Regras necessárias para realização de "Blitz" ou batida policial.
Olá pessoal!
Sou novo aqui no Forum, e sou estudante de Direito, estou cursando um segundo período na faculdade. Gostaria, de um pequeno esclarecimento de vocês. Ontem, andando pelo centro da minha cidade, fui parado por uma blitz policial. Tranquilamente parei a minha moto, mostrei meus documentos como foi solicitado, e fui embora. Porém, depois fiquei pensando se aquilo poderia ter ocorrido. Será que não existe algumas regras para a realização de blitz policial? Pois não havia no local, cones para sinalização, era logo após uma curva, e os motoristas eram logo surpreendidos com a batida policial. Então, se possível, gostaria de saber, quais são as regras para que a blitz deja legal. Pelo pouco que sei, elas devem ser sinalizadas, e, em locais que os motoristas a veja. Existem mais regras que os policiais devam seguir na blitz? então, é isso pessoal. Obrigado pela atenção.
Óbvio está que é uma situação que tem que ser revista, sabemos que os polícias eles têm regras , mas à questão que me desperta curiosidade é saber desde então como funciona essa questão da corregedoria na prática se realmente é eficiente? Até porque os policiais por serem agentes públicos tem fé pública correto ? Outra questão também que gostaria de ter uma resposta mais ampla sobre tal, é saber se realmente quando agirem com abuso de autoridade e a pessoa sendo parte na conversa de pode gravar numa boa a conduta dos polícias ?
ao amiguinho que teve seu primo parado na blitz, sinto informar que você cai em contradição quando diz que só funciona pra pessoas corretas e de bem, quando, opostamente, não tem funcionalidade para os que andam na ilegalidade. Seu primo estava pilotando a motocicleta sem a carteira de habilitação e os policiais estão errados? quando ele fez curso de pilotos, certamente foi alertado da obrigatoriedade do porte da carteira no momento em que estivesse no veículo, ou estou errado? Então, sinto informar, que me parece (aliás, é cediço, porém fato), que seu primo é que estava na ilegalidade e não os policiais que o pararam. O problema é que a gente quer fazer correto aquilo que evidentemente não é só pra parecer menos errado. De fato, o policial foi é muito camarada com ele, porque a multa deveria ter sido lavrada no ato e ele perderia não só 100 reais, mas a habilitação e os 1500 que pagou pra tirá-la..