A OI faz cobrança indevida há um ano
Há um ano, dez/2007, cancelei um serviço do pacote chamado pela OI de "Oi para mim - 100 minutos celular", no valor de R$ 11,90. Acontece que até hoje, dez/2008, a OI continua cobrando em minha conta o serviço. Já fiz várias ligações pedindo que o serviço deixe de ser cobrado, já que o mesmo não existe mais em meu pacote de serviços, mas a OI alega que por um erro de sistema isso ainda não foi corrigido. Todo mês eu tenho que ligar pedindo o estorno. A Oi prometia enviar a conta corrigida e não mandava, orientava que eu pagasse e que no mês seguinte o valor seria abatido, o que não acontecia. Com isso acumulou mais de 7 cobranças indevidas, num valor total R$ 83,30, o que desisti de pagar as contas indevidas até que me fossem devolvidos os valores pagos a mais. Entrei com um pedido de reembolso no PROCON, já que a OI bloqueou meu aparelho para ligações por falta de pagamento, mesmo eles me devendo muito mais do que o valor da conta não paga, e acreditem, nem para eles eu poderia ligar, ou seja, pague a conta. Após a ida no PROCON, a oi entrou em contato comigo e me reembolsou os valores me enviando contas zeradas e religando meu aparelho. Mas as cobranças indevidas continuaram, e em nov/08, na renovação do plano, a Oi me garantiu que a de nov/08 era a última e que o erro já havia sido corrigido.
Em dez/08, recebi a conta que vencia em 02/12/2008 com a cobrança indevida novamente( os R$11,90). Entrei em contato com a oi e pedi a correção da conta. Tenho mais de 6 protocolos pedindo o código de barras para pagamento dessa conta. Após receber a conta que vence em janeiro/09 com a mesma cobraça invida (a Oi não tem competência para corrigir no setor de cobrança um erro desse) liguei novamente, pedindo a correção e pedindo o codigo de barras para pagamento da de dez/08. Recebi por mensagem, em 23/12/2008, o código de barras para pagamento da conta vencida em 01/12, prorrogada para 28/12, a noite, o que me impossibilitou de pagar pq já estava viajando para passar o natal com minha família e acreditem, a OI bloqueou minha linha para ligação em pleno 24 de dez, natal. Não pude fazer uma ligação para amigos e familiares, tive que passar pelo constrangimento de não poder retornar as ligações que recebi, alegando que meu aparelho estava com a linha cortada e não pq não quiz falar com as pessoas da minha família. Não pude falar com meu pai que mora em SP e todo ano espara minha ligação. Nesse dia, 24/12 liguei para Oi e a atendente me respondeu que minha foi cortada por falta de pagamento da conta vencida em 02/12, mesmo eu informando que eu tinha um mensagem da Oi com a mesma com o vencimento prorrogada para o dia 28/12, a atendente me disse que não tinha acesso e que não podia fazer nada. Pedi um protocolo pela reclamação de bloqueio indevido da minha conta, pois todo esse problema foi um erro da Oi que eu estou pagando muito caro.
Posso entrar com uma ação contra a Oi no juízado Especial e pedir indenização por todo esse constrangimento? tenho todos os protocolos das ligações em que solicitei a conta e o código de barras para pagamento, os protocolos de que há um ano eu tento resolver com a Oi essas cobranças indevidas e não consigo pq a Oi trata com muito descaso o meu problema. Perdi meu tempo indo ao Procom e a Oi só resolveu parte do problema. Agora estou muito chateada e quero tudo que eu tenho direito por ter sido lesada por tanto tempo, me causando aborrecimento e constrangimento.
Ora, isto é um problema muito natural !!! ... Inclusive, em casa, estou tendo alguns problemas com o plano Oi Conta Total - ou, OI TRANSTORNO TOTAL, no caso - donde estamos com as Contas em dia e bloqueariam o telefone no dia 24 / 12 justamente porque não pagamos algumas contas que vinham duplicadas !!!
Um conselho é estar a procurar um Advogado o quanto antes e para que o mesmo, logo depois do final do recesso forense, no dia 07 / 01 / 2009, entre com uma Ação Judicial com o intuiro dali resolver estes absurdos !!!
Um abração do Carlos Eduardo e boa sorte !!! ([email protected])
Também recebi cobrança indevida da OI. Me cadastrei num plano conta com desconto de R$10,00 na mensalidade e bônus de 300 minutos mensais. Ao receber a fatura, verifiquei que os bônus não me haviam sido concedidos. Entrei em contato com a prestadora no dia 27/11/2009, porém sem êxito. O atendente me aconselhou a pagar a conta, que dentro de 5 dias úteis, teria um retorno da OI... Assim o fiz. Depois de uns dias, recebi a ligação do mesmo atendente, me dizendo que a minha reclamação não procedia. Tentei resolver junto à prestadora várias outras vezes. Alguns atendentes chegaram até a negar a existência dessa promoção. Como eu tinha o número do protocolo de inclusão na promoção, entrei com reclamação na ANATEL por telefone. Aguardei o prazo. Comecei a receber uma série de ligações em caráter privado, da central de atendimentos OI. Passei a não atender esse tipo de ligações... Verifiquei no site da ANATEL. Lá constava que a prestadora havia tentado contato comigo, mas eu não atendi. A partir daí, a prestadora averiguou e constatou que eu deveria ser ressarcida no valor de R$269,89 e que isso se daria através de crédito em meu próprio celular. Começa-se uma nova luta, pois paguei a conta em dinheiro, através de débito automático em minha conta bancária, chegando a pagar juros consecutivos por exceder o meu limite de crédito. Depois de muito ligar, consegui que aceitassem fazer o depósito em conta bancária, o que não foi feito no tempo previsto em parecer da OI junto a ANATEL. Entrei mais uma vez com reclamação, dessa vez por escrito, no site dessa agência. Só no dia 22/12/2009, quase um mês depois, verifiquei o depósito em minha conta. FOI UMA CANSEIRA... MAS ME PAGARAM!