardar o prazo para ingressar com o pedido de divórcio.

elias ramos da silva
Há 17 anos ·
Link

Sou casado há 29 anos,e separado de corpos 27anos,me casei no municipio de duque de caxias -rj, agora moro em manaus tenho outra familia,e gostario de me casar de novo,mas não consigo me divorciar,pois não sei onde minha ex.Esposa mora, não tenho noticias dela,o que eu devo fazer? Caso voce possam me ajudar favor enviar o recado.

GLC
Há 17 anos ·
Link

Prezado Elias: O divórcio deve ser feito mesmo não sabendo onde ela reside, para que formalize o divórcio deve constituir um advogado para fazer o pedido e que a sua ex será citada por edital. Boa sorte.

sandra brinço
Há 16 anos ·
Link

ola!!! Preciso esclarecre algumas duvidas,por favor me respondam com urgencia. Estou separada a mais de trinta anos,naum tenho filho menor com meu ex marido.Porém perdemops o contato desde a separação e naums ei como localiza-lo Gostaria de saber se neste caso a separação pode ser feita em cartorio ou não?e quanto tempo isso leva? Obrigado!

Estudante de Direito
Há 16 anos ·
Link

Em cartório só com a presença do outro cônjuge.

GLC
Há 16 anos ·
Link

Prezada Sandra: Em complemento a resposta do futuro colega, você deve entrar com o pedido de divórcio direto em juízo, pois o seu marido será citado por edital. Quanto tempo leva? É demorado, bem como vai depender da Vara de família, pois as vezes são muito processos. boa sorte

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos