Oliva Rj Segunda, 02 de março de 2009, 19h23min

    E então como foi a maneira deles te pontuarem?

    R

    Rejaní Magnus Segunda, 02 de março de 2009, 21h18min

    Exame da Ordem em Direito Penal? Alguém se sentiu prejudicado pelo tempo de duração da prova?

    ?

    Oliva Rj Terça, 03 de março de 2009, 17h57min

    Com certeza.
    Se já tem a peça, deveriam ser umas 3 questões só.
    A gente acaba sem poder ponderar.

    E na prática advogado não faz peça assim, né?

    T

    Thaísa_1 Quarta, 04 de março de 2009, 21h46min

    Também queria saber como a Elaine como será a pontuação na apelação em Civil!!
    Aguardo respostas.

    E

    elia Quarta, 04 de março de 2009, 23h12min

    A pontuação se dá sempre em intervalos começando do zero.

    Isso porque o examinador na verdade procura por pontos chaves que identificam o grau de raciocínio jurídico do examinando.

    Assim, conta muito:

    o cabimento da peça;

    o juízo competente;

    a tese adotada;

    o raciocínio utilizado para desenvolver a tese, esse quesito é peça chave, pois, aqui deve-se utilizar pelo menos 5 parágrafos, onde o examinando discorrerá sobre o tema.

    É nesse ponto que o examinador decidirá se o examinando vai ser aprovado.

    É preciso ser claro, não fugir do tema, e ter uma sequência lógica de raciocínio que permita ao examinador perceber que o examinando conhece do assunto.

    Espera-se aqui uma boa redação em pouco espaço. O aconselhável é conseguir demonstrar a tese entre 5 a 7 parágrafos.

    As citações do autor e da jurisprudência (aquela que fica entre aspas), são simplesmente ignoradas pelo examinador, afinal é apenas cópia de um trecho de um livro (mas claro que tem de ser pertinente ao assunto desenvolvido).

    E finalmente outro ponto importante é quanto aos pedidos, liminar e tutela.

    é por isso, que mesmo quando o examinando esqueçe alguma informação ou comete erros, ainda assim é possível ser aprovado.

    E ainda temos a questão politica da coisa. A OAB dependendo do número de aprovados na primeira fase, tem que passar mais ou menos candidatos. Pois, um índice muito baixo pode caracterizar reserva de mercado.

    é isso...