ADVOGADO SE RECUSAR A FAZER SUBSTABELECIMENTO

Há 17 anos ·
Link

Um cliente me procurou alegando não estar satisfeito com os serviços prestados por um advogado para seu filho que está preso. Fui até a cadeia e colhi assinatura dele solicitando o substabelecimento sem reserva de poderes. Os honorários desse advogado já estão pagos e ele se recusa a fazer o substabelecimento.

Como proceder? Devo procurar a comissão de ética da OAB?

Att. Juliana Barros.

27 Respostas
página 1 de 2
Ismair Junior Couto
Há 17 anos ·
Link

Juliana, sem prejuízo dos honorários do colega, devidos até onde efetivamente advogou, o mandato se encerra quando o outorgante, formalmente, comunica o outorgado da sua decisão. Sem mandato, não há mandatário, e por conseguinte, o cliente está liberado para constituir outro advogado que melhor lhe aprouver.

Ismair Junior Couto Advogado em Curitiba

Alberto R. Fisk
Há 17 anos ·
Link

Se você entrar c/ uma procuração nos autos cancelará a anterior... Vale checar se o atual advogado recebeu seus honorários. O ideal seria pegar o subs mas se não der o cliente tem que revogar a procuração e tempos depois vc estará livre para entrar no processo

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Alberto, muito obrigado pela ajuda.

Juliana

Alberto R. Fisk
Há 17 anos ·
Link

Essa questão dá muito problema na justiça do trabalho. Na área criminal eu já juntei procuração e depois descobri que havia um advogado representando meu cliente. Liguei para o memso para avisar que não sabia desse fato e tb para saber se o meu cliente havia pago tudo certinho pra ele. Com uma medida dessas vc evita um procedimento no TED.......

Alberto R. Fisk
Há 17 anos ·
Link

Eu acho chato entrar "de paraquedas" em processo mas em certas horas a gente acaba sendo obrigado a adotar medidas urgentes

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Alberto, tomei o cuidado de verificar e os honorários estavam pagos corretamente. O problema é que o advogado que estava com o caso era totalmente relaxado. Não acompanhava o processo, nunca havia visitado o cliente na cadeia, não acompanhou a perícia médica e muito menos orientou no procedimento da perícia. Já se passaram 1 ano e ainda não houve sentença, ....., enfim, assumi o caso e em uma semana o processo começou fluir. Muita coisa que gostaria de feito não pude, porque o que passou no processo passou, mas vou fazer o melhor daqui pra frente.

Obrigado por sua colaboração.

Dra. Juliana Barros

Alberto R. Fisk
Há 17 anos ·
Link

A preclusão consumativa é uma tristeza.... Boa sorte!

Rô Mendes
Há 17 anos ·
Link

Bom li os questionamentos e não pude me abster em expor meu ponto de vista também. Bom primeiramente como o advogado não quer assinar o substabelecimento da procuração, cabe ao cliente revogar a procuração de seu patrono, assim o novo contratado poderá trabalhar junto aos autos, caso junte aos autos procuração antes da revogação/substabelecimento do antigo patrono, de acordo com o código de ética estaria praticando infração ao art. 34. Para que não se tenha problemas posteriores é sempre bom consultar os autos antes de ingressar com a procuração. forte abraço e boa sorte.

Rodrigo A. Mendes

midcat
Há 17 anos ·
Link

Acho que o grande problema do substabelecimento é a falta de interesse de alguns advogados que não agem com profissionalismo, me refiro a casos em que foram pagos os honorários e o advogado dormiu no ponto. Já vi muitos problemas como esse!

sandra gonçalces
Há 17 anos ·
Link

o que ocorre se a procuração dava poderes a dois advogados e um deles saiu do escritório? o advogado q saiu tem direito de receber honorários, mesmo q o contrato seja verbal?

Alberto R. Fisk
Há 16 anos ·
Link

o que saiu pode renunciar informando que o caso será tocado por seu colega. no que diz respeito a honorários terá que ser acerto de preferência amigavelmente cuidado p/ não "meter" o cliente no meio da discussão

Daniella_1
Há 16 anos ·
Link

Como o colega Alberto R. Fisk comentou, como fica a questão dos honorários do antigo patrono na Justiça do Trabalho, qdo o valor só vai ser conhecido realmente na fase de execução?

João Carlos Alexandre dos Santos
Há 16 anos ·
Link

Estou acompanhando os debates, e verifico como questão principal, e que resolveriam as dúvidas atinentes a presente discussão, é de que para o patrocínio de alguma causa é imprescídível que haja a formalização de um contrato de honorários advocatícios, onde em suas clausulas estarão delineadas todas as dúvidas acima elencadas pelos debatedores.

Um abraço a todos.

souza7
Há 16 anos ·
Link

Estou com um problema parecido, o advogado que cuidou do caso do meu filho foi muito relapso, esta me cobrando um transferimento que não aconteceu , consegui sua transferência para um lugar menos ruim atraves de email que mandei ao juiz responsável , ele praticamente nao fez nada foi realmente um relapso, ainda tem a ultima parcela dos seus honorarios mas ele nessa ultima parcela esta cobrando indevidamente essa transferência, meu filho ja assinou a procuração para outro advogado entrar com o recurso e esse novo advo ja entrou com o recurso e ja esta cuidando muito bem do caso agora, porem o advo anterior quer que eu mande os dados do novo advo para ele fazer o substabelecimento isso é necessario?

maria camila
Há 14 anos ·
Link

Tenho um caso parecido. Tenho uma eexecução contra o municipio. O processo ficou 02 anos parados e foi arquivado. Porcurei um advogado que me orientou entrar em contato e requerer o substabelecimento. Durante 01 ano foi atras do advogado e ele se escondia de mim e até cheguei a discutir com o mesmo e ele não me deu o substabelecimento. Outorguei procuração para outro advogado e verifiquei que o aadvogado antido fez carga do processo . Pode isso?? Gostaria de saber antes de procurar o meu atual advogado .

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

resposta para souza 7. revogue o mandato, afirmando que deseja ser assistido pelo advogado fulano de tal. ou Destitua-o. maria camila, mesma resposta do souza7.

Rodney silva
Há 14 anos ·
Link

eu quero saber,como resolver um problema, com meu advogado, pois dei -a ele uma procuração,para que ele entrasse com um processo de revisão de contrato(financiamento de um carro)cujas as parcelas está muito alto o valor,ele me pediu um cheque de 500,00 pré para 30 dias,para que ele com este mesmo cheque pagar o perito em finanças e mais dois cheques de 450,00 ,para suas honorarias, no total de 1.400,00,isso a 40 dias atraz mas como estou com problemas financeiros temporarios,os táis cheques voltaram sem fundos,como esse advogado não ajuizou calsa nenhuma até agora,liguei para ele e disse não queria mais, pois até agora não vi n° do processo,ele me disse que ,tenho que pagar o valor dos cheques de qual quer forma,com ou sem processo,e agora o que] eu faço?

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

eu creio que o Dr. que você assinou a procuração cujo honorários nem custas foram honrados por você desistiu de sua causa. Só resta lamentar se ele quiser te devolver os cheques parabéns para o mesmo, que estará se livrando de um grande problema....

Dr. Andamento
Há 14 anos ·
Link

Salvo melhor juízo, discordo da posição do Dr. Alberto R. Fisk de que a juntada de uma procuração nova "cancela" a anterior.

Inexiste semelhante previsão na legislação. Se não for possível a juntada de substabelecimento, basta a ciência enviada ao substabelecido acerca da revogação do mandato, aém de outras possibilidades.

O fato é que o mandato não fica revogado automaticamente com a simples juntada de um novo.

sagarana
Há 13 anos ·
Link

O novo instrumento procuratório acostado aos autos não tem o condão, automaticamente, de revogar o anterior.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos