Exame de Ordem 2008.3 - 2ª Fase - Direito Trabalhista e Processual do Trabalho
Ola futuros Doutores e Doutoras!!
Todos estudando com afinco para a prova de 2ª fase?
Quel tal dividirmos idéias, experiencias e materiais?
[...]
Abraços.
Na minha peça coloquei o seguinte esqueleto: endereçamento, qualificação, ccp, do pacto laboral, reversão da justa causa com fundamento no art 1° da Cf (dignidade da pessoa humana), as verbas recisórias decorrentes da reversão, a multa 467, a notificacão, valor da causa, local/data, advogado. E com certeza acertei 2 questões. Será que passei?
Olá Bruno Machado É caro colega, estamos em pane ,kkkk, é uma tortura sem fim essa espera angustiante e ainda tem o fato de estarmos nas mãos dos examinadores , mas estou mt confiante .Esse não foi o meu 1ª exame portanto vc pode imaginar a minha aflição, no 2008.1 fiquei com 5, pontos , recorrir mas não mexeram em minha nota. Daí no 2008.2 fui pra prova com mt confiança( tinha feito cursinho e tudo, rs), e + uma vez não tive êxito. Dessa vez estudei 8 horas por dia ( iniciei os estudo p/ 2ª fase ainda na 1ª, não queria perder tempo, tanto que acertei 14 das 15 questões de Trablho) abandonei quase tudo menos o emprego rs. A minha família pouco me via, só estudo, rs. Sei que eles( cespe) as vezes são mt rigorosos outras nem tanto , penso que depende tb de quem está corrigindo.
Olá pessoal.
Alguém pode opinar sobre minha prova... estou muito preocupado.
PEÇA PROCESSUAL (Reclamação trabalhista para reversão da justa causa e pagamento das verbas rescisórias):
Endereçamento
Qualificação das partes
Endereço do advogado
RT com fulcro nos art. 840 da CLT e 282 do CPC
"Da CCP"
"Do Contrato de Trabalho"
"Da Reversão da Justa Causa" (não citei o art. 373-A, VI, da CLT, mas fundamentei com base na CF, arts. 1º, III, e 5º, X, ou seja, a dignidade da pessoa humana e o direito à inviolabilidade da intimidade, e, ainda, citei o Sérgio Pinto Martins sobre os limites das ordens do empregador).
"Do Pedido" (verbas rescisórias: aviso prévio, 13º prop., férias prop.+ 1/3, multa de 40% do FGTS, liberação do FGTS, guias TRCT e DS. Não pedi saldo de salário, pois o problema não dizia que quando ela foi demitida não pagaram tal verba, que mesmo que por justa causa é devida, assim não presumi a dívida. Não pedi as multas do 467 e 477, pois as verbas eram controversas, bem como a única verba devida pela justa causa era o saldo de salário e o enunciado não falava do atraso no pagamento desta verba. Também não pedi dano moral, pois já conhecia o posicionamento do TST de que a demissão por justa causa por si só não gera dano moral, mas precisa ficar comprovada a situação vexatória e o dano decorrente, p. ex. "chamar a empregada de impobra", o que não vi expresso no enunciado).
"Da Notificação"
"Das Provas"
"Do Valor da Causa"
Fechamento
QUESTÕES:
1) Sim, pois ocorreu a prescrição intercorrente, com base na súmula 327 do STF, apesar da súmula 114 do TST.
2) (ERREI, mas fundamentei) Disse que era tempestivo e por analogia citei a súmula 30 do TST (que fala no caso de sentença, publicação, etc...).
3) Conforme súmula 386 do TST, pode ser reconhecido o vínculo de emprego do policial militar, preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT.
4) Não eram devidas horas "in itinere", apesar de precário havia transporte público. Súmula 90 do TST e art. 58 § 2º da CLT.
5) Adicional de periculosidade. 30%! Súmula 364, I, do TST. Art. 191 da CLT.
SERÁ?
Abraços.
MAICON
Olá pessoal ! encontrei em minhas coisas o espelho da prova 2008.1 porém, como era uma Contestação naõ sei se vai ajudar mt. Peça: Quesito avaliado 1-A presentação e estrutura textual( legibilidade, paragrafaação); cprreção gramatical ( acentuação ,grafia,pontuação) Faixa de valores:0,00 a 0,50. 2-Fundamentação e consitência: 2.1 Aspectos formais da peça ( competência , parte, contestação pedido final) -0,00,2,00. 2.2 Aspectos materiais negativa de responsabikidade -0,00 a1.50. 2.3 Princípio da eventualidade- 0,00 a 0.50. 3- Domínio do raciocínio jurídico ( técnica profissional demonstrada; capacidade de interpretação e exposição.0,00 a 0.50.
Espero que sirva para que possamos fazer um parâmetro da pontuação da nossa Reclamação pois a cespe não deve fugir mt desse modelo.
Boa sorte a todos
Bom Tarde. Gostaria de opiniões sobre a minha prova. Na peça fiz: Endereçamento correto, qualificação, informei o endereço do advogado, coloquei o nome da peça de RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, abri um topico da NÃO SUBMISSÃO CCP, um topico da justiça gratuita. I- Dados do contrato de trabalho II-Da não ocorrencia da justa causa III- DA NÃO CARACTERIZAÇÃO DE INSUBORDINAÇÃO OU IV-DA DESPEDIDA ARBITRARIA citei o art da CLT q falava da revista intima Obs: so q houve um probleminha qdo fui fundamentar escrevi a reclamada ao inves d ser a reclamante, sera q vou perder mt ponto por isso???? mas logo abaixo escrevi a autora..... NOS PEDIDOS Pedi a reintegração tendo em vista a despedida arbitraria e se não acolhido o pedido de reintegração que seja descaracterizada a despedida por justa causa por despedida sem justa causa. pedi todas as verbas da despedida sem justa causa. Pedi Danos Morais, so não citei o art. pedi a notificação da reclamada pedi honorários advocaticios abri um topico das provas dei valor á causa de......... nestes termos pede deferimento
local/data advogado
Nas questões:
1- errei
2- coloquei a oj e falei q o recurso e extemporraneo, sendo assim ele e intempestivo
- coloquei a sumula do policial militar e expliquei
4- falei q não tem direito as horas intinere art 58§ 2 da clt e sumula 90 III do TST
- coloquei insalubridade (errei ne) mas sera q ganho uns pontos por ter feito
E ISSO, EST DESESPERADA SERA Q DA P/ PASSAR, NO CASO ACHO Q ACERTEI 3 QUESTÕES SERA Q DA PARA TIRAR PELO MENOS A METADE NA PEÇA????
POR FAVORRRRRRRRRRRRR ALGUEM ME RESPONDAAAAAAAAAAAA