tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

Respostas

    D

    Dai Melo Sexta, 14 de junho de 2013, 14h16min

    Minha mãe alugou uma casa a dois meses sem contrato, porém tem emitido os recibos do aluguel, devido a problemas pessoais ela pediu a casa, a inquilina que não fez depósito alegou que pode permanecer na casa por 2 ou 3 meses ainda, sem o pagamento do aluguel. Essa informação procede ? Qual a medida a ser tomada ?

    D

    Denizi Endew Quarta, 03 de julho de 2013, 15h58min

    ola ,
    eu aluguei um apartamento pra um rapaz ,so que uma semana do alugueu dele vencer ele
    mudou e veio a irma dele morar aki , e desde que ela mudou ela pede pra arrumar uma coisa e outra ,e tomada ,porta,eu aluguei por 400 reais ele so tava faltando colocar as portas dos quartos e o box ,mas quando ele veio ele disse que do jeito que tava tava bom,so que a irma queria que eu terminasse colocasse o que faltava então eu disse que eu terminaria mas que aumentaria o aluguel.pq quando eu aluguei eu disse o que faltava mas eles tanto o rapaz e a moça ligavam ate tres vezes ao dia querendo alugar ,entao coloquei o box comprei porta e disse que aumentaria o aluguel
    esse apartamento fica ao lado do meu entao semana passada a inquilina tirou a lampada do corredor ,trouxe cachorro sabendo que nao pode quando eu fui falar ela nao gostou e eu pedi que ela saisse do apartamento,nao tenho contrato so verbal,ela diz que tem direito de morar trinta dias de graça isso e verdade?por favor e ajude porque eu ralei trabalhei pasei por dificuldade pra conseguir esse apartamento pra vir um inquilino e acha que e dono.

    C

    Camila HS Segunda, 08 de julho de 2013, 23h38min

    Boa noite, aluguei uma casa no dia 07/06/13 e esperei pelo contrato durante os 30 dias e a dona do imóvel sempre arrumava uma desculpa e nada do contrato...na ultima sexta-feira (04/07/13) a mesma apareceu aqui na casa acompanhada de pessoas que supostamente seriam compradores do imóvel, assim informado por ela quando chegou, esclarecendo aqui que a dona nem sequer me avisou que estaria vendendo a casa e muito menos avisou que traria gente aqui para ver o imóvel. Ela me pediu a casa e fica me ligando e mandando mensagens cobrando a casa...gostaria de saber quais os meus direitos diante dessa situação pois não esperava passar por isso. Obrigada.

    M

    Mauro Freitas Domingo, 25 de agosto de 2013, 20h02min

    Olá, sou proprietário de 1 imóvel, moro nele, mas possuo inquilinos também. Trata-se de 1 sobrado onde moro em cima e os inquilinos embaixo. Nunca fiz contrato em nome da boa fé. Tenho amizade antiga com o filho dos inquilinos. Ele me vendeu o prédio, com escritura e tudo mais. Tudo legalizado. Por se tratar de uma casa muito grande ele me pediu pra que eu alugasse a casa pra mãe, que já morava nela. Agora já tem 4 meses que eles não pagam o aluguel. Já tem 10 anos que moramos aqui. Estou pensando em pedir a casa a eles, já que não vejo nenhuma perspectiva de que eles consigam pagar o que devem. Algumas vezes até pedem algum $ emprestado. Detalhe: existem idosos e crianças na casa. Eles pagam apenas as contas de consumo (água e luz) nunca os deixei pagar IPTu por entender que é minha obrigação. O que devo fazer?

    R

    Ribeiro Wanessa Segunda, 16 de setembro de 2013, 14h42min

    Moro em um apartamento há três meses, e não assinei contrato. Como o local não é nada daquilo que a dona prometeu, já tive muitos problemas com a falta de estrutura, pertubações com vizinhos e ela só me entregou 2 dos 3 recibos de aluguel. Resolvi sair, quando encontrei outro lugar já haviam se passado 3 dias do vencimento do aluguel. A dona do apartamento quer que eu pague o mês todo, sendo que não quero mais ficar nesse lugar e preciso do dinheiro pra dar entrada no aluguel do novo lugar. Quais são os meus direitos?

    N

    Nayara Cauneto Quarta, 18 de setembro de 2013, 11h08min

    Olá DR, meu caso é o seguinte: Tenho uma inquilina à aproximadamente 6 anos, mas ela fechou o contrato com minha mae falecida, e apos o falecimento dela foi que decidi fazer um contrato, mas nao reconheci-o em cartório, mas apresenta fiador e testemunha. Hj fiz um pedido de despejo, pois a casa esta em pessimas condiçoes, necessitando de reforma na parte eletrica e no telhado, e alem disso, ela se recusa a pagar o valor do aluguel reajustado para o valor comercial, sendo que sempre é uma luta para o reajuste. Sou muito flexivel, nunca cobrei multa por ela nao pagar em dia, até mudei a data do vencimento para ela, devido à esse problema, mas mesmo assim ela continua a depositar atrasado. Agora que pedi a casa para melhoria, com prazo de desocupação até 18/jan/14, com um prazo bem grande para ela arrumar aonde ficar, ela se recusa a assinar essa ordem de despejo. Como devo proceder com ela? E como devo proceder tbm para os concertos na casa, pois sinto que ela nao o fará, e nao tenho documento sobre as condiçoes da casa na entrada dela. Obrigado!!!

    B

    Benjamin Campos Sexta, 27 de setembro de 2013, 10h56min

    Lesli, no caso de um inquilino que está em um imóvel há 24 anos, não tem contrato de aluguel, não tem recibo de pagamento de aluguel, já tem sua clientela formada durante todo esse período, o imóvel não tem registro em cartório ( não consta nenhum dono) e do nada o proprietário dá 90 dias para o comerciante (oficina mecânica) desocupar esse imóvel, mesmo o inquilino pagando periodicamente o aluguel que lhe é cobrado. O que fazer pelo inquilino?

    B

    bruno feijo Terça, 12 de novembro de 2013, 18h57min

    Eu estou morando em uma casa a aproximadamente 1 ano no entanto o meu combinado com o dono foi de eu ficar com duas casas provisoriamente enquanto ele fizesse a obra da casa que eu logo iria morar mas este combinado foi boca a boca e não temos contratos eu nunca exigi recibo pois este sempre aparentou querer me ajudar e ser uma pessoa legal mas de um mês pra cá ele quebrou uma das casas que tinha deixado comigo que estavam todos meus moveis alegando que a casa já estaria alugada e ele tinha que terminar sendo que ele nem terminou a minha e reduziu muito o meu quintal no espaço de 3 carros, eu fui conversar com ele e a resposta que tive foi de que a casa era dele e ele faria o que quisesse para o bem dele, sendo que ele tinha combinado outra coisa comigo mas foi verbalmente só tenho como provar através de testemunhas, quando chegou no dia de h
    Hoje eu lhe disse que estaria levando o dinheiro do aluguel e queria um recibo a resposta que tive foi de que eu não tinha contrato então se quisesse recibo era para eu levar 1 mês de deposito mais o aluguel que então ele assinaria o recibo como posso proceder em relação a tudo a esta sem contrato sem recibo e ele ter me prometido coisas que agora esta descumprindo tudo? Se ele me pedir a casa ele tem que me comunicar com quanto tempo de antecedência? Eu tenho que pagar a ele durante esse período?

    R

    Raniel Mendes Terça, 04 de março de 2014, 17h51min

    Aluguei uma quitinete sem contrato e morei por quarenta dias (com trinta pagos) , comuniquei ao dono que ia desocupar seu imóvel e pagar o proporcional aos dez dias excedentes. Ele se recusa a receber esse valor e quer receber o equivalente a trinta dias. Eu sou obrigado a pagar??

    K

    Karine Pirola Segunda, 24 de março de 2014, 1h30min

    Olá, minha tia tem uma casa, e alugou verbalmente e já tem 4 anos (fez em janeiro de 2014) que ele esta na casa, porém agora ela quer a casa, estamos com dúvida se existe algum impessilio para ela reaver a casa... agradeço a atenção de todos.

    D

    D. alves Sexta, 28 de março de 2014, 14h16min

    Boa tarde.
    Poderiam me tirar uma dúvida?!
    Tenho uma inquilina cerca de tres anos, fizemos um contrato, mas não o renovamos... aproximadamente um ano ela vem atrasando os alugueis mensalmente, temos ainda o debito de dois alugueis devido esses atrasos, ela tem filhos menores de dez anos... Pedi recentemente que um corretor fosse até ela, levar uma carta, pedindo que deixasse o imovel, sem ao menos assina-lo, expulsou o corretor da casa.. Já vimos que não será nada facil retira-la da casa, poderiam me dizer como devo proceder agora?
    Muito Obrigada.

    W

    Weldry Lima Segunda, 16 de junho de 2014, 1h44min

    Ola moro na Paraíba e tinha um tio morando em são paulo que faleceu a pouco tempo. Minha duvida é em uma das casas dele mora um amigo dele a uns 7 anos sem pagar nada, esse inquilino tem algum direito sobre a casa?

    W

    Weldry Lima Segunda, 16 de junho de 2014, 1h46min

    Ola moro na Paraíba e tinha um tio morando em são paulo que faleceu a pouco tempo. Minha duvida é em uma das casas dele mora um amigo dele a uns 7 anos sem pagar nada, esse inquilino tem algum direito sobre a casa?

    C

    Charles Mateus Segunda, 25 de agosto de 2014, 1h01min

    Pergunta para ana bonadiman ou a quem possa me ajudar.

    Bom estou há seis meses sem pagar aluguel. Estou perdido em relação ao vencimento do contrato. Enviei e-mail para a imobiliária pedindo que me enviasse por e-mail. Mas ninguém responde aos e-mails enviados. Não veio nenhuma carta de cobrança, nem telefone e etc.
    Parei de pagar por que estava sem renda nenhuma, pois o inss me deu alta desde março. Entrei com ação contra o inss e ganhei. Me pagaram somente um mês. Mas também pago pensão alientícia. Dei prioridade à pensão, pois poderia me causar prisão.
    Quero sair do imóvel. Pois ainda devo complementaçdas pensões. Se eu continuar no imóvel, cada vez vai acumular mais meses de inadimplência.

    Não assineir contrato, mas pago as contas de luz e água. Tenho laudos periciais do fórum federam, comprovando que estava afastado e sem renda. A imobiliária não se comunica comigo. Estou achando estranho. Meus pais são fiadores. Tem algum site onde podrei ver se jáalguma ação em andamento contra mim ou contra meus pais ? No caso de comprovação de falta de renda nesses meses todos, posso cessar o contrato, sair do imóvel e propor acordo e quitar a dívida mensalmente, já que é o único jeito que tenho de sanar ?
    Por favor, peo que me ajudem, respondendo passo a passo de cada pergunta que formulei. No aguardao. Abraço a todos.

    C

    Charles Mateus Terça, 26 de agosto de 2014, 23h28min

    Pergunta para ana bonadiman ou a quem possa me ajudar. Bom estou há seis meses sem pagar aluguel. Estou perdido em relação ao vencimento do contrato. Enviei e-mail para a imobiliária pedindo que me enviasse por e-mail. Mas ninguém responde aos e-mails enviados. Não veio nenhuma carta de cobrança, nem telefone e etc. Parei de pagar por que estava sem renda nenhuma, pois o inss me deu alta desde março. Entrei com ação contra o inss e ganhei. Me pagaram somente um mês. Mas também pago pensão alientícia. Dei prioridade à pensão, pois poderia me causar prisão. Quero sair do imóvel. Pois ainda devo complementaçdas pensões. Se eu continuar no imóvel, cada vez vai acumular mais meses de inadimplência. Não assineir contrato, mas pago as contas de luz e água. Tenho laudos periciais do fórum federam, comprovando que estava afastado e sem renda. A imobiliária não se comunica comigo. Estou achando estranho. Meus pais são fiadores. Tem algum site onde podrei ver se jáalguma ação em andamento contra mim ou contra meus pais ? No caso de comprovação de falta de renda nesses meses todos, posso cessar o contrato, sair do imóvel e propor acordo e quitar a dívida mensalmente, já que é o único jeito que tenho de sanar ? Por favor, peo que me ajudem, respondendo passo a passo de cada pergunta que formulei. No aguardao. Abraço a todos.

    C

    Charles Mateus Terça, 26 de agosto de 2014, 23h39min

    Pergunta para ana bonadiman ou a quem possa me ajudar. Bom estou há seis meses sem pagar aluguel. Estou perdido em relação ao vencimento do contrato. Enviei e-mail para a imobiliária pedindo que me enviasse por e-mail. Mas ninguém responde aos e-mails enviados. Não veio nenhuma carta de cobrança, nem telefone e etc. Parei de pagar por que estava sem renda nenhuma, pois o inss me deu alta desde março. Entrei com ação contra o inss e ganhei. Me pagaram somente um mês. Mas também pago pensão alientícia. Dei prioridade à pensão, pois poderia me causar prisão. Quero sair do imóvel. Pois ainda devo complementaçdas pensões. Se eu continuar no imóvel, cada vez vai acumular mais meses de inadimplência. Não assineir contrato, mas pago as contas de luz e água. Tenho laudos periciais do fórum federam, comprovando que estava afastado e sem renda. A imobiliária não se comunica comigo. Estou achando estranho. Meus pais são fiadores. Tem algum site onde podrei ver se jáalguma ação em andamento contra mim ou contra meus pais ? No caso de comprovação de falta de renda nesses meses todos, posso cessar o contrato, sair do imóvel e propor acordo e quitar a dívida mensalmente, já que é o único jeito que tenho de sanar ? Por favor, peo que me ajudem, respondendo passo a passo de cada pergunta que formulei. No aguardao. Abraço a todos.

    L

    Lidiane Gomes Terça, 02 de setembro de 2014, 13h05min

    Aluguei um imóvel não residencial a 1 ano e meio, e com tudo em cidade do interior o acordo foi só verbal. Agora a proprietária está pedido o imóvel pra janeiro, mas eu gostaria se saber se tenho direito aos 5 anos. visto que fiz investimento no local e todo o prejuízo que eu teria com a mudança de lugar.

    M

    Mayara Yn Terça, 02 de setembro de 2014, 14h38min

    Boa tarde, poderia me ajudar?
    Ontem tive uma discussão recorrente com meu noivo, que mora comigo. Nisso a dona da casa que mora no mesmo quintal apareceu e pediu a casa. Porém, ofendendo a ele e a mim com palavras de baixo calão. Meu contrato é verbal e não possuo recibos de pgto, estou no imóvel à um ano e dois meses. Como posso proceder? quanto tempo tenho para sair do imóvel sendo que tenho apenas um aluguel adiantado?

    R

    Rosangela Almeida Sexta, 05 de setembro de 2014, 12h48min

    Boa tarde
    Aluguei uma casa a 1 ano e 2 meses.. o proprietário pediu2 meses de depósito ,1 mês pago antecipado. com este valor do deposito foi acordado que eu faria a reforma na casa, que gastei bem mais que os 2 meses , ele ficou de fazer um contrato e não o fez, aluguei em agosto e em novembro ele resolveu colocar a casa na imobiliária, fizemos um acordo de valor, pois era 500,00 e ele queira 600, mas deixou por 550,00 ,na mesma semana mandei por e-mail a imobiliária os documentos solicitados e por 2 meses fiquei perguntando a quem pagaria o aluguel uma vez que o contrato nunca ficava pronto, e sempre a resposta era para ser pago ao proprietário, como fiz.
    Agora depois de um ano ele veio novamente dizendo para colocar na imobiliária e eu comentei que não estava ainda por erro dele , pois a imobiliária alegava que ele não ia lá para fazer o contrato. Essa semana recebi a ligação da imobiliária solicitando novamente meus documentos, mas para meu espanto ele quer aumento no aluguel, de 70% e agora não sei como fazer.
    Além de não poder pagar este valor, acho que ele apesar de não termos contrato e ser o dono e não termos o contrato por culpa dele, eu ser penalizada desta forma é obvio que vou deixar a casa, mas não esta fácil mudar de um dia para o outro e tenho receio de não conseguir nem em 2 meses,que seria o tempo de depósito..e seu eu achar logo e me mudar, ele tem que me devolver o valor dos 2 meses , correto? e como fazer para ter o tempo necessário para arrumar outro local.

    R

    Rosangela Almeida Sexta, 05 de setembro de 2014, 12h53min

    complemento
    sempre pago meu aluguel em dia, até mesmo enquanto estive internada, por 1 mês...fiz questão de não ter atraso para não gerar este desconforto pelo qual estou passando e quando digo que é óbvio que vou deixar o imóvel é por não concordar com a postura do proprietário, que não tem palavra , não ser uma pessoa confiável pra mim e o pior defeito de um ser. e prefiro se possível é claro, me manter longe de pessoas assim.