Como localizar FGTS recolhido antes de 1970?
Presados SRS. Tenho tres contas de FGTS perdidas. Perdi a carteira de trabalho e não consigo encotrar as contas. 1 - Trabalhei ainda menor de 1963 a 08/1966 fui indenizado no sindicato - Continuei na mesma empresa como optante FGTS 09/1966 à 10/1967. não consigo localizar o FGTS. Já era maior de idade! A empresa é fechada hoje! 2 - Trabalhei de 10/1967 até 11/1968 não localizo o FGTS - A empresa é fechada hoje! 3 - Trabalhei de 11/1968 à 09/1969 não consigo localizar o FGTS! Empresa é fechada! A CEF não tem registro, nesse tempo não existia o PIS. Acredito ter um bom dinheiro de FGTS e não consigo localizar!
Já busquei de todo jeito na CEF. A CEF informou que, provavelmente os bancos onde existem as contas, não repassaram, na época da unificação!! Acredito que tenho valores que não se dispensa, mais de treis anos recolhidos sobre recolhimentos feitos acima de 03 salarios, na época, e já são passados mais de 40 anos!
Agradeço muito se alguém puder me ajudar!!
Jonathas Alvino
Jonathas:
Existem certas variantes no seu caso: fgts 8% sobre um salário recebido à época com uma inflação galopante e várias divisões por 1.000. 1986 plano Cruzado, vários planos posteriores (outras divisões por 1.000). Você pedia a conta ou era demitido? Se demitido, porque não sacou?
Primeiro: vá até a uma ag. do INSS e consiga a C.N.I.S (tela de vínculos). É um espelho de suas carteiras anteriores. Cada empregador que recolheu INSS para voce, constará nesta certidão. Se recolheram de vc. e não repassaram ao INSS, vc. não poderá comprovar o vínculo, eis que vc alega não mais existirem estas empresas. Segundo: de posse desta CNIS, e se constar alguma destas empresas nesta certidão, tente localizar as contas pelo nr da CTPS que alí constam. Busque localizar também, forçando um nome errado, ex. Jonatas Alvim dos Santos, Jonata A Santos, etc etc etc. Tente tbem, pelo CNPJ do empregador e coloque as letras (o func. da caixa fará isto evidente) J O N A. Se com isto tudo nada for localizado, peça para pesquisar na base dos planos economicos, se existem algums dados lá (pesquisa pelos mesmos dados que citei).
Terceiro: se nada disto adiantar, resta apenas se acharam algo na base dos planos economicos, ali constará de que qual banco migrou a conta. Se for achado algo assim, dirija-se aquele bco, se existir ainda (ou seu atual) e requeira um extrato(eles cobram) da cta até seu encerramento ou sua transf. para a CEF.
Não há como achar sem saber qual os bcos depositários à época. Isto constava nas CTPS perdidas! Sds
Marcelo Pereira Bom Dia. Muito obrigado pela sua colaboração, veja, em todos os empregos eu pedí a conta, sempre por uma oportunidade melhor de ganho. Quanto ao CNIS foi a primeira coisa que fiz e nada encontrei daquela época. Veja: até 1969 trabalhei em São Paulo, depois resolví estudar teologia em Recife, quando surgiu uma excelente oportunidade de trabalho, deixei o estudo, tirei novos documentos de trabalho, tirei o CPF(que não tinha) e tive o meu cadastro do PIS, tudo isto em 1973, com isto, os meus registros estão certos de 1973 até hoje! para trás não existe informação registrada, nem na CEF, nem na Previdencia, nem no Ministério do Trabalho!NADA!! Encontrei uma homologação que fiz no sindicato, do meu segundo emprego de 1963 à 1966( quando a lei do FGTS foi criada) Continuei na mesma empresa como optante, mas trabalhei mais um ano, sob a lei do FGTS, mas não consigo qualquer registro! Encontrei outra ficha de homologação, também no sindicato, quando trabalhei no periodo de 10/1967 à 11/1968. nesta ficha de homologação, encontrei o número da minha carteira de trabalho que foi perdida, será que com este número eu poderei encontrar alguma informação do FGTS? As vezes que procurei a CEF, sempre fui bem atendido, encontrei um valor depositado de juros que a presa deste periodo fez, mas o FGTS não tinha, o valor era muito baixo e eu ganhava acima de dois salarios mínimos!Existe esta conta na CEF mas não tem qualquer deposito! Ora são depositos mensais de 8% sobre mais de dois salarios minimos, feitos num periodo de mais de doze meses! onde estão esses valores? São passados quarenta anos, os valores estão em algum lugar! Esta conta da CEF que tenho desta empresa de 1967/1968 porque existe a conta e não consta saldo, alguém sacou? como posso saber?Com o número da CTPS perdida posso encontrar alguma informação ssobre o FGTS?
Aguardo noticias,
Grato, Jonathas Alvino
Jonathas, veja sem voce tem alguma conta (inativa e sem saldo) que aparece assim: "por transferência"...se tiver, isto significa que as contas se agruparam e formaram um novo saldo e voce sacou (uma, duas tres) empresas numa conta só.Isto era possivel somente antes de 13/07/1990, data estabelecida por uma lei criada pelo Collor que sepaava as ctas antes desta data e após esta data, cujas demissões houvessem ocorridos antes de 13/07/1990, bastava o titular da cta demonstrar o vínculo e comparecer na cef para fazer o requerimento de saque. Então, se houver alguma conta que vc já sacou e nela constar "por transferencia", então são de contas anteriores aquele registro que vc sacou, somados com o saldo do registro sacado naquele instante. Ex.
Empresa 1, empresa 2, empresa 3 - saldos CRS 2.735,40 empresa 4.............................................saldo CRS 1.000,00
Saque da empresa 4(por transferencia) .......3.735,40
O tópico "por transferencia" aparece na primeira tela ao se localizar a conta em questão.
Restaria pesquisar nos bcos depositários antes de 1992(data da migração para a CEF), mas como vc não tem as carteiras e na CNIS nada encontrou, ai entendo que : ou vc sacou e não se recorda, nada foi depositado pelas empresas, eis que nada consta de recolhimento de inss, ou ainda está no cadastro caixa com erro de nome, como escrevi. ou os saldos se agruparam em uma cta que sofreu saque após 1992 na cef.
Marcelo Pereira Bom Dia, realmente não houve saque das contas perdidas! Todos os saques foram claros, sempre buscando o valor do saldo e a empresa que depositou, não havia qualquer transferencia! Acredito que as suas sujestões de busca são interessantes, vou tentar encontrar os bancos que receberam os depositos, depois buscar na CEF o que ocorreu com os valores! Veja: Trabalhei na Cia. Piratininga de Seguros, de 10/1967 à 11/1968 a Cia. Piratininga não existe mais, falei com o sindicato dos Securitários e recebí a informação que a Cia Piratininga foi comprada pela Sul América Seguros, busquei então a SulAmérica as informações sobre o banco que recebeu o deposito, naquela época, eles me pediram um prazo para levantar a informação internamente e vão me fornecer!!
Passo a passo vou chegar lá, aguardo sempre a colaboração dos amigos para encontrar este desafio!
Muito Obrigado, Jonathas Alvino
Olá
Estou tentando localizar registro de trabalho da minha mãe de 1967 pra frente, ela perdeu a carteira de trabalho e nunca foi atrás, e as empresas que ela trabalhou já fecharam, agora ela está tentando aposentar e não consegue, ela em 67 anos e foi no insss mas eles só tem as contribuições de 1977 pra frente que só daria tres anos , sendo assim ela não conseguiria. Tem alguma maneira de conseguir encontrar essas informações??Como???
Obrigada
Aguardo ansiosa a resposta
Danielle Boa Tarde.
Estou vivenciando o mesmo problema, mas encontrei duas informações, uma em 1963 e outra em 1967, as duas encontrei no Sindicato de classe, a ficha de homologação. Acredito que esta será a única forma de encontrar qualquer informação, porque o ex-presidente Collor mandou os delegados das delegacias do trabalho incinerar todos os documentos possíveis!! São Paulo não tem qualquer informação! Caso voce não encontre as informações que precisa, dê entrada na aposentadoria sem as informações, alegue que elas foram incineradas, se a aposentadoria não for deferida, busque a justiça, porque a atitude do então presidente Collor foi de uma total irresponsabilidade, ele mandou queimar um patrimonio do trabalhador e o governo tem que ser responsabilizado por isto! É exatamente o que estou fazendo! Vou as últimas conseguencias em busca do meu direito, e vou conseguir!! Acredito que esta seja uma saída, como é que vamos conseguir provar o que não existe! e não existe porque um presidente mandou incinerar!!! Existe uma lei que nos dá esse direito, chama-se a lei de dois terços, essa lei é amtiga e nela poderiamos ter todas as informações de trabalho que precisassemos, com a incineração dos documentos, as delegacias do trabalho, alegam que não podem dar a certidão da lei de dois terços! muitas delegacias até procuram ignorar a existencia desta lei! Não desita vá em frente, voces vão conseguir!!
Jonathas Alvino
1 - Trabalhei ainda menor de 1963 a 08/1966 fui indenizado no sindicato -
Claro! ! pois vigorava o regime da estabilidade. Não existiam os recolhimentos obrigatórios ao FGTS.
Continuei na mesma empresa como optante FGTS 09/1966 à 10/1967. não consigo localizar o FGTS. Já era maior de idade! A empresa é fechada hoje!
Se de fato foi OPTANTE precisa comprovar. Não perdeu quase nada ! o FGTS foi criado em 09/1967. Quiçá com primeiro recolhimento trimestral em nov/67. Se V saiu durante este periodo pode ter recebido os valores na quitação. Ademais V deveria zelar pela sua conta requerendo a "transferencia para o novo banco depositário". Muitas empresas se deram conta do abandono de saldo na conta usavam do artificio da retratação e sacavam o residuo.
2 - Trabalhei de 10/1967 até 11/1968 não localizo o FGTS - A empresa é fechada hoje! Idem Idem Idem. Quiçá nem houve homologação. V pode ter figurado desde logo como NÃO OPTANTE e só terá direito se fizer prova da OPÇÃO pelo termo ou pela anotação na CTPS. Há ainda a hipotese da "Retratação simulada" ou de V ter sido demitido, devendo ter sido sacado o total por V ou pela empresa.
Nesta época, como ainda hoje, muitas empresas não se organizaram e não recolhiam o FGTS. Faziam um acordo e pagavam na quitação, até mesmo com homologação pela DRT ou pelo sindicato.
3 - Trabalhei de 11/1968 à 09/1969 não consigo localizar o FGTS! Empresa é fechada!
Idem Idem V pode ter figurado como Não Optante e a empresa sacou ou nem depositou ou V sacou. E isto mal dava o equivalente a 1 salario da época.
Walter Bom Dia. Agradeço sua orientação, mas veja o que ocorreu:
1 - O FGTS foi criado em setembro de 1966, não em 1967 como voce citou. Minha homologação Sindical deveu-se por causa da mudança para a nova Lei, como Optante! Quando saí da empresa, fui eu quem pediu a conta, convidado para outra oportunidade melhor. 2 - Em 10/1967 fui para outra empresa e saí em 11/1968 pedí a conta, também para buscar melhor oportunidade. Também fui Optante.
3 - Em 11/1968 fui para outra empresa e fiquei até final de 1969, também como Optante. Nesta época, quando pediamos a conta a empresa ficava desobrigada de liberar o depósito do FGTS e quando éramos contratado por outra empresa, esta fazia a transferencia do valor que havia na conta do FGTS para o banco que a empresa mantinha para os seus empregados, assim, o trabalhador quando mudava de emprego, os valores depositados na conta eram transferidos também!
Quando recomecei o trabalho em 1973 morava em Recife e meus documentos de trabalho haviam se extraviados, tirei novos documentos para ser contratado e nesta época já existia o PIS, a empresa me contratou e fez o registro do PIS, com isto, todas as informações anteriores se perderam e a minha ficha de trabalho só existe a partir do registro do PIS. Como o Governo Collor mandou incinerar todos os documentos que existiam nas delegacias regionais do trabalho, ficamos sem informações! Porque a lei de 2/3 obriga as delegacias a fornecer certidão, nesta certidão deveria constar o vinculo empregatício, deste o tempo que a lei foi criada! Eles nada tem e nada dizem!!!
Portanto, meu trabalho desde a criação do FGTS em 09/1966 até 1969 são quase 04 anos de contribuição depositados a mais de 40 anos, preciso encontrar! deve estar em algum lugar e com a colaboração dos amigos deste forum, espero encontrar!
Grato, Jonathas Alvino
Admiro sua perseverança...
Mas V precisa ter na devida perspectiva a necessidade de arrecadar PROVA valida. Não basta V dizer que foi optante nestes empregos todos. V terá que fazer prova. E os instrumentos são o Termo de Opção e ou anotação legiel e sem razuras na CTPS. Mais remotamente o termo de homologação que nem era exigido em muitas categorias.
Também não basta bradar que Collor mandou incenerar documentos e arquivos. É puro desperdicio de tempo e energia. Sempre precisará provar.
Também tive minha 1ª CTPS de menor com registro de meu primeiro emprego de 3,5 anos, retida pela DRT/SP quando tirei CTPS de maior com alegação de que era para constituir o Prontuario do Trabalhador. Diligenciei ao DRT/SP e constatei uma montanha de CTPS jogadas numa sala com dois foncionários incumbidos de montar um arquivo em Micro. Até fizeram uma busca inutil pelo nome da mae e data de nascimento. Depois me disseram que haviam muito mais CTPS em outra depedencia que seriam catalogadas progessivamente. Coisa de amador.
Oficiei ao delegado DRT e adveio a resposta que atravéz de mera circular os
arquivos do Prontuario do Trabalhador forma descontinuados em 1981. Fui ao sindicato e obtive declaração dos recolhimentos do I Sindical etc...
Mas ainda assim não tive o inculo e o tempo reconhecido.
Mas terei. Com certeza.
O relatório da lei de 2/3 apenas informava a nacionalidade dos demitidos e admitidos e a destinação era para o IBGE. Mesmo que as encontrasse não lhe serviria para nada.
Walter Bom Dia.
Grato pelo seu e-mail, sua orientação me ajuda muito a prosseguir e acredito que estou perto disto! Veja: Encontrei a ficha de homologação no sindicato de classe do período 10/1967 à 11/1968 Cia Piratininga de Seguros, esta empresa foi comprada pela Sul América Seguros e junto a Sul América encontrei a confirmação do tempo trabalhado, onde foram depositados o FGTS e o importante, a informação da Sul América vai me trazer o nome do banco de onde que transferiu o FGTS, o periodo que trabalhei na Piratininga Seguros e o nome do banco para onde foi transferido o FGTS, aí vou fechar todos os periodos perdidos!(ainda estou aguardando as informações) Tenho que usar toda a paciencia possível, porque a vontade em prestar as informações é muito pequena!
Voce vai ver, vou chegar ao meu objetivo e assim que conseguir lhe informo como foi!!
Grato, Jonathas
Johnatas:
posso dizer a voce que conheço os meandros de uma pesquisa no FGTS há mais de 10 anos pois lidei com esta função por este período e volta e meia sou levado a exercê-la por falta de pessoal na minha empresa e ainda mais agora com o decreto de calamidade emitido pelo Gov Fed.
Se vc não achar na Caixa não vai adiantar perder tempo, pois veja: há a prescrição de 30 anos para queixa ao MTE, então vc. alcança os fatos(vínculos) provados até 1979 em diante, logo...
Ou vc. acha na Caixa ou não vejo como reclamar e contra quem!
Caso desejar, para ajudá-lo em sua busca que acho infrutífera, remeta e mail pessoal a: [email protected] (responderei apenas ao seu) e me forneça seu nr de pis, seu nome completo, nr da CTPS e série e os cnpj das empresas citadas. Com tempo de dou uma resp.
Oi. Estou tentando localizar registro de trabalho da minha mãe entre 1964 e 1968, ela perdeu a carteira de trabalho, porem recebeu o fgts, que era pago no banco do brasil, mais no INSS nao consta nada do registro desse periodo e é justamentye para tentar aposenta-la que estamos buscando informaçoes, hoje ela tem 63 anos. A empresa em que ela trabalhou como escrituraria foi a LUNDGREN TECIDOS S/A LOJAS PERNAMBUCANAS, que em 1990 dividiu-se e em 1997 a parte que ficou no NORDESTE E RIO DE JANEIRO faliu tornando dificil contato com o departamento pessoal. Tem alguma maneira de consiguir essas informaçoes? como?
Aguardo resposta.
Ennio Boa Tarde. Não sou advogado, vou passar para voce algumas pesquisas que fiz, vivenciando a mesma situação. 1 - Voce pode fazer um pedido de busca, na Junta Comercial em Fortaleza, onde ficava a sede das Casas Pernambucanas, nesta busca voce vai encontrar a pessoa que ficou responsavel pela guarda dos livros, num dos livros, voce vai encontrar o registro que voce procura! 2 - Outra forma é voce procurar no Sindicato de classe, em sua cidade, eles devem ter não só o registro das taxas sindicais pagas, como também a ficha de Homologação feita no periodo da transição de 1964 á 1966 quando houve a criação da Lei do FGTS em setembro de 1966. As empresas hologavam os empregados que trabalhavam no regime antigo e permaneciam com eles no regime novo, como optante!
Foi exatamente o que fiz, não conseguí todas as informações, mas avancei muito!!
Boa Sorte para voce! Jonathas Alvino
Conta inativa há mais de 5 anos sem depósitos, reverte-se para o FGTS, porém continua o registro de sua origem, de quem é o titular, somente não são emitidos extratos, mas a correção se mantém. A qualquer momento, por iniciativa do titular da conta ou por seus sucessores(em caso de falecimento), ao ser localizada pelos atributos: nr do PIS, nr da CTPS e série, nome do titular(se não for nome muito comum - imaginem pesquisar João da Silva) ou pelo CNPJ da empresa, esta conta pode ser revertida para a base ativa e ser sacada nas hipóteses da Lei. Nada se perde. SE migrou saldo para a Caixa, lá está. No caso acima nada deve ter migrado!