questões passíveis de anulação
Oi gente, Sou de Fortaleza e fiz 48 questões, não sei se terei chance de passar para segunda fase, mas gostaria de entrar com recurso de algumas questões, se alguém tiver fundamentação e quais as que podem ser anuladas, favor me enviar, para o email: [email protected], agradeço demais.
ola... eu fiz 48 questões e gostaria de receber fundamentação para recursos das seguintes questões?
questões: 16, 17, 50, 51, 59, 61, 64. pois em todas essas eu discordo da resposta contida nos gabaritos...
se alguem puder me ajudar???
meu email é [email protected]
Christinne, você tem grande chance, pelo histórico de anulações da Cespe....enfim fiz 47 também quero entrar com recurso, não temos nada a perder!!! é melhor estudar para segunda fase agora , do que ser surpeendido 1 semana antes da prova... Quem puder me mandar fundamentações agradeço [email protected]
Pessoal, fiz 48, estou ainda com esperança de passar, mas estou perdido, pois ainda não sei as questões passíveis de anulação e nem tão pouco suas fundamentações, como também não sei se é obrigatório eu entrar para conseguir ou ficar na dependência dos outros e, por fim, não sei se faço cursinho para 2ª fase. Por favor, me ajudem!! [email protected]
19/05/2009 - RECURSO - QUESTÃO 36 - DIREITO CIVIL
No que se refere aos bens, assinale a opção correta.
A A regra de que o acessório segue o principal tem inúmeros efeitos, entre eles, a presunção absoluta de que o proprietário da coisa principal também seja o dono do acessório. B Um bem consumível pode tornar-se inconsumível por vontade das partes, o que vinculará terceiros. C A lei não pode determinar a indivisibilidade do bem, pois esta característica decorre da natureza da coisa ou da vontade das partes. D Não podem ser considerados móveis aqueles bens que, uma vez deslocados, perdem a sua finalidade. A letra A, a questão é nula pois em relação aos de frutos, os colhidos de boa-fé pertencem ao possuidor de boa-fé e não ao proprietário. Sem contar as jazidas de recursos minerais, que pertencem a união. (artigos 1214 e 1230 do CCB).
Há ainda a matéria de benfeitorias voluptuárias, que podem ser levantadas do imóvel, embora aderindo ao mesmo.(artigo 1219 do CCB).
Logo a presunção não é aboluta, mas sim relativa.
Prof. Fraga
19/05/2009 - RECURSO - QUESTÃO 28 - DIREITO CIVIL
A denominada teoria dos entes despersonalizados:
A é aplicável na hipótese de herança jacente ou na de massa falida. B não é aplicável na sistemática civil brasileira, diante da ausência de hipóteses caracterizadoras. C tem aplicação quando se trata da presença, em juízo, de condomínio. D tem aplicação quando o espólio é acionado
Há mais de uma resposta correta, pois o condomínio e o espólio, são entes despersonalizados com representação processual.
A respeito dispõe o artigo 12 do CPC:
Art. 12 - Serão representados em juízo ativa e passivamente: III – A massa falida pelo síndico; IV – A herança jacente ou vacante, pelo seu curador; V- O espólio, pelo inventariante; IX – O condomínio, pelo administrador ou pelo síndico; Logo, a questão é nula por existir mais de uma resposta certa.
Prof. Fábio Alves
O Cespe está brincando? Não tem necessidade de uma prova dessa tal difícil e cansativa. Tenho certeza que quando todos chegam na 50 ninguém aguenta mais ler tudo aquilo de questões é demais cansativo. O Cespe e o Conselho precisam rever o conceito desta avaliação. Pois acho que o real motivo não é avaliar o Bacharel que sai da Faculdade com um mínimo de conhecimento, mas sim o meio encontrado para barrar a entrada destes Bachareis no mercado tal competitivo que é o da advocacia. Quantas faculdades de Direito foram autorizadas e reconhecidas? Aqui no meu Estado, o Pará, para entrar numa Faculdade de Direito basta somente uma redação, pode? Acho que os advogados que não prestaram exames, mas adquiriram suas OAB's precisariam fazer está prova.E queria sabes quantos iriam passar?