não sou o pai biologico e quero retirar meu nome da certidão de nascimento da criança
Bom Dia, Um amigo registrou em seu nome uma criança pensando ser o pai biológico, porém descubriu que não é. O que ele deve fazer para retirar o nome dele da certidão de nascimento da criança, pois ele não é o pai biológico? Obrigada!
Leia as resposta deste link que tratam do mesmo assunto:
jus.com.br/forum/73846/pai-nao-biologico-que-paga-pensao-registrou-e-agora-quer-tirar-o-nome/
" O reconhecimento de um de um filho (mesmo que seja seu filho biológico) constitui um ato irrevogável, ou seja, para todos os efeitos legais, vc será considerado o pai da criança, devendo-lhe assistência material, moral e educacional. Caso haja um haja a separação do casal vc terá a obrigação de pagar alimentos à criança até que ela complete a maioridade (18 anos) ou até completar o curso superior."
Themmis, ocorre um engano de sua parte.
A sra. Patricia relata que o pai registrou pensando que realmente era o pai, ou seja, ele foi enganado, não pode então suportar o ônus por culpa de outrem.
Chamamos de ação negatória de paternidade.
Conceito:
É a ação, que compete exclusivamente ao marido, de rito ordinário, que permite seja contestada a paternidade dos filhos de mulher ou companheira, ainda que tal paternidade conste do registro civil das pessoas naturais.
Eis que o caso em questão é plenamente possível.
Att. Dra. Juliana Barros
Themmis, a minha intenção foi a melhor possível, afinal não sou obrigada a saber sua formação profissional. Neste fórum existem várias pessoas que colocam suas opiniões e embora corretamente não conhecem o conceito jurídico. O fato de conceituar é meramente informativo e não pejorativo ou desmerecedor da sua capacidade intelectual. Desculpe se o ofendi culturalmente.
"De nada vale todo nosso conhecimento se guardamos só para nós".
Tenha uma excelente noite e fique com Deus.
Att. Dra. Juliana Barros.
Dra. Juliana Barros,
bom dia,
Tenho uma cartilha, lançada pelo Ministério Público de Minas Gerais, sob a consultoria de alguns laboratórios de genética humama que padroniza os exames de DNA no Brasil.
Caso tenha interesse em receber me envie um email.
Posso te enviar por email (documento com 25 páginas) sem custo algum.
Abraços
Oi estou com um drama semelhante e a contrario desta situação vcs poderiam fazer abusca la no canto direito do site em " sou o pai bilogico mais meu filho foi registrado pelo atual namorado de minha ex- mulher "
me de informaçãos para entrar na justiça tanto para reconhecer meu filho quanto par aprocessar minha ex- mulher pois foi tudo de proposoto para me humilhar efazer com que eu entrasse na justiça para pagar pensão.
Prezados (as),
Meu Marido antes de me conhecer estava com uma moça que já tinha uma filha, ele registrou a riança mesmo não sendo Pai dela. agora a menina está com mais ou menos 6 anos, e eu ele estamos juntos a 4 anos temos uma filha. Só que agora a ex- companheira dele quer pensão depois de muito tempo. ele terá que pagar algo a ela mesmo a criança não sendo filha biológica dele?? O que devemos fazer, pois ele quer tirar o nome dele da menina.
Att.,
gente simples assim..... pra se haver uma ação de negativa de paternidade, pra que o suposto pai retire seu nome da certidao do filho que descobriu nao ser seu, e preciso que ele tenha registrado "enganado", achando que o filho realmente fosse seu. Nesse caso, sim, e possivel entrar com uma ação. Ja no caso do homem que assume a paternidade de uma criança, sabendo nao ser sua, tipo filho de uma nova compnaheira, ou casa com mulher que tinha um filho registradoso no nome dele e ele resolve assumir.... nesse caso, e irrevogavel, porque se compara grosseiramente a adoção. Quando termina o relacionamento, o vinculo filho / pai nao termina. A criana nao sera registrada por cada novo marido que sua mae arranjar. !!! existe o vinculo social, essa criança sabe que que tem um pai, a escola, amigos, familia sociedade. ai de repente, o pai "desiste" e pronto ? simples entender .