tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

Respostas

    T

    Thays Rocha Quinta, 25 de setembro de 2014, 12h53min

    Bom dia.
    No meu contrato esta escrito o seguinte:

    Parágrafo 1: tendo o inicio deste contrato em 15 de julho de 2010 com termino em 15 de julho de 2011.O aluguel vencera sempre no dia 15 de cada mês, devendo ser pago até dia 15 de cada mês,Pagando o primeiro aluguel na assinatura deste e assim sucessivamente, no valor de 450,00 reais mensais.

    Parágrafo 2: Durante e após a vigência do presente contrato, os alugueis serão reajustados anualmente de acordo com a variação do IGP/FGV.Na falta do aludido indexador, na sua extinção ou se, por algum motivo, tomar-se impraticável sua aplicação, os aluguéis passarão a ser reajustados pelo IGP-M/FGV,ou por outro indicador autorizado pela legislação em vigar,cuja escolha ficará a critério do locador.

    Quando chegou dia 15/7/2011 o marido da proprietária nos comunicou verbalmente que a partir dessa data o aluguel aumentaria para 1 salario minimo, ou seja,545,00 reais devido as reformas futura que iriam fazer.Desde então pagamos em 2012 (622,00 reais),2013 ( 678,00 reais) e 2014 ( 724,00 reais). Porem as reformas não foram feitas ate hoje, agindo de má fé.
    Devido o não cumprimento quero ser ressarcida.POSSO??? Ja que o contrato fala que o reajuste deve ser conforme o IPG/FGV?
    Obs: O contrato é o mesmo desde 2010.
    Obrigado desde já.

    Igor Coelho

    Igor Coelho Segunda, 03 de novembro de 2014, 19h18min

    ola ,paz e bem , tenho um inquilino que esta morando em um imóvel meu a 8 meses
    sempre pagou o aluguel ,direitinho , pedi ele o imóvel , mais ele me respondeu que tinha direito de ficar no imóvel durante um ano ,que após um ano me entregava o imóvel . não fiz contrato com ele nenhum só combinei com ele para ir morando , quando eu precisasse eu o pediria o imóvel ! os primeiros meses de aluguel emiti para ele um recibo e tenho copias. coloquei este imóvel a venda lembrando que o mesmo ,é financiado pelo programa minha casa minha vida,não tenho imóvel Registra em meu nome a não ser esse,coloquei esse imóvel a venda por um valor ,o perguntei se ele tinha interesse,falei o valor pretendido , ele me disse que não valia esse valor e me ofereceu um valor de 20 mil a menos .por tanto não é do meu interesse vender para ele no valor estipulado por ele !
    já achei o valor ´pretendido por mim por outro comprador mais o inquilino ainda continua na casa o que posso fazer nesse caso .uma vês que já falei com ele que quero a casa de volta ! é a casa é financiada !

    L

    luzia margarete machdo Terça, 04 de novembro de 2014, 10h34min

    bom dia, tenho um inquilino que mora na casa de minha mãe e essa casa e de herdeiros, porem ela não e averbada no cartório de registro de imóvel porque e uma casa humilde e o inquilino não paga aluguel e já tem 4 anos, preciso saber o que fazer pra ele sair da casa pois meus irmãos querem que eu faça ele assinar os contratos pois era feitos só que ele não ia na minha residência para assinar e eu posso exigir que ele me apresente os talões de luz e agua quitados? por favor me orienta.

    atenciosamente,

    Margarete

    Nunys Nunes Nunys

    Nunys Nunes Nunys Terça, 04 de novembro de 2014, 14h21min

    Preciso de uma informação moro em dois cômodos alugados pela imobiliária á 1ano e não peguei meu contrato por motivo que o proprietário não assinou, o motivo da minha preocupação seria uma vizinha no quintal que tambem paga aluguel a mais tempo que eu que ela não nos da privacidade alguma aos finais de semana para receber pessoas em nossa casa e ela se desentende com todos moradores do quintal então meu marido foi tirar satisfação com ela e ela falou que iria fazer a imobiliaria pedir a casa, o que eu e meu marido devemos fazer? sempre pagamos tudo certinho. Mais a vizinha si sente dona do quintal e implica com todos os moradores. Aguardo!

    Patricia Ribeiro

    Patricia Ribeiro Quinta, 06 de novembro de 2014, 22h55min

    tenho um LOCATÁRIO que mora a 6 anos em um imóvel meu deste junho que ele não pagar mais aluguel e agora ele mandou procura meus direito como faço pra ele desocupa o imóvel?

    L

    Leidjane Quinta, 13 de novembro de 2014, 7h27min

    Gostaria de saber, porque meu pai alugou uma casa sem imobiliária e o inquilino se recusou a assinar o contrato de locação, porém meu pai pediu a casa e deu esse mês para ele sair, tá vencendo hj , que seria o dia dele pagar o aluguel, ele tem direito a ficar mais um mês sem pagar ou já deve sair agora que venceu o pagamento anterior?

    Wanya Rodriguez

    Wanya Rodriguez Sexta, 28 de novembro de 2014, 8h44min

    Olá moro em uma casa há onze anos,nunca fiz contrato de locação,e nem nunca combinei valor de aluguel nenhum com a proprietária,ela é uma senhora que quando vim morar ela tinha 60 anos,o combinado foi o seguinte,eu morava no imóvel e em contra partida quando ele precisasse eu acompanharia ao médico,e ajudava em pequenas tarefas,só que após 3 anos no imóvel os serviços aumentaram eu era responsável por diversas tarefas,aí a proprietária passou a me garantir moradia até o final da minha vida,só saindo do imóvel por minha livre e espontânea vontade se eu quisesse,acontece que ela tem uma filho que havia cortado vínculo com ela e ha 2 anos restabelecendo laços afetivos e começou querer me imputar vários crimes como roubo de dinheiro na conta bancaria da mãe dele,só que tudo isso eu provei que não houve,que todo o dinheiro que eu sacava da conta dela era para uso de despesa da mesma,agora por ultimo ele convenceu ela a entrar com despejo contra eu,alegando falta de pagamento de alugues,só que nunca prometi pagar nada a ela e os meses alegado que eu estava devendo a ela eu tenho provas que prestei serviços,com retirar remédios em farmacia de alto custo,fiz compras para casa,peguei contas tenho as cópias da mesma,então o quero saber o que devo fazer fiz contestação da cobrança de alugues,e o que eu faço quanto a pose da casa,ou isso será resolvido na mesma ação,pois ainda não houve a oitiva de testemunhas.

    L

    luciane Sábado, 29 de novembro de 2014, 9h13min

    Alugamos uma casa por 24 meses e agora a proprietária a vendeu e nos deu um mês para sair e disse que não precisa nos pagar a multa pq para venda a multa não se aplica e disse que enviará um termo de acordo mútuo para assinarmos. O que fazemos neste caso?

    Eidiane Leite Pereira

    Eidiane Leite Pereira Segunda, 01 de dezembro de 2014, 14h19min

    Boa tarde. Sou inquilina de uma casa há mais de um ano e montei uma republica sem contrato com consentimento do dono da casa. Porém não deu certo a convivência com uma das minhas companheiras de casa e ela se recusa a sair da casa. Gostaria de saber se ela tem algum direito de continuar morando aquo sem o nosso consentimento e sem pagar as contas. Contrato de aluguel e outras contas estão no meu nome.

    D

    Desconhecido Quinta, 04 de dezembro de 2014, 20h20min

    Ola tenho uma inquilina não faz muito tempo, ela disse que quer sair da casa pois é segundo andar e ela tem uma bb que começou a andar a pouco tempo e ela falou que não ta dando por causa da altura, ela me pagou a ultima vez dia 06/11, ela me disse que tinha direito de ficar o mês de dezembro inteiro pois ela pagou a fiança, ela pagou logo que entrou na casa. Eu não entendo disso achei que quando completasse o mês ela teria que sair, então por favor me esclareça isso.

    Elizabeth Gomes

    Elizabeth Gomes Domingo, 28 de dezembro de 2014, 12h12min

    Bom dia...estou aqui,para poder saber de meus direitos como inquilina...meu senhorio, esta morando com uma mulher a mais ou menos 4 meses....essa portanto, começou a implicar comigo, motivos : varal;;alega que minhas roupas penduradas, fica parecendo favela, e houve uma epoca, em que, faltou agua, e eu fiquei aqui mkorando sem agua por 20 dias...so tinha agua na bica la em baixo..ai, juntei muita louça..so que, coloquei essa louça toda na porta de meu vizinho, e um monte de bolsas de roupas sujas tambem...so que estavam na area de meu vizinho, e quem poderia reclamar era ele, não o meu senhorio,,ate então, nada ele faz para providenciar uma bomba...enfim, quando aluguel o imovel de boca, sem contrato e sem recibo, essa mulher nem existia....o meu senhorio implica comigo...e olha, ouve uma epoca que ate o ajjudei em sua solidão....ficavamos vendo filme para poder distrair...vai vendo....ai, essa mulher extressada, me disse assim...fica assim, que eu peço a quitinete....ai, no fervor das emoçoes, fui a ele, meu senhorio e disse que sairia no mes seguinte..ela me disse, não precisa pagar...so que, no momento, não posso sair mesmo dessa quitinete, pois possuo meu filho com deficiencia visual, baixa visão...comprei um armario com medida de 2 metros e 69 cenimetros, estou me sentindo lesada..pois não tinha intenção de me mudar no momento..pois meu filho passou para a faculdade uerj, estou desempregada, e meu filho tambem...so tenho um ganho no momento, 260 reais de passagem de roupa..minha mãe que paga o aluguel....quando vim morar aqui, tinha varal, agora ela implicou tirou o varal e praticamente me pediu a casa..... as emoçoes acalmaram, parei e refleti, pago sempre o aluguel durante quase 1 ano e 11 meses..nunca deixei de pagar....ate ele quer que pague dia 5, quando entrei aqui no dia 8 , vai vendo como o meu senhorio é malukete.....gostaria imensamente de saber, como posso agir nessa situação.....falei com ele que tinha uma casa pra seis meses, ai ele me disse que iria falar com ela, e depois me daria resposta..ate agora , não me respondeu sim ou não...por isso, gostaria de saber os meus direitos..como agir e proceder num caso como esses...pedir a casa por motivos futeis....por intriga, contendas, fofocas...verdadeiramente eu mesmo gostaria de estar longe daqui, so que não arrumei um local decênte, para abrigar meu filho, e eu não vou levar meu filho pra qualquer lugar, porque eles cismaram comigo....me tiram, por motivos futeis e alugam para outro ??? ele mora em baixo da minha quitinete....aqui existem mais 4 quitines...a minha, não existe area de serviço..tenho mesmo que estender minhas roupas la embaixo....me ajudem, me orienta por favor....como proceder ???desde ja agradeço a vossa ilustre ajuda...

    G

    giseleusa gomes pereira Segunda, 12 de janeiro de 2015, 12h09min

    oi tenho um contrato de inquilino que venci dia 13.02.2015 so que vou pedir a desoculpacao do imovel, devo fazer o pedido dia 13.01.2015 ou 13.02.2015 dando a ele 30 dias para desoculpar que seria entao ate 13.03.2015.

    R

    raquel menezes Quarta, 14 de janeiro de 2015, 17h06min

    bom moro a dois meses numa residencia e o proprietario pediu a casa mas tenho um mes deposito como faco quais os direitos sendo que eu nao quero mas fica na propriedade por constrangimento etc

    Ana Paula Silva Freitas Ramos

    Ana Paula Silva Freitas Ramos Quarta, 21 de janeiro de 2015, 7h41min

    Bom dia! Aluguei uma casa e o primeiro mês, ficou como depósito para que na saída eu não precise pagar. Paguei no dia 10, mas quando começamos a olhar, a casa tinha muitas coisas para arrumar. Conversei com a proprietária que disse-me que não abateria o valor no aluguel. Devido a isto o meu marido e eu decidimos rescindir o contrato. A proprietária nos disse que para isso quer 1 mes de aluguel, e só assim rasgaria o contrato. Só que so fazem 10 dias que efetuamos o pagamento e não entramos na casa ainda, devido estas reformas. Minha dúvida é, tenho realmente que pagar mais 1 mês, sendo que ja efetuei o depósito e nem entrei?

    C

    cintia Quinta, 29 de janeiro de 2015, 12h34min

    boa tarde tenho uma inquilina que mora a aproximadamente 20 anos na minha casa sem contrato de locação e recibo, gostaria de saber se eu pedir a casa quais os direitos dela, e quanto tempo ela tem pra sair?

    R

    rosilene Quarta, 04 de fevereiro de 2015, 15h49min

    Boa tarde, ano passado 28/01/2014 aluguei uma casa com um conhecido por 600,00 e já tinha afirmado que mais que este valor não daria para mim, então ele concordou. Agora no dia 02/02/2015 recebi um comunicado por intermédio de parente, que o valor a ser depositado seria de 700,00, meu aluguel ficou combinado todo dia 10 no mês e eu deposito dia 06 ou 07, sempre antes, da mesma forma contas de água e luz bem antecipadas. Está correto a maneira de aumentar o valor, como funciona o aumento? aguardo respostas obrigada!

    B

    Bianca Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 16h31min

    Boa tarde, sou inquilina a 3 meses em uma casa, divido o mesmo corredor com outra casa alugada do mesmo proprietário. Minha janela da sala fica de frente para o corredor, e sempre que saiu para trabalhar deixo a janela aberta para ventilar e a vizinha tem 16 anos, e não trabalha. De 1 mes pra cá, anda sumindo coisas na minha casa como jogos de game, estojos, produtos de limpeza e dinheiro. Quase nunca estou em casa, raramente recebo visitas e também não posso acusar ninguém.
    Mediante essa situação eu tenho direito de exigir ao proprietário que coloque grade na minha janela? Ou tenho outra alternativa?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 16h46min

    Não tem como vc exigir que ele coloque grades, lamento.

    Danni Santos

    Danni Santos Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 23h30min

    Oi estou com um problemão moro há 3 anos em uma casa e fiquei devendo agora alguns meses de aluguel devido ao meu marido não estar trabalhando , mais agora eles querem a casa, aluguel a casa com uma pessoa e agora tem mais ou menos 5 tomando conta da casa dizem ser de irmãos mais o combinado era tratar so com uma , resumindo , minha vida virou um turbilhão querem todo o dinheiro ou a casa de volta , dei um mês apenas de deposito , mais já fui ate ameaçada por um dos proprietários , o outro trocou o cadeado de uma das entradas da casa me limitando há apenas um portão e querem que eu saia ate 02/03/2015.Tenho três crianças pequenas no meio disso td , não estou me recusando a pagar tentei negociar mais querem a casa. Tem 3 semanas que meu marido começou a trabalhar e não tenho como quitar a divida toda de uma vez , mais com eles aqui não tem acordo . O que posso estar fazendo ? Pq casa pra alugar esta complicado no valor q pago aqui nunca mais vou achar . Ainda alegam que uma das dona quer vir morar aqui, me ajude por favor ?

    Rafael Cunha Rego

    Rafael Cunha Rego Terça, 03 de março de 2015, 3h09min

    Oi. Eu moro numa casa, sou filho da proprietária. Aluguei um quarto prum conhecido há 4 meses, sem contrato algum, totalmente informal. Porém preciso esvaziá-lo por razões estruturais: fazer umas obras principalmente no quarto alugado. Informalmente já havia avisado há um mês pelo menos que procurasse outro lugar, que não alugaria mais. Contudo a confiança acabou e a relação é litigiosa. Gostaria de saber quais os meus direitos e os direitos dele. Preciso fazer um acordo por escrito estipulando prazo para sair ? Precisarei de algum advogado ?

    Leia mais: jus.com.br/forum/438009/oi-qual-o-prazo-para-deixar-imovel-sem-contrato-de-locacao#ixzz3TIfk6ZUS