pintura de parede divisória de vizinho
Bom dia mora em uma casa geminada e no fundo o meu vizinho construiu uma parede de uns 3 andares, ele deve pintar esta parede. Como não tenho um bom relacionamento com este vizimho gostaria de a principio saber quanto a cor da parede que ficará do meu lado. Pode ser pintado da cor que ele bem esntender ou existe alguma regra para isso. Ele pode peintar de preto, ou de uma cor que ele bem entender ou eu posso solicitar um acordo .
Urgente esta resposta porque logo estara sendo feito a pintura.
Daniel prandini
Estou com um problema semelhante, fiz a parede divisória de minha casa dentro de meu terreno agora preciso de pintar e vedar e meu vizinho não me dá permissão para entrada por seu imóvel!
Como devo fazer para resolver a questão? devo levá-lo a juízo? Sendo que o interior da minha casa corre o risco de infiltrações!
Código Civil:
"Art. 1.313. O proprietário ou ocupante do imóvel é obrigado a tolerar que o vizinho entre no prédio, mediante prévio aviso, para:
I - dele temporariamente usar, quando indispensável à reparação, construção, reconstrução ou limpeza de sua casa ou do muro divisório;"
Notifique extrajudicialmente o vizinho, por escrito (via cartório ou carta com AR) de que você necessita entrar na propriedade dele para efetuar a reforma (pintura), uma vez que o Código Civil (artigo acima) confere essa prerrogativa ao vizinho que necessita reparar sua propriedade e não possui outro modo de fazê-lo a não ser entrando na propriedade alheia.
E que ele marque data certa, dentro de "X" dias a partir do recebimento da notificação, para que seja autorizada a entrada, sob pena de a entrada ser requerida judicialmente, com todas as consequências que disso vierem (gastos com honorários do seu advogado, custas do processo e eventuais danos ocasionados pela infiltração na parede).
Lembrando que se de sua entrada na propriedade advier algum dano a ele, você tem obrigação de pagar.