OAB CESPE 2008.3 2ª FASE - PENAL
Este blog ajudara bastante quem for prestar o Exame de Ordem 2º Fase Penal
http://www.uniblog.com.br/praticapenal
Rodrigo
O meu caso não é de embargos,creio eu. Não tenho a menor duvida ou questionamento acerca da resposta ao meu recurso. Minha duvida,que persiste mesmo após ler o eital,é se a nota igual ou maior de 5,5 em sede de recurso arredonda pra 6.
Essa duvida não tem cabimento de ser esclarecida ou sucitada em Embargos porque ela nao tem nada a ver com a resposta do recurso
Sarah
não vou entrar com o MS sem saber antes qual é a regra do edital que pra mim ainda nao está clara. A leitura do edital nos leva a 2 interpretações
1-a expressa no edital da regra que diz arredondar a nota
2-a da regencia supletiva d0 edital que diz que os recursos serão apreciados na forma do provimento que diz que a nota para aprovação é 6
Eu interpretei da seguinte maneira:
O provimento é especifico no sentido de esclarecer como os recursos serão apreciados administrativamente,trazendo detalhes quanto ao examinador e etc.
No provimento a previsao de nota 6 para aprovação vem de maneira geral.nao especificando se em sede de recurso ou nao. desta feita creio que o edital traz regra especifica quanto às notas e o provimento traz regras especificas quanto ao tipo de correção e outros detalhes do recurso e portanto nao deve ser levado em consideração final a previsao quanto a nota do provimento até mesmo porque temos o principio da isonomia e está tão clara a lesao e a falta de nexo se em sede de recurso tivesemos uma regra diferente que seria um absurdo total,o candidato teria um dano clarissimo.
Por enquanto ainda nao tive uma resposta de alguem da oab ou da cespe esclarecendo qual é a regra e por conta disso nao vou sair entrando com MS e gastando uma grana agora.
To fazendo uns contatos e ainda nessa semana vou estar ciente do que eles consideram ou nao,qual é a regra que eles aplicam. Nessa semana nao vou ficar me desgastando e perdendo o meu btempo indo a oab porque como eu ja disse to tendo que estudar cerca de 8 horas por dia pra tentar ter uma chance domingo.
Ja desisti de ter uma resposta por email como eles sugeriram. O unico horario que eu tenho de contato com eles é na minha hora de almoço,entao amanha vou ligar tanto pta cespe quanto pra oab pra ter umaresposta e na pior das hipoteses estrarei indo a oab na segunda,depois da prova
Olá, por favor.. caso fosse possível, eu agradeceria se colacionasse seu e-mail ou então enviasse a pergunta para [email protected] (desculpa ser repetitivo, mas acredito ser melhor segiurmos os ditames do forum).
Já lhe adianto que o valor é fracionado em três momentos:
1º) Envio da petição inicial assinada através dos correios (determinado valor);
2º) Deferimento da liminar e confirmação no TRF (determinado valor);
2º) Concessão final (determinado valor).
Você foi muito bem na estimativa, caso queira confirmar, não encontro problema em lhe passar.
P.S.: Doutrina e jurisprudência consideram a OAB como Autarquia Federal "sui generis", de modo que a comptência seria local da realização da prova contra ato composto das autoridades coatoras. Obrigado pelo interesse.
Olá Parecerista,
Obrigada pelas informações, matou minha curiosidade.
A previsão do valor que dei foi pq conheço um advogado fera em MS contra faculdades que não entregam diplomas para alunos inadimplentes. Ele cobra 5 mil cada MS dessa complexidade e ganha todas as causas.
Perguntei para ele qual o preço de um MS para este caso específico do João e ele foi categórico dizendo 2 / 1.5 mil, no mínimo.
Galera Um cara la da bahia que ta pasando pela mesma situação que eu conseguiu alar com o presidente da seccional e ele deu razao a causa dele. Desta feita ele protocolou a correção do erro com a cespe juntando os documentos e parece que vai conseguir a aprovação
Segunda vou fazer o mesmo aqui no rj
abraço
João,
Há 6 dias atrás eu escrevi:
"Eu iria pessoalmente à seccional e pediria uma audiência com o presidente. Mostraria o erro, solicitaria sua intromissão para correção rápida do problema. Se preciso fosse eu ligaria para a TV local da sua cidade e pediria um apoio para sensibilizar o Conselho Federal. O que menos esse povo quer é ser notícia de TV por erro deles".
Torço para que vc faça isso na segunda feira. Só não entendo pq vc se mostrou tão descrente de tudo que te falamos.
sarah
nao me mostrei descrente nao,pelo contrario,concordei com tudo,menos com alguem que me recomendou entrar com embargos que eu acho que nao é o caso
o que acontece é que eu tive pouquissimo tempo para estudar para a prova de domingo e como eu entrei em contato com a oab e com a cespe por telefone,eu preferi me focar nos estudos enquanto esperava uma resposta segundo o procedimento que eles me indicaram
Enquanto isso comecei a pesquisar no orkut e nos foruns e tentei falar com uns amigos e segunda feira ja estarei livre para cuidar exclusivamente desse assunto.
Nunca descartei nada do que voce falaram nao,apenas nao pude reslver as coisas nessa semana
João,
Eu desejo boa sorte amanhã, na prova. Mas desejo de coração que vc vá pessoalmente na OAB na segunda feira. Peça para falar com o presidente. Não saia de lá sem ter falado com ele, ou com alguém que realmente se empenhe no seu caso. Diga que foi orientado a passar email, que vc fez isso, mas que te esqueceram. Que vc não obteve nenhum retorno. Diga que vc está sendo vítima de descaso e injustiça. Peça lá mesmo para que vc possa ter acesso à sua prova, correção e tudo que for necessário para sanar este problema.
Se vc não correr atrás...ninguém vai.
Eu posso até entender esses seus motivos, mas...no seu lugar... com a faca e o queijo na mão...se vc realmente tirou 5,8...teria tomado outra atitude.
SARA e JOÃO COSTA_1
Não estou em situação tão confortável como a de João (minha soma deu pouco mais que 5,0), entretanto, após esse exame 2009.1 (1ª fase), tratarei de entrar com as medidas cabíveis. Para tanto, irei pesoalmente na OAB para requerer explicações com a pessoa competente do EXAME DE ORDEM da OAB! Até para obter informações de COMO PROCEDER, posto que transcrevi minha resposta da prova no recurso, que coincide com aquilo que o examinador "esperava como respota do candidato",entretanto, indeferiram meu recurso!!!????
Porque? Sei la!!!!
SUgiro à João que faça o mesmo, posto que já esá aprovado!
A boca muída, diz-se que a "2ª FASE, EMBORA UNIFICADA, É CORRIGDA PELAS SECCIONAIS, O QUE SIGNIFICA, EM TESE, JULGAMENTO SUBJETIVO (afinal, tem eles, aceso à tudo), APROVAM OS SEUS ELEITOS (filhos de advogados, promotores, juízes etc), EM DETRIMTO DOS DEMAIS, PARA MANTER DETERMINADO ÍNDICE DE APROVADOS!
Sério! Já vi esses filhinhos acima citados levando esporros, tanto de Procurador, quanto de Juízes, no entanto, a oab DECLAROU que estavam aptos a advogar! BRINQUEM!!!??
AFINAL, ESTAMOS NO BRASIL, ONDE TUDO É POSSÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mariuza
sua condição pode não ser boa como a do João, mas vc está coberta de razão.
A correção deles é falha mesmo e precisa ser revista para que não cause danos aos candidatos.
Tanto na correção como na resposta ao meu recurso eu verifiquei que houve mãos de pessoas diferentes. Uns coerentes, outros totais ignorantes. Teve um que disse que coloquei a data da peça errada, quando eu datei, a resposta escrita e a exceção por ilegitimidade de parte, corretamente. Tá certo que isso não veio no espelho de correção, mas usei para tentar elevar os pontinhos no quesito de raciocínio.
Vc deve sim ir à OAB pessoalmente e eu, no seu caso, não hesitaria em entrar com MS se verificasse que o valor do quesito (aquele referente à L9099) elevaria sua nota para uma aprovação.
Pessoal,
Este blog se tornou um vício para mim. Eu criei um carinho tão especial por todos vcs que se manifestam que não consigo me desligar. Decidi que vou ficar até que ele se esgote por completo e, se vcs migrarem para outro, por favor me avisem, pois do contrário corro o risco de ficar falando com as paredes virtuais.
A prova é daqui a pouco e vou estar em pensamento positivo por todos vcs que estarão fazendo. Estarei irradiando calma, paz e energia positiva.
João,
Segunda feira pela manhã vc tem um compromisso logo pela manhã: ir à OAB para expor o seu problema.
Eles têm o compromisso de corrigir o equívoco.
E aí surge um novo compromisso seu: nos avisar para que possamos comemorar, pois é assim que eu estou visualizando em minha mente o desfecho disso tudo. Eu estou projetando em meu consciente o pessoal da OAB, numa sala, examinando seu recurso e falando: "Poxa vida!!! Como é que deixamos passar um erro destes, precisamos corrigir isso logo. E alguém já pode avisar o candidato que isso será corrigido, ok? Que absurdo, não poderíamos jamais ter cometido uma gafe desta proporção".