LICENÇA PREMIO NA ESFERA MUNICIPAL
1 - Sou Funcionário Público Municipal - O Regime Juridico Unico dos Servidores do meu Município é válido para me conceder Licença Prêmio, já que estou no serviço a mais de 25 anos. 2 - Existe Lei Federal que extinguiu a Licença Prêmio dos Servidores Municipais, ou somos regidos pela Lei Municipal (REGIME JURIDO UNICO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS)
Obrigado pela atenção. José Sérgio
A regra é que os servidores ocupem em crgo publico criado por Lei, que define o numero de vagas, categorias, remuneração e atribuições que lhe são inerentes, a lei estabelece direitos e deveres, entre o servidor e administração. - No regime estatutário, o servidor publico adere os direitos e deveres previamente definidos na Lei, não cabendo nem a ele, nem ao administrador Publico a modificação de tais condições. Portanto, o que emana, é a regra estabelecida no Estatuto dos servidores públicos Municipais de sua cidade, a qual é de competência e elaboração do Poder Executivo Municipal. O estatuto do servidor Publico estadual, não alcança os funcionários municipais. Espero ter colaborada na resposta
Sou servidora pública municipal e protocolei o pedido de licença prêmio em março de 2.009, mas o meu pedido foi indeferido pois tive faltas em hora de trabalho pedagógica que é a noite e no caso estava fazendo faculdade a noite . A prefeitura alegou que eu tive 12 faltas injustificadas devido ao somativo de horas que faltei a noite no htpc. Gostaria de saber se a LDB não me favorece pois lá diz que os professores tem o direito de se especializar e não dá para estar em dois lugares ao mesmo tempo? Se sim qual artigo posso usar para recorrer desta decisão?
A Lei que concede a licença premio, define o pagamento e os que tem direito ou não. Tem direitos mas também tem deveres para o servidor cumprir. No regime estatutário, o servidor publico vincula os direitos e deveres previamente definidos. Então sem ler o estatuto fica vago demais as perguntas, pois cada um impõe suas condições e deveres, mas em regra geral, se ficar muito tempo sem tirar as licenças essas são perdidas e não geram direitos adquiridos, até poque após 05 anos estão prescritas qualquer postulação destes direitos junto a administração pública.