exame da ordem - prova oab 2008.3 - 1ª fase

Há 17 anos ·
Link

Alguem disponibiliza do gabarito da prova da ordem? Vamos debater esta prova, bastante contestada!

3983 Respostas
página 79 de 200
Marcel Vasconcelos Lima
Há 17 anos ·
Link

Não vou começar a estudar para segunda etapa, pois será frustante não passar após o gabarito com anulações... apesar de ter errado quase todas que podem ser anuladas...

Sônia Silva
Há 17 anos ·
Link

Colegas atentemos para questão 47. Ajudem-me a tirar essa dúvida: Na referida questão incompetência relativa pode ser arguida por qualquer das partes não pode? ou seja autor ou réu? se a resposta for positiva, porque ela não é alernativa correta? Alguém poderia me ajudar? Colegas advogados dispostos a nos ajudar respondam por favor. Grata

Lucenilton Martins
Há 17 anos ·
Link

Olá, futuros colegas! Fiz o exame 2008/3 aqui em Sao Luis, mas ñ fiz nenhum cursinho preparatório, por isso estou meio desinformado acerca de possiveis anulaçoes, visto que essa prova estava mal elaborada e causou muitas duvidas, fora os erros grosseiros de digitação. Portanto, se os colegas souberem de alguma coisa respondam, por favor, pois fiz 48 pontos e acredito, no minimo em 2 anulaçoes. Obrigado e boa sorte!

Marcel Vasconcelos Lima
Há 17 anos ·
Link

POR FAVOR mandem para meu email as questões com seus fundamentos para serem anuladas, juntos veceremos... [email protected]

Sônia Silva
Há 17 anos ·
Link

O fundamento tá no CPC que trata sobre competencia. No momento estou sem nenhum CPC aqui. Ah pessoal tô tratando assunto da questão 47. Deem uma olhada e comaprem aos seus CPC's

A incompotencia relativa pode ser arguida por qualquer das partes

Esta questão pode estar incompleta mas errada ELA NÃO ESTÁ !!!

LUIZ CARLOS PEPES
Há 17 anos ·
Link

Atenção questão 68 é passível de anulação ( dto trabalho ) conforme professor lfg ( assistam correção da prova ) vamos lutar pessoal, recurso neles, no minimo 4 questões devem ser anuladas.

MaJú
Há 17 anos ·
Link

Oiiiiiiiiiii

Gostaria de receber materiais referentes aos recursos que serão interpostos, pra dar uma lida e, de repente, recorrer também. Fiz 47 e até agora não consegui decidir se estudo pra segunda fase ou se desisto e retomo os estudos para a primeira.

Se alguém puder me ajudar, meu e-mail é [email protected].

Valeu!!!!!!!

Eduardo
Há 17 anos ·
Link

Em relação à questão 47 seguem algumas informações já postada por mim e por um colega do presente fórum:

Pessoal, Eu, felizmente, não estou na situação de vocês. No entanto, dando uma olhada nos comentários, não pude deixar de lamentar os erros crassos cometidos no presente exame. Em relação à questão 47, atentem para o tipo de competência que a questão está marcando como certa. Vejam o que diz a questão supostamente correta: "Modifica-se a competência ABSOLUTA do foro pelo critério da PREVENÇÃO, na hipótese de imóvel situado em mais de um estado ou comarca". Ora, como é que isso pode estar correto? O art. 107 do CPC diz que: "Se o imóvel se achar situado em mais de um Estado ou comarca, determinar-se-á o foro pela prevenção, estendendo-se a competência sobre a totalidade do imóvel". Vejam que não há qualquer menção à competência ABSOLUTA até porque o artigo faz referência à competência RELATIVA, ou seja, COMPETÊNCIA TERRITORIAL. Como EXCEÇÃO, de acordo com o artigo 95 do CPC, tem-se que: "Nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa. Pode o autor, entretanto, OPTAR pelo foro do domicílio ou de eleição...". Neste caso, a competência passa a ser ABSOLUTA, já que se trata de ação fundada em DIREITO REAL SOBRE IMÓVEL, o que não é o caso da questão. Portanto, a questão CORRETA a ser marcada é a que diz: "A incompetência relativa pode ser argüida por qualquer das partes". Ou seja, de acordo com os artigos 112 e 304 do CPC, as partes podem argüir a incompetência relativa por meio de exceção, sob pena de a mesma ser prorrogada, de acordo com o art. 114 da mesma codificação. Não sei se o caminho deve ser esse, mas caso seja, o argumento pode ser usado para eventual recurso. Obs: A prova não usou o trema, mas, na segunda fase vocês podem usá-lo sem as alterações ocorridas na gramática, já que o edital foi publicado antes das mesmas. Boa sorte a todos!!!


POSTADO POR FERNANDO – Tangara da Serra-MT: RECURSO CÓDIGO PROC CIVIL – Prof. Fabio Alves

Questão nº 47

Art. 112. Argúi-se, por meio de exceção, a incompetência relativa. Parágrafo único. A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz, que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu.(Incluído pela Lei nº 11.280, de 2006)

Na forma do que dispõe o artigo 112 do CPC, cuja nova redação foi dada pela Lei 11.280/06, há situações em que a incompetência relativa também poderá ser declinada de oficio.

Logo, no que toca ao caderno gama, além da hipótese C, a letra B também está correta, devendo portanto ser a questão anulada.


RESPOSTA MINHA: Caro Fernando: Pelo teor da questão 47, vê-se que a Cespe procurou avaliar o conhecimento sobre a competência relativa e absoluta. A alternativa que diz: “a violação de competência relativa pode ser declarada de ofício”, logicamente que está errada levando em consideração a REGRA. No entanto, como você bem ressaltou a informação dada pelo professor Fábio Alves, seria imprescindível a colocação da EXCEÇÃO inserida pela Lei n. 11.280, pois ela “pode ser declarada de ofício em contrato de adesão”, segundo o teor do parágrafo único do referido artigo. Essa questão está, dessa forma, errada e muito mal elaborada. Portanto, passível de anulação.

Sônia Silva
Há 17 anos ·
Link

questão 47

POR FAVOR EU INSISTO NESTA QUESTÃO. O FUNDAMENTO ESTÁ NO CPC sobre COMPETENCIA

Acerca de competência de jurisdição, foro e juízo, assinale a opção orreta. A Modifica-se a competência absoluta do foro pelo critério da prevenção, na hipótese de imóvel situado em mais de um estado ou comarca. B A competência relativa do foro e juízo para a ação principal não impõe, necessariamente, a mesma competência para as ações acessórias e incidentes processuais. C A INCOMPTENCIA RELATIVA PODE SER ARGUIDA POR QUALQUER DAS PARTES D A violação de competência relativa pode ser declarada de ofício.

Marcel Vasconcelos Lima
Há 17 anos ·
Link

Por favor quais as reias questões que podem ser anuladas preciso saber para ver se comece a estudar para a 1 ou 2 fase?

Me ajudem!!!!!!!

Sônia Silva
Há 17 anos ·
Link

Marcel vá no site:

www.blogexamedeordem.com.br

Talvez lá vc encontre o que procura.

Espero ter ajudado

Marcel Vasconcelos Lima
Há 17 anos ·
Link

Obrigado cema, mais estou aqui no trabalho e está blogueado este site, vc poderia me informar as questões que podem ser anuladas por este site..?

Dra. Íris
Há 17 anos ·
Link

Paulinho, visto que ultimamente a CESPE tem tendência a anular 3 questões...Com na última prova que foi longe de divergências iguais a essa...Seria lógico pensar que não é possivel com tantas questões polêmicas o CESPE não anule no mínimo 3...Claro...vai tbm depender da turma toda entrar com recurso...É isso que espero...abraço.

JP-go
Há 17 anos ·
Link

....se tdo correr bem... 6 questoes serao anuladas!

Wianey
Há 17 anos ·
Link

JP !!

bem... na sua opnião... quais ??

valeu !

ANDREA CRISTINA
Há 17 anos ·
Link

Questões passiveis de anulação : 11,25,58,66,95,53,68,51,47,48,55,56,24,46 são so essas!!!!Boa sorte a todos!!!!!!

Julio Prestes
Há 17 anos ·
Link

olá pessoal, temos que nos unir e preparar um recurso, principalmente nas questões que estavam com o enunciado errado, pois não nos permitem errar nada, sendo assim, abre um precedente para que nós não permitamos o erro da UNBCESP, vamos recorrer juntos.

JP-go
Há 17 anos ·
Link

48 51 55 56 24 46 47 95

essas sao as com chances reais!

recursos neles meus amigoooooS!

Wianey
Há 17 anos ·
Link

ANDREA...

FIZ 48 !

dessa lista de kestoes q vc passou errei 9 !!

devo entrar no cursinho segunda fase ??

valeu !!

Wianey
Há 17 anos ·
Link

JP !

Dessas 8 q vc listou...errei 6 !

fiz 48 !

acha q dá pra entrar ??

valeu !

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos