ADVOGADO SE RECUSAR A FAZER SUBSTABELECIMENTO
Um cliente me procurou alegando não estar satisfeito com os serviços prestados por um advogado para seu filho que está preso. Fui até a cadeia e colhi assinatura dele solicitando o substabelecimento sem reserva de poderes. Os honorários desse advogado já estão pagos e ele se recusa a fazer o substabelecimento.
Como proceder? Devo procurar a comissão de ética da OAB?
Att. Juliana Barros.
Juliana, sem prejuízo dos honorários do colega, devidos até onde efetivamente advogou, o mandato se encerra quando o outorgante, formalmente, comunica o outorgado da sua decisão. Sem mandato, não há mandatário, e por conseguinte, o cliente está liberado para constituir outro advogado que melhor lhe aprouver.
Ismair Junior Couto Advogado em Curitiba
Essa questão dá muito problema na justiça do trabalho. Na área criminal eu já juntei procuração e depois descobri que havia um advogado representando meu cliente. Liguei para o memso para avisar que não sabia desse fato e tb para saber se o meu cliente havia pago tudo certinho pra ele. Com uma medida dessas vc evita um procedimento no TED.......
Alberto, tomei o cuidado de verificar e os honorários estavam pagos corretamente. O problema é que o advogado que estava com o caso era totalmente relaxado. Não acompanhava o processo, nunca havia visitado o cliente na cadeia, não acompanhou a perícia médica e muito menos orientou no procedimento da perícia. Já se passaram 1 ano e ainda não houve sentença, ....., enfim, assumi o caso e em uma semana o processo começou fluir. Muita coisa que gostaria de feito não pude, porque o que passou no processo passou, mas vou fazer o melhor daqui pra frente.
Obrigado por sua colaboração.
Dra. Juliana Barros
Bom li os questionamentos e não pude me abster em expor meu ponto de vista também. Bom primeiramente como o advogado não quer assinar o substabelecimento da procuração, cabe ao cliente revogar a procuração de seu patrono, assim o novo contratado poderá trabalhar junto aos autos, caso junte aos autos procuração antes da revogação/substabelecimento do antigo patrono, de acordo com o código de ética estaria praticando infração ao art. 34. Para que não se tenha problemas posteriores é sempre bom consultar os autos antes de ingressar com a procuração. forte abraço e boa sorte.
Rodrigo A. Mendes
Estou acompanhando os debates, e verifico como questão principal, e que resolveriam as dúvidas atinentes a presente discussão, é de que para o patrocínio de alguma causa é imprescídível que haja a formalização de um contrato de honorários advocatícios, onde em suas clausulas estarão delineadas todas as dúvidas acima elencadas pelos debatedores.
Um abraço a todos.
Estou com um problema parecido, o advogado que cuidou do caso do meu filho foi muito relapso, esta me cobrando um transferimento que não aconteceu , consegui sua transferência para um lugar menos ruim atraves de email que mandei ao juiz responsável , ele praticamente nao fez nada foi realmente um relapso, ainda tem a ultima parcela dos seus honorarios mas ele nessa ultima parcela esta cobrando indevidamente essa transferência, meu filho ja assinou a procuração para outro advogado entrar com o recurso e esse novo advo ja entrou com o recurso e ja esta cuidando muito bem do caso agora, porem o advo anterior quer que eu mande os dados do novo advo para ele fazer o substabelecimento isso é necessario?
Tenho um caso parecido. Tenho uma eexecução contra o municipio. O processo ficou 02 anos parados e foi arquivado. Porcurei um advogado que me orientou entrar em contato e requerer o substabelecimento. Durante 01 ano foi atras do advogado e ele se escondia de mim e até cheguei a discutir com o mesmo e ele não me deu o substabelecimento. Outorguei procuração para outro advogado e verifiquei que o aadvogado antido fez carga do processo . Pode isso?? Gostaria de saber antes de procurar o meu atual advogado .
eu quero saber,como resolver um problema, com meu advogado, pois dei -a ele uma procuração,para que ele entrasse com um processo de revisão de contrato(financiamento de um carro)cujas as parcelas está muito alto o valor,ele me pediu um cheque de 500,00 pré para 30 dias,para que ele com este mesmo cheque pagar o perito em finanças e mais dois cheques de 450,00 ,para suas honorarias, no total de 1.400,00,isso a 40 dias atraz mas como estou com problemas financeiros temporarios,os táis cheques voltaram sem fundos,como esse advogado não ajuizou calsa nenhuma até agora,liguei para ele e disse não queria mais, pois até agora não vi n° do processo,ele me disse que ,tenho que pagar o valor dos cheques de qual quer forma,com ou sem processo,e agora o que] eu faço?
Salvo melhor juízo, discordo da posição do Dr. Alberto R. Fisk de que a juntada de uma procuração nova "cancela" a anterior.
Inexiste semelhante previsão na legislação. Se não for possível a juntada de substabelecimento, basta a ciência enviada ao substabelecido acerca da revogação do mandato, aém de outras possibilidades.
O fato é que o mandato não fica revogado automaticamente com a simples juntada de um novo.