olá! quando meu filho tinha um ano de idade, conheci outra pessoa com quem estou casada atualmente, meu filho tem 6 anos e chama ele de pai, quero tirar o sobrenome do pai biologico que nunca ligou para ele e inclusive se envolveu com drogas e foi preso para colocar o sobrenome do meu atual marido. aonde posso resolver isso e com resolver ? por favor me ajudem.

Respostas

    I

    ISS Domingo, 08 de março de 2009, 10h20min

    Esquece, não é possível a alteração do nome do pai biológico, nem com fundamento que o pai nunca ligou que se envolveu com drogas e etc, é questão de lei e a lei não permite este tipo de alteração.

    M

    Marcelo F. Da Domingo, 05 de julho de 2009, 15h35min

    Quando registrei mru filho, só coloquei o sobre nome da mãe, achei que ficaria foneticamente feio os dois sobrenomes. Hoje ele tem 4 anos, e estou arrependido, percebendo q isso possa causar no futuro em termos psicologicos e juridicos ao meu filho.
    Quero saber como devo proceder, p colocar meu sobrenome.

    Grato

    S

    Sidney Silva Domingo, 05 de julho de 2009, 17h58min

    Marcelo..

    duas opções:

    1- Aguarda o menino completar 18 anos e ele mesmo pede a alteração no cartorio onde fol lavrado a assento, antes de completar 19 anos, solicitando a inclusão do seu sobrenome. (amparo legal: artigo 57 da lei 6.015/73)

    2- A qualquer tempo, contrata um advogado para impetrar ação de retificação de registro civil, com amparo no artigo 109 da lei 6.015, solicitando a inclusão do sobrenome. Se fizer agora ou enquanto o filho for menor de 18 anos, é necessario a aquiescencia da mãe.

    boa sorte.

    [email protected]

    M

    Marcelo F. Da Quarta, 08 de julho de 2009, 13h09min

    Sidney Silva
    Muito obrigado.
    Na primeira opção, solicitação do sobrenome pelo amparo da lei 6.015/73, art 57, eu tb preciso de advogado ou posso requerer isso direto no caryorio onde foi registrado?
    Grato

    S

    Sidney Silva Quarta, 08 de julho de 2009, 13h52min

    Marcelo F

    Feita em cartório, não precisa ser via advogado.

    O requerimento vai ser dele mesmo solicitando a inclusão do sobrenome (naõ pode ser outra pessoa). È facultado caso deseje fazer via procurador.. mas não é obrigatório.

    Mas o requisito é que tenha 18 anos, antes de completar 19.

    boa sorte.

    J

    jainy braga carminat Quinta, 22 de julho de 2010, 11h17min

    ola,bom dia tenho um filho de 1ano e dois meses e quando ele nasceu registrei ele com o nome seguinte:DAVY BRAGA CARMINATI GOMES coloquei dois sobrenomes meus e um do pai dele o GOMES e hoje me arrependi porquer ficou muito grande posso retirar o BRAGA do nome dele? vai ficar no caso DAVY CARMINATI GOMES!ou seja ele continuara tendo meu sobrenome.
    muito obrigada pela atenção..

  • -1
    I

    ISS Sexta, 23 de julho de 2010, 13h22min

    Jainy! nesse caso não pode haver alteração. Com a simples alegação de que ficou muito grande" isso porsi só não causa constrangimento.

    J

    jainy braga carminat Sexta, 23 de julho de 2010, 18h57min

    mais nem quando ele tiver a maior idade pode retirar um sobrenome?poquer no futuro pretendo ter uma filha e ela receberar esse mesmo sobrenome que o do irmão Davy Braga Carminati Gomes e penso que quando ela si casar receberar o sobrenome do maridotambem,si ela quiser ela pode retirar um sobrenome de solteira?

    grata pela atenção!
    ES/VITÓRIA

    I

    ISS Sexta, 23 de julho de 2010, 19h09min

    um sobrenome sim qd do casamento (ela sim)
    ele não.

    J

    jainy braga carminat Sexta, 23 de julho de 2010, 21h32min

    desculpe incomodar mais tenho uma outra duvida.Minha mãe quando engravidou de mim meu pai biologico não quiz me assumir como filha,o tempo passou e logo depois minha mãe conheçeu meu padrasto no caso quando eu tinha 7anos me registrou com o sobrenome dele 'Carminati',e hoje ja passado mais de 10anos conheci meu pai biologico gostaria de saber si tem como eu mudar meu sobrenome 'Carminati' para 'Souza' sobrenome do meu pai biologico?qui procedimentos tenho qui fazer?alias si tem como tbm?

    muito obrigada pela atenção:)

    I

    ISS Sábado, 24 de julho de 2010, 10h03min

    1º seu pai biológico tera que reconhece-la como filha depois terá que mover uma ação visando alterar seu nome.

    F

    Flavoca Segunda, 06 de dezembro de 2010, 9h39min

    Bom dia, Meu nome é Flávia C. Pinto de Souza e o Pai da minha filha é Wagner W. Simor da Silva, Ele registrou a nossa filha como Lívia Souza da Silva, hj ela tem 7 anos. gostaria de saber se posso retirar o silva por ser um sobrenome manjado e que pode servir de chacota futuramente e incluir no sobrenome dela o "simor" nome da avó paterna, ficando lívia Souza Simor. Obrigada

    G

    GLC Segunda, 06 de dezembro de 2010, 9h56min

    A Lei não autoriza a retirada de sobrenome, mas sim acrecentar, daí ser impossível.

    D

    Duvidosa Quarta, 15 de dezembro de 2010, 19h02min

    Caros colegas! Tenho um filho de 11 anos e faltando dois meses para ele nascer o pai dele me largou, eu ainda muito apaixonada, coloquei no meu filho o nome com o sobrenome do pai apenas com o Junior, mais meu filho sempre me reclama que é o único da família que não tem meu sobrenome, as vezes diz que não é da minha família, ele fica muito chateado. posso fazer algo para reverter a burrada que fiz?

    T

    Tamires BSL Terça, 02 de agosto de 2011, 13h55min

    Quando meu filho nasceu há 7 meses atras coloquei somente um sobrenome do pai e um meu.
    Mas o que foi colocado do meu foi o sobrenome paterno, então minha mãe ficou um pouco chateada e constragida por meu filho não ter o sobrenome dela.
    Como faço para acrescentar o sobrenome da minha mae???
    Lembrando que eu tenho o sobrenome dela e não quero tirar o do meu pai mas deixar meu filho com o sobrenome dos dois avós maternos.

    G

    GLC Terça, 02 de agosto de 2011, 14h47min

    Deve requerer judicialmente a inclusão do sobrenome, constitua um advogado para tal.
    Boa sorte.

    S

    sandrinha26 Quinta, 25 de agosto de 2011, 17h31min

    Olá! Tenho um filho de 7 anos com um chines,nao era casada oficialmente com ele mais ele colocou o sobrenome dele no meu filho,o pai dele tem o nome em chines Pao Chin Fang e outro americano James Liang Tan,esse é o sobre nome q ele colocou no meu filho,hj nao sei nem se é verdadeiro meu filho se chama Jean Carlos Liang Tan,nao tenho nenhum tipo de contato com ele desde q meu filho tinha 4 anos ele nunca pagou pensao e hj em dia nem sei se ele ainda vive...gostaria de saber se tem como eu tirar esse sobre nome do meu filho?

    G

    GLC Quinta, 25 de agosto de 2011, 17h52min

    A sua pretensão é impossível, haja vista a lei não permitir.

    T

    Tamires BSL Quarta, 16 de novembro de 2011, 9h23min

    Bom dia!
    Tenho um filho de 11 meses e com o nome de Gustavo Silva (sobrenome do meu pai) Leite (sobrenome do pai do meu marido. Porém a minha mãe se sente triste pelo meu filho nao ter o sobrenome dela, no meu nome tenho de Barros (da minha mãe) Silva Leite.
    Quero acrescentar o sobrenome da minha mãe no meu filho porém meu marido não está de acordo.
    É possivel fazer essa mudança sem a permissão do pai da criança?
    Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 16 de novembro de 2011, 10h05min

    TAMIRES

    É possível pois a procuração de que você vai assinar para o advogado ajuizar uma AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL não depende da assinatura de ambos os pais, basta um assinar. Comunique para o pai da criança após o resultado positivo da ação, que ocorrerá em torno de 2 meses.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com