quero mudar o sobrenome do meu filho.
olá! quando meu filho tinha um ano de idade, conheci outra pessoa com quem estou casada atualmente, meu filho tem 6 anos e chama ele de pai, quero tirar o sobrenome do pai biologico que nunca ligou para ele e inclusive se envolveu com drogas e foi preso para colocar o sobrenome do meu atual marido. aonde posso resolver isso e com resolver ? por favor me ajudem.
boa tarde! estou com um problema com relação ao sobrenome da minha mãe o que consta na minha identidade é totalmente diferente do que ela assina hoje e devido a este fato não tenho conseguido resolver algumas coisas eu tenho 38 anos e nunca havia tido problema. devido ao fato de ser solteira seria aconselhável retificar o meu registro civil? isso mais tarde poderá me causar algum tipo de dificuldade, já que pelo meu registro eu não tenho qq relação com a minha mãe, pois o meu registro esta no nome dela de solteira e quando ela casou o seu nome ainda mudou totalmente pq no seu registro não tinha o sobrenome de pai que morrerá antes dela nascer e naquela epoca tudo era muito mas dificil,então incluíram Maria que se tornou um "sobrenome"
NANY
Não é necessário, nem lhe acarretará qualquer problema em manter o nome de sua mãe desatualizado em seus registros civis e documentos, mas, caso queira, pode corrigir esta divergência através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovido por advogado.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
CLAUDIA
Através da AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível a INCLUSÃO do sobrenome do PADRASTO ao do ENTEADO (vide Lei Clodovil). Quanto a EXCLUSÃO do sobrenome do PAI BIOLÓGICO/REGISTRAL é muito difícil, mas não impossível. A probabilidade dependerá da prova apresentada ao advogado.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
GAABY
Para INCLUSÃO de qualquer sobrenome constante em sua CERTIDÃO DE NASCIMENTO basta comparecer no CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL onde você foi registrada e solicitar por escrito esta alteração em seu nome. Esta resposta é válida para quem tem 18 até as vésperas de completar 19 anos de idade. Antes ou após este período, somente por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
ola boa primeiramente darei os meus parabens pelas respostas simplificadas para o publico. bom tenho 2 filhos gostaria de saber se possivel o pai abri mão da paternidade para retirada de sobrenome, ou perda do patrio poder, bom como varias pessoas aqui tenho inumeros motivos, mas preferiro nem inumera-los. insatisfação para os filhos, pela lembrança da rejeição e do abandono afetivo moral material, meus filhos sofre com os comentarios maldosos pois a familia de seu sobrenome e conhecida em muitos processos judicias por varios art criminal ao complenta 18 anos o meus proprio filhos pode judicialmente pedir para retira o sobrenome do pai posso colocar o sobre nome da minha mae no nome do meu filho
(mae) nair flauzino de sa (filho) bruno rodrigues de oliveira)
retificação bruno rodrigues de oliveira sa e possivel aguardo contato e procedimentos a ser tomado desde de ja agradeço a atenção
Se tiver algum profissional que queria me representar agradeceria Não procuro orientação e sim um profissional que use a lei a favor do que realmente precisa dela, tenho 2 filhos lindos um de 12 anos outro de 11 anos, crio socinha desde quando eles tinham 1 ano de idade. O pai nunca se manifestou ou amenos quis saber se eles estão vivos. Nos dias de hoje meus filhos sobre pela ausência paternal, moral, material. O pai deles hoje construiu outra família cria 3 filhos de sua parceira, meus filhos choram eu não consigo consolar eles por essas tristezas que estão sendo submetidos. Pois tudo que falta para eles, sobra em abundância pra os filhos de sua parceira Semana fui fazer o RG do meu filho ele pediu pra tira o nome do pai do documento porque tem vergonha de carrega o nome dele, fiquei calada com os olhos cheio de água se por me manifesta porque esse sentimento e dele, todo aniversario, páscoa natal, ano novo dia das crianças eles fica esperando um gesto de generosidade e afeto do pai e cada dia mais eles estão ficando revoltados, dias das crianças do ano passado o pai dele tava numa loja de brinquedo comparando vários, o meu filho tava La com minha mãe o pai dele não viu, meu filho encheu a boca pra fala olha avó o pai veio compra presente pra mim e pro meu irmão e na verdade era para os filhos de sua parceira, agora me diga que psicologia devo usar pra orienta meu filhos eles estão revoltados e se recusa ter o nome do próprio pai. O pai tem uma péssima reputação vária boletim de ocorrências contra violência contra mim, vários boletins de ocorrência contra violência contra o meu filho com grau de lesão gravem, a família e de assassino drogados envolve vários tipos de crimes como porte de arma, droga homicídio, furtos e homicídios. A lei fala que ele tem direito de pai, não tenho palavra pra entende essa lei Ele não possui condições financeiras de paga pensão, mal termino o ensino fundamental e um ignorante que vive nas custas de alheiro nunca trabalho registrado Pior que ausente e um pai preso, na escola eles falam q não tem pai q morreu Se algum profissional basear essas informações e julga que meus filhos não têm motivos pra se desliga do que incomodam eles, eu como mãe tem que fala que a justiça não existe
Boa noite , é com muita urgência que venho pedir a seguinte informação É possível mudar o sobrenome no meu filho acrecentando o sobrenome do meu pai ? a situação é a seguinte : tenho 17 anos , e fui registrar meu filho que tem 15 dias , coloquei o meu sobrenome por parte de mãe e o sobrenome do meu namorado , mas não coloquei o sobrenome do meu pai que também esta no meu , mas não coloquei no bebê . Criou-se então uma situação terrível em casa , e gostaria de saber com urgência se tem como eu acrescentar o sobrenome dele junto ao nome que já esta . espero por noticias !
Bom dia.
Tenho um filho de 2 anos e 3 meses. Quando fui registrá-lo coloquei o sobrenome do meu pai. Do qual estou arrependido. E gostaria de trocar pelo sobrenome da minha mãe. Quero trocar Raimundo por Araújo. Creio que Raimundo será bem constrangedor pra ele como foi pra mim. Pra mim foi bem constrangedor quando criança, era motivo de chacota na escola, na hora da chamada, entre os amigo, eu odiava. Seria possível essa alteração? Como? Obrigado!
THIAGO
A probabilidade de SUBSTITUIÇÃO é muito maior do que a simples EXCLUSÃO de sobrenome. É possível tentar uma ou mais vezes, afinal, DIREITO DE PERSONALIDADE é imprescritível. Contrate um advogado particular com experiência em REGISTROS PÚBLICOS e ajuize AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
É engraçado como algumas mães querem descartar o pai da vida da criança. Se ele não dá atenção, não paga pensão, etc, requeiram isso judicialmente!!! Não deixem a raiva que vocês sentem do pai fazer com que seus filhos percam a figura paterna totalmente, até no sobrenome!
Joyce Fernanda, uma opção seria o seu atual companheiro adotar seu filho. Se não me engano, para isso teria que haver primeiro a destituição do poder familiar do pai biológico. Um advogado mais experiente na área de família poderia esclarecer melhor essa alternativa.
Jainy Braga Carminat, imagino que o que você deve fazer é uma ação de investigação de paternidade, pedindo exame de DNA como prova, e pedindo logo a alteração do seu nome civil, para inclusão do sobrenome do seu pai biológico.