Uma pessoa A compra uma casa, cujo terreno em escritura é 10 por 23 metros, algum tempo depois ele descobre que o vizinho construiu em 3 metros do terreno que consta em sua escritura, observe-se que a construção do prédio vizinho é anterior a compra da casa. Pode A requerer a posse e propriedade ou indenização da área ocupada pelo seu vizinho?! Qual a ação cabível?! Ação de reintegração, Imissão na posse ou reinvindicatória?!

Grata,

Elenice

Respostas

    Eliane Medeiros

    Eliane Medeiros Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 6h06min

    Comprei um terreno Há mais ou menos 2 meses perto da minha casa. A principio parecia vazio. Ao ir medir o terreno constatei que 3 metros da casa do vizinho se localiza dentro do meu terreno, O antigo proprietário disse que ofereceu o terreno para compra e não aceitaram, hoje disseram que o terreno é deles por direito.Todos os documentos pagos e escritura ok. Pergunto: Posso derrubar tudo? A ação reivindicatória é para aquele que tem o domínio (título registrado em cartório) mas que nunca teve a posse, eu comprei o terreno e alegam posse. Posso me favorecer desta Ação? Ele tem um casa no terreno ao lado. Este comodo de 3X3 foi um puxadinho para meu terreno. No caso de ter casa própria não lhe dá direito de usucapeao correto? Abro uma ação ou faço sair?

    K

    Kelly Terça, 07 de março de 2017, 22h51min

    Dr António, comprei um terreno a 15 anos e agora resolvi construir. Nao tenho escritura assim também como a grande maioria em minha cidade. O terreno é de 7×20 e quando comprado foi demarcado com uma cerca de arame farpado. Hoje desfiz de um outro bem e comecei a construir. Quando ja estava suspendendo as paredes um rapaz que é dono da posse ao lado disse que eu tinha invadido 80 centímetros do terreno dele. Acontece que são 6 terrenos um ao lado do outro com as mesmas medidas. Um já está com um imóvel só que ocupa 8x20 dois estão com 21,50 eu construir apenas nos 7x20 e esse vizinho queixou se que esta com 6,20 exigindo que eu indenizasse ele por seu prejuízo. Acontece que não me vejo responsável por isso. Contruir no demarcado por quem me vendeu. Cumprindo a metragem no documento de compra e venda a 15 anos. Gostaria de saber como devo proceder com ease vizinho que está inconformado. Grata. Vale dizer que dessas 6 posses só há duas construções a minha que é recente e outra mais adiante que é antiga. As demais se tratam de posses sem construções. Omo procedo?