Pensão alimenticia para mulher que não trabalha
Estou em processo de separação, tenho uma filha de 7 anos de idade e quando ela nasceu, resolvir deixar o meu emprego para me dedicar apenas à ela, hoje estou desempregada e vou começar a estudar em uma faculdade particular, gostaria de saber os meus direitos?
Sr Thalia, já foi respondido aqui >
jus.com.br/duvidas/78143/pai-desempregado-tem-que-pagar-pensao-alimenticia?page=2#answer_1219848
Olá... fui casada por dois anos com um bombeiro militar. Na época estava em tratamento psiquiátrico e por ele me dar total segurança, abandonei meu emprego pois não tinha condições psicológicas de me manter no trabalho. Depois até tentei arrumar outro mas não rolou, a doença não me permitia concentração no trabalho e o fato de estar com o psicológico abalado não consegui me manter no emprego. Ele permitiu que eu ficasse em casa, porém, logo após ele começou com humilhações, me chamando de invalida, doente e louca. A pouco, descobri que tenho um problema na coluna que não tem cura, quando tenho as crises tenho que ir ao hospital me tratar com injeções e remédios,além dos qu eu já tomo devido a depressão. Tenho todos os laudos desses enfermidades... gostaria de saber se nesse caso tenho direito a pensão, pois estou com muitas dificuldades, aluguel e contas a pagar e já tem uma semana que estou sem gás porque não tenho de onde tirar o dinheiro. Compramos um terreno, eu dei a entrada no valor de R$ 3000,00 e nem esse dinheiro ele quer me devolver. Depositei o dinheiro na conta do dono do terreno, que por sinal é amigo dele e não temos comprovante de compra e venda. A única prova que tenho é este depósito. Não temos filhos. Quais procedimentos devo tomar? É necessário entrar primeiro com o divórcio? Somos casados em regime parcial de bens.
A compra do terreno poderá ser provada com mensagens e por meio de testemunhas, o recibo do valor que vc depositou poderá lhe ser restituído.
Vc chegou a casar no civil? Se afirmativo, irão dividir os bens conquistados onerosamente na vigência do casamento. Vc só vai conseguir pensão temporária, maximo de 6 meses. Procure a casa de parentes que possam lhe acolher e assim reduzir seus gastos.
Olá tenho um bebê de 10 meses e meu marido vai sair e casa eu não trabalho poruqe ele sempre dizia que era eu assinado carteira e ele me largando bom esse dia da chegandk a pensão do meu filho sei que ele tem obrigação mas enquanto a mim até conseguir um emprego ele diz que saindo e casa não tem nada haver comigo e que como não trabaljo vai pagar o menino de mim bom sempre trabalhei mas oi insistência insistência medo preferi ficar cuidando do meu filho moramos e aluguel minha família e toda e SP e eu moro em Pernambuco o que posso fazer em relação a isso realmente ele não tem nenhuma responsabilidade ou tem pelo menos até que eu arrume um emprego ja que moro e aluguel que medidas posso tomar? Obrigada