tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

Respostas

    M

    MARIA IZABEL LIMA Quarta, 02 de fevereiro de 2011, 15h31min

    Sou inquilina de um imóvel há doze meses (me mudei para o imóvel em março, mas pago o aluguel desde fevereiro/2010), por ser um imovel misto, a loja foi alugada para uma Igreja Evangélica, face o meu receio do borburinho gerado pelas Igrejas Evangélicas denunciei à Prefeitura Local, pedindo que exigissem pelo menos um tratamento acustico ou o que o valha. Comuniquei o fato, na mesma data, a representante daproprietária, ocasião em que lhe pedi que fosse instalado um hidrometro, nao justifica eu pagar uma conta de água para milhares de fiéis. Só que a minha atitude gerou um "inferno"sem precedentes na minha vida, como por exemplo: A representante me tela lavrou um BO - sob a alegaçao de que eu NAO QUERO SAIR DO IMóvel, que ela vem dispendendo muito dinheiro para as mimhas "exigencias" e que ela nao tem condiçoes financeiras de colocar o apartamento de acordo com as MINHAS necessidades, que eu nao assinei o contrato, enfim alegaçoes das mais estapafurdias possiveis, exceto pelo contrato que ela me apresentou (quase nove meses depois de eu estar habitando o imóvel e ressalte-se que ela o fez apenas e tao somente porque conversei com ela acerca das janelas de proteçao que eu já havia colocado, dos fios eletricos nos conduites que eu já tinha mandado passar, colocaçao de corrimão na escada), quando lhe informei que nao havia condiçoes de assinar tal documento nos termos em que me fora apresentado, pois ao fim do contrato ela poderia exigir que eu pintasse o apartamento de ouro, ou que eu o reconstruísse, e que eu nao poderia questionar uma vez que "concordei" com os termos constantes do visionário contrato. Mas daí a ter a POLICIA na minha porta???? sentí-me humilhada, indignada, envergonhada, constrangida, e toda sorte de disabores que se pode imaginar e sentir. O apartamento TINHA vários problemas, alagamento (literalmente) em razao de entrada de água das chuvas pelas janelas, entupimento na rede de esgoto sendo impossivel o uso dos sanitários e pias, fatos narrados a representante que nada fez (ela colocou uma calha apenas na parte dos fundos que AGRAVOU o problema). Visando a proteçao dos meus bens e do próprio imóvel, ãs minhas expensas mandei colocar janelas protetoras, pois nao posso passar noites e mais noites em claro puxando água e secando, arrastando móveis (que alias nem tem espaço) para protegê-los; refazer a rede de esgoto (so essa despesa me custou 800,00), pago os alugueres RIGOROSAMENTE em dia. Diariamente sou perturbada com telefonemas da representante aos berros usando palavras de baixo calão, os meus parentes que recebem a "visita" do pai da representante com o objetivo de exigir que eu saia do imóvel, enfim, um verdadeiro cáos, um dessassossego. Para CULMINAR recebi na data de hoje uma notificaçao EXTRA JUDICIAL concedendo-me o prazo de 30 dias para mudar e PROIBINDO-ME de fazer qqer melhoria no imóvel (ressalte-se que a representante SABE que mandei fazer mais três janelas protetoras para as demais janelas ao custo de 1.300,00 e mandei reparar o sistema de aquecimento solar que ESTOUROU e vazou água sobre meus móveis, eletrodomesticos, etc, estou aguardando o técnico para a efetivação do serviço). É uma situaçao inusitada, caótica e quase risível. Sou procedente da Cidade do Rio de Janeiro e me mudei para o interior tao somente porque esse imóvel me fora alugado. Gastei 20.000,00 de mudança. Para eu devolver o imóvel necessito contratar empresas especializadas pois os eletrodomesticos (Geladeira, fogão, churrasqueira, sao maiores que as portas de entrada, carecem ser desmontados por técnicos especializados - coisa que aqui nas imediaçoes nao tem, a nao ser em B.Horizonte - 400 Km de distancia daqui). Qual o amparo legal para permanecer no imóvel pelo menos até "restabelecer"as minhas finanças? Com relaçao da intimidaçao (pela vinda da policia na minha casa, abusos nas visitas aos meus parentes) o que eu posso fazer? Há alguma açao de reparaçao, danos morais, ou outra que eu possa interpor visando coibir essa prática injusta e insana? A pessoa em questao tem todos esses direitos e eu devo ficar a mercê do destempero dela? Pode ela, ao seu bel prazer tomar todas essas atitudes contra mim? Cite-se que o apartamento é da irma dela que nao reside no Brasil. Ela - a representante - pode pedir o imóvel e a mim nao restar nenhum mparo legal? E as despesas com mudança (ratifico só me mudei para esta cidade porque aluguei o apartamento em tela, pois que meu marido gostou do "sossego e da excelente ventilaçao do mesmo", cite-se que o imóvel em questão é primoroso em termos de estética - do contrário eu teria permanecido no Rio de Janeiro. Por favor me ajudem indicando-me pelo menos se há uma "luz no fim desse tunel", pois nao estamos em condiçoes financeiras de arcar com mudança dessa monta simplesemente porque a representante nao gostou das minhas atitudes. Sou uma pessoa idosa, cumpridora dos meus deveres, uma cidadã responsável, séria, carater ilibado, aposentada, que se mudou buscando paz e sossego. É correto, legal sofrer todo tipo de agressao psicológica e emocional já que venho sendo visceralmente afrontada pela cidada e seus familiares, difamando-me pela cidade (cite-se que aqui todo mundo conhece todo mundo, todo mundo é amigo de todo mundo e eu sou considerada uma INVASORA que nao respeita a lei do grito - como é a praxe aqui, sou acostumada a seguir rigorosamente os ditames legais). Por favor amparem-me com informaçoes, indicaóes, se devo sair do imóvel imediatamente, aguardar a açao de despejo propriamente dita, enfim, preciso muito da ajuda de vocês. Desde já fico muito agradecida. Todavia, eu insisto, em que me respondam URGENTE pois estou na iminencia de um colapso nervoso, tanto eu quanto o meu marido que tem a saude bem debilitada e isso tem agravado o seu quadro clinico. Obrigada.

    B

    Benedito de Paula Quarta, 09 de fevereiro de 2011, 20h51min

    Olá boa noite!! Moramos em uma casa numa chácara a mais de 04 anos e pela afinidade entre nós, não houve assinatura de contrato somente verbal, nem mesmo recibo de pagamento dos alugueis, porem temos outros meios de comprovar o pagamento dos mesmos e que foram em dia. Para susto e surpresa nossa, o proprietário nos procurou nesta semana e comunicou que esta fazendo um contrato de arrendamento com intenção compra com outra pessoa e nos deu um praso de 03 meses para desocupar o imóvel. Gostaria de saber se ele pode fazer isso sem nos comunicar, quais os meus direitos se é que tenho, e que devo fazer?
    Por favor me responda.

    D

    dag malta Segunda, 21 de março de 2011, 20h05min

    Estou com uma inquilina que não paga, cria muitos problemas e não tenho contrato. posso trocar as chaves e trancar tudo e deixa-la na rua até que ela page pegue as coisas dela e vá embora?

    D

    dag malta Segunda, 21 de março de 2011, 20h05min

    Estou com uma inquilina que não paga, cria muitos problemas e não tenho contrato. posso trocar as chaves e trancar tudo e deixa-la na rua até que ela page pegue as coisas dela e vá embora?

    J

    Jaime - Porto Alegre Segunda, 21 de março de 2011, 20h23min

    dag malta,
    Não faça isso, sob pena de arranjar uma incomodação maior. Procure um advogado para propor ação de despejo por falta de pagamento e jamais algue um imóvem sem contrato.
    Um abraço,
    Jaime

    F

    fé Segunda, 06 de junho de 2011, 0h42min

    Peço ajuda aos meus colegas, Porque sou inquilina moro em um prédio 3º andar á (Sete anos) em cima de mim fica uma área descoberta um terraço ao ar livre quando chove fica uma piscina tudo alagado sabendo que meu teto da sala, quartos, banheiros, área de serviço e cozinha todos escorre água tenho que ter baldes para não cair no chão e que já bateu em aparelho de DVD e quase no meu monitor Chamei o dono várias vezes mandei recado pela esposa e nada e quando vem passa rejunte com cimento e cola ao lado das pedras em alguns pontos fui ver então eu perguntei isto vai aguentar o inverno ele respondeu todo ignorante estou fazendo meu trabalho não resolvendo chamei de volta, chamei, mandei recado, fui na casa dele e não veio eu disse a esposa se ele não ajeitar eu vou mandar fazer o serviço mandei fazer com o dinheiro do aluguel ainda faltou colocar uma telha, então ele veio falar e disse, que não ia colocar telha nenhuma e mandou eu pagar do meu bolso mesmo sendo benfeitoria do prédio dele. Em cima do apartamento onde moro área descoberta é condomínio Ele o dono não quer receber os alugueis de maio e de junho o gasto do mês de abril deu 500,00 reais prestei conta com a esposa dei as notas fiscais de tudo (Xerox) só que ele disse que quer fazer um acordo eu pague 300,00 reais dos 500,00 que foram gastos no condomínio. Eu quero que alguém que esteja por dentro me de uma resposta certa porque não danifiquei o apartamento eu fiz benfeitoria já estava batendo nos meus móveis que acabei de comprar que continua no plástico.

    J

    Josue Rocha Quarta, 22 de junho de 2011, 7h04min

    Aluguei uma casa onde moro com minha esposa há 2 meses. Pago o aluguel em dia assim como as contas de água e luz. A casa é nos fundos; na casa da frente mora a proprietária que ao ver que estamos lavando roupa fecha o registro de água argumentando que estamos gastando demais, porém, sempre pagamos as contas. A proprietária argumenta que ela mora sozinha e eu moro com minha esposa, sendo assim eu gasto mais e deveria pagar mais. Não temos um contrato. Resumindo, pagamos aluguel em dia, pagamos a água e a luz em dia e mesmo assim a proprietária controla o uso da água e da luz. O devo fazer?

    J

    Jaime - Porto Alegre Quarta, 22 de junho de 2011, 10h20min

    Vc deve notificar o proprietário da irregularidade e dos danos cauados. Caso ele não tome uma providência vc deve entrar com uma ação por danos materias e morais contra ele.
    Entretanto, advirto, como o seu contrato está prorrogado, ele pode pedir que vc entreuge o imóvel no prazo de trinta dias.
    Um abraço,
    Jaime

    J

    Jaime - Porto Alegre Quarta, 22 de junho de 2011, 10h21min

    Josue Rocha
    Faça um BO na delegacia.
    Um abraço,
    Jaime

    D

    ducleyton Sexta, 24 de junho de 2011, 16h04min

    no dia 20/06/2011. estando no trabalho, recebo uma ligação da minha companheira dizendo que o senhorio ( dono da casa que nos moramos alugado)
    estava derrubando um telhado na frente da casa. avia um fio da antena do meu televisor passando pelo telhado. o senhorio foi avisado pela minha companheira da antena mas ignorou. veio a cair o televisor de cima de uma comoda de 1,5metro danificando o aparelho quebrando uma caixa de isopor de 20L e danificando uma gaveta da comoda.
    pelo telefone ele disse que ia pagar.
    aproveitando o intervalo do trabalho, foi até a residencia pra ver o estado das coisas.
    paguei pela TV 533.00$ a caixa de isopor saiu por 8.00$ pois trabalho na empresa que produz, o conserto da gaveta nao sei quanto custa.
    o aluguel da casa custa 150,00$.
    desse a ele que queria uma televisão nova ou que pague o valor que paguei por ela( nem cobrei os outros prejuízos) tentei negocia nao pagando o aluguel nos proximos 4 meses que daria o valor do prejuízo.
    DETALHE( minha companheira estava dormindo antes do ocorrido e acordou com as batidas no telhado ela foi até a porta pra avisa e ja imaginando o que poderia acontecer foi até o quarto pra desplugar a antena, antes de chagar no televisor o telhado que o senhorio estava derrubando caio puxando a antena com o televisor)
    ele disse que ali nao era lugar de antena, disse que minha companheira que tinha que ter tirado a antena( tenho 1,85 de altura pus a antena estando de pé no chão, ele tem a minha altura)
    o senhorio desse que nao vai pagar e disse(--- si nao pagar o aluguel até o dia 16 taco fogo na casa e com quem tivesse dentro) essa foi a frase quando eu estava presente. sendo que o aluguel ta pago até o dia 14/07/2011 e no dia 15/07/2011 teria que pagar novamente.
    voltando para o trabalho a minha companheira liga dizendo que ele a ofendeu com palavras de baixo calão as palavras ( vai tomar no cu, vai pra casa do caralho) disse também mais detalhadamente o que iria fazer ( destelhar a casa e por fogo em quem tivesse dentro) isso na presença de dois funcionário dele que estavam trabalhando no local e de outro inquilino sendo homem.
    minha companheira estava de licença medica com inicio de hemorragia interna foi ofendida na frente de três homem e na minha ausência.
    a unica coisa que fiz foi ir na delegacia prestar queixa.
    mas gostaria de saber si posso fazer mais alguma coisa.
    quais os meus direitos nessa situação?

    J

    Jaime - Porto Alegre Sexta, 24 de junho de 2011, 16h28min

    Pode,
    Entre com ação de danos materiais e morais no juizado especial, em seu nome de sua companheira.
    Um abraço,
    Jaime

    N

    Nayanne Lara Segunda, 27 de junho de 2011, 13h41min

    Boa tarde,
    Sou inquilina de uma republica, e tenho vários problemas no lugar.
    Além de o anúncio informar vários beneficios que na realidade nenhum funciona direito, pagamos um valor que inclui agua, luz, internet e gás. Mas, a internet não funciona direito, não podemos usar agua quente porque a energia cai. A faxina que diz incluir no anuncio praticamente não existe e ainda a pessoa que é responsável pela mesma mora na casa e tira a paz de todas que mora na casa, com intrigas, falta de respeito, etc. Ela sente-se como a dona na casa e quer mandar e desmandar na vida pessoal de todos e nos uso dos compartimentos da casa e da hora que podemos usar.
    E o propietário da casa ainda entra a todo momento na casa, e ainda grita com todas.
    Não existe privacidade no local.
    Existe alguma lei ou alguma instrução que possam me dar para como proceder com essa situação?
    Att.

    E

    estravagance Domingo, 31 de julho de 2011, 11h25min

    estou morando em uma casa á dois anos e meio a proprietária pediu a casa para vender mas nem me ofereceu a casa e quer que eu desoculpe a casa em 30 dias isso é legal que eu preciso de mais tempo para achar uma casa

    M

    M Kessaris Domingo, 31 de julho de 2011, 11h59min

    estravagance:

    O proprietário tem que lhe oferecer (por escrito) o imóvel, em igualdade de condições com terceiros. Voce exerce ou não seu direito de preferencia. Em não exercendo, o proprietário poderá vender o imóvel, e o novo proprietário poderá lhe notificar (por escrito) para que desocupe o imóvel, lhe concedendo um prazo de 90 dias. Até a entrega do imóvel, todos os alugueis e encargos são devidos.

    Em lhe oferecendo o direito de preferencia, mesmo não podendo comprar o imóvel, se desejar, poderá efetuar uma averbação da atual locação na respectiva matricula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Nesse caso, o comprador saberá que há uma locação em andamento, e a mesma deverá ser respeitada, até o final.

    S

    sidamayá Sábado, 20 de agosto de 2011, 18h08min

    Boa tarde me chamo sidamayá
    Tenho um inquilino que mora na casa 11 meses em duque de Caxias R/J,eu precisei
    Pedi verbalmente o imóvel de volta, porém ele alega que tem direito de ficar na casa até dois
    meses após o pedido, sem pagar. O contrato e verbal
    Diz que não posso colocá-lo pra fora ,ele tem casa própria e diz que não pode ir pra lá porque também a alugou a outra pessoa. e para piorar a situação esta morando na casa sem pagar a conta da água já tem 8 meses que não paga.

    Gostaria de saber o que realmente ele tem direito e o que posso fazer para resolver essa situação.

    V

    vini.oliveira1000 Quarta, 24 de agosto de 2011, 16h40min

    Estou com um grande problema:

    Comprei um imóvel sem a escritura, apenas o contrato de compra e venda do antigo proprietário. A prefeitura promete regularizar até o final deste ano a escritura de todos os moradores da região.

    O imóvel é composto por 5 casas pequenas das quais alugo todas.

    Estou tendo problemas com uma inquilina que já era do antigo proprietário. Ela me colocou uma segunda familia na casa, sem autorização minha e ainda por cima está me devendo 3 meses de água e luz, alem de ter pago apenas um mes de aluguel até hoje.
    Pedi a casa de volta, porem ela fica me enrolando, dizendo que esta procurando uma casa , etc. Não sinto que ela irá sair até o final do mes conforme combinamos.

    Quais os meus direitos??? O que posso fazer ??? Ela tem na casa 4 filhos pequenos que moram com ela e mais os filhos da amiga que ela colocou a mais mais 2 crianças no caso.

    O que devo fazer??

    desde já muito obrigado pela ajuda!

    B

    Bruh Sexta, 21 de outubro de 2011, 11h20min

    Bom dia.
    Moro em uma casa sem contrato assinado, somente por boca mesmo. E pago até mesmo antes do vencimento que propomos.
    Mas a dona do imóvel resolveu vender a casa, e os novos donos deram 3 meses pra gente se mudar.
    Durante esses 3 meses sou obrigada a pagar o aluguel para os novos proprietários??

    T

    Thiguinho Quinta, 10 de novembro de 2011, 16h58min

    Olá, Aluguei uma casa onde moro e tenho um comércio, assinei contrato de 01 ano, após vencer o contrato fiquei mais 01 ano sem contrato. Derepente o dono da casa resolveu fazer uma reforma onde ele descobriu a casa interira e aumentou as paredes(levantou o ponto) com minhas coisas dentro da casa. Essa reforma durou 01 mês, tive um grande prejuíso, pois, pelo fato da casa estar sem telhado, choveu muito e danificou boa parte dos meus objetos, tive que dormir na casa dos amigos e almoçar em restaurante.
    Dependo do comercio para pagar 03 pensão alimentícias e demais despesas pessoais. Como passei um mês parado não tive dinheiro para pagar as contas.
    Após completar um mês de obras, o dono da casa pediu que eu procurasse outra casa pra morar alegando não ter dinheiro para concluir a construção. Falei com ele que isso era um absurdo e sugeri concluir a obra com meu dinheiro para que depois fosse abatido no aluguel, ele concordou. Terminei de fazer o que faltava e voltei a morar e trabalhar...quando fomos acertar as contas, ele disse que só iria me dar 01 mes de aluguel e queria que eu desocupasse a casa em seguida.
    Discutimos feio pois o aluguel custa R$ 200,00...passei 30 dias sem trabalhar sendo que ganho 60 por dia, ou seja, a cada dia que fiquei sem trabalhar, perdi de ganhar R$60,00(R$ 1800,00) mais o que tive que gastar com restaurante, móveis e objetos danificados pela chuva (a casa estava sem teto) e ainda mais de R$ 400,00 para concluir a obra.
    Estou indignado com isso e pretendo procurar os meus direitos.
    Gostaria de saber quais direitos eu tenho e como devo proceder, desde já agradeço!

    S

    scorppius81 Quarta, 14 de dezembro de 2011, 20h00min

    Sou inquilino de um imóvel sem contrato há 28 anos e o dono do imóvel está pedindo-o. O aluguel está em dia. Ele alega que quer passar o imóvel para o irmão dele morar com a namorada. Quais são os meus direitos ?

    K

    kirleyqueiroz Quarta, 28 de dezembro de 2011, 19h06min

    sou inquilina a dois anos e sempre pago tudo em dias...hjh e dia 28 a dona do imovel me pediu a casa pois diz que tem que se mudar pra ele com urgencia...deus ate dia 10 do proximo mes ou seja,12 dias ..nao tem como arrumar casa com esse tempo...que faço? quanto tempo tenho pra procurar outro imovel?