Estou morando junto a 4 anos e meio, temos conta conjunta a uns 2 anos e meio, título de clube dependente, tenho conta de luz, telefone da casa em meu nome, mas não sou casada no papel, gostaria de me casar mas tenho uma dúvida....perante a justiça em uma separação ou algo parecido terei quais direitos? se eu casar hoje irá contar apartir de agora? ou para isso será considerado o tempo juntos vivendo em baixo do mesmo teto? vale a pena casar? ou não nesse caso.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 28 de março de 2016, 17h07min

    O que vcs adquiriram onerosamente neste 4 anos de relacionamento?? O bem que tenha sido será dividido em 2. A herança que vc recebeu e o carro que comprou após a separação, ela não tem direito, para isso reuna o máximo de prova que possa para atestar o dia em que separou-se dela em definitivo.

    Mirian Jaqueline Reis Braz

    Mirian Jaqueline Reis Braz Segunda, 02 de maio de 2016, 15h24min Editado

    Sou separada a mais de 8 anos fui embira de casa porque apanhava de mais e acabei saindo sem nada,gostaria de saber se agora posso entrar com pedido de divisao de bens.
    Obrigada

    Lydia Marreiiro

    Lydia Marreiiro Terça, 05 de julho de 2016, 11h36min

    Bom dia, eu moro junto com meu parceiro a quase 14 anos, e estamos querendo se separar. Temos 3 filhos e essa casa que moramos é dele por ser da familia dele.
    Quero saber se eu tenho algo um direito?????

    R

    Rafael F Solano Terça, 05 de julho de 2016, 12h55min

    Direito a metade dos bens conquistados onerosamente, como os móveis, por ex.

    D

    Desconhecido Quarta, 24 de agosto de 2016, 12h05min

    Bom tarde, minha mãe morava com meu padrasto ha 10 anos, na época que ela engravidou ele comprou uma casa para eles morarem juntos, só que ha 2 anos ele saiu de casa, sendo abandono de lar ele perde os direitos a casa ? E a dois meses ele se casou no civil com uma mulher ela tem direito a casa também ? E se minha mae pode alugar ou requerer a venda da casa ?

    Gedeane Souza

    Gedeane Souza Quarta, 24 de agosto de 2016, 16h57min

    Boa tarde! Vivo a 14 anos com meu companheiro e tenho 3 filhos com ele. Não somos casados, apenas vivemos juntos. Quando eu o conheci ele tinha um terreno com uma pequena casa construída. Durante a convivência construímos mais 2 casas no mesmo terreno. Só que todo dinheiro investido foi dele. Eu o ajudei apenas na administração da compra de materiais. Se hoje nos separamos. Quais são meus direitos?

    D

    Desconhecido Quarta, 24 de agosto de 2016, 18h15min

    Gedeane Souza

    Se o dinheiro usado no pagamento das duas obras foi adquirido durante a convivência, você tem direito a metade do valor gasto, com alguma atualização.

    Se você não colaborou diretamente no pagamento dos materiais e mão de obra, certamente colaborou em outras coisas, tipo administrar o lar e cuidar da família, para ele ter mais tempo e motivação para se dedicar ao trabalho/ganhar dinheiro e construir os imóveis.

    Porém, você só terá direito se reconhecido por ele/seu companheiro ou pela justiça.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 24 de agosto de 2016, 21h48min

    A questão está em vc provar quando se realizou e quanto custou as obras de melhoria do imóvel, visto que ele já existia antes de vc ir nele morar. No que vc conseguir provar os gastos nas obras apos sua união com ele é que vc poderá requerer a metade do valor em indenização.

    C

    Cleane Segunda, 14 de novembro de 2016, 10h03min

    Olá.sou junta com cara ah 4 anos ..não sou casada no papel com ele ..ele já tem dois filhos com outra um tem 16 ..a outra 10 ..ele não tá mais pagando pensão pq tá dessenpregado ..i ela tá obrigando ele é vender umas coisas de casa pra pagar apensao oqr eu faço

    R

    Rafael F Solano Segunda, 14 de novembro de 2016, 10h42min

    Vc não faz nada, não é problema seu. A obrigação é dele, não pode depois de fazer o filho deixar ele passar fome alegando desemprego. Ele precisa é de trabalho, não de emprego, para sobreviver e alimentar os filhos!!! Ele que se vire, arregace as mangas e vá catar serviço, varrer calçada, vender bala em porta de escola, até alugar o corpinho dele!!! Pode ir em cana tmb, ficar uns 90 dias a cada 30 dias de atraso da pensão

    Imagine se o filho que ele deixa morrer de fome fosse seu??!! Já sabe com ele é, então, não tenha filho com este cara!!!! Pai que é pai não deixa filho passar fome, e ninguém tem de cobrar dele sua responsabilidade.

    Priscilla Sousa

    Priscilla Sousa Quarta, 28 de dezembro de 2016, 9h05min

    Olá, não sou casada no papel mas moro com ele a 12 anos e temos uma filha de 6 anos porém estamos nos separando, tinhamos um terreno mas ele vendeu e recentimente comprou uma casa onde reformamos juntos.
    A pergunta é... Eu e minha filha tem direito de morarmos na casa sem ele.
    Pelo fato que, eu não estou trabalhando?
    Ou teremos que dividir a casa?
    Ou seja vender?
    Mim responde por favor preciso saber da resposta.
    Desde já agradeço.