filhos tem direito ao fgts do pai demitido?

Há 16 anos ·
Link

bom dia....tenho 3 filhas, entre 17 e 19 anos, sou divorciada. o pai delas foi demitido e recebeu todas os direitos de trabalho. q uestão e a seguinte: elas tem direito a alguma quantia sobre o fgts dele, recebido? valido que elas recebem pensão por parte dele desde a separação judicial. obrigada e aguardo.

57 Respostas
página 1 de 3
Max dias
Há 16 anos ·
Link

Prezada Mirian

Atualmente o entendimento é de que o FGTS não tem natureza salarial, por isso não há cabimento de desconto a título de pensão alimentícia. No entanto, se ocorreu acordo judicial incluindo o FGTS, a sim terá cabimento.

Cristina_1
Há 16 anos ·
Link

Miriam,

Verifique na sentença que determinou a pensão alimentícia, sobre quais verbas iriam incidir a pensão. Normalmente, por entendimento dos nossos Tribunais, essa verba é excluída, pois como bem disse o colega Max, não tem natureza salarial, e sim como o próprio nome diz, é um Fundo de Garantia ao trabalhador, para que em caso demissão, possa manter-se até que encontre novo emprego.

Abs!

Daniele_1
Há 16 anos ·
Link

Minha filha recebe pensão alimenticia,o pai dela foi demitido,gostaria de saber sobre o que ela tem direitos?

Cristina_1
Há 16 anos ·
Link

Daniele_1

Ela terá direito a todas a verbas que ficaram estipuladas na senteça e isso, só os envolvidos é que sabem o que ficou estipulado. Mas normalmente, todas as verbas trabalhistas, férias, 13º, horas extras, etc, e as rescisórias, com exceção do FGTS. Se a pensão é descontada diretamente em folha de pagamento, a empresa se encarregará de fazer esse depósito, de acordo com o conteúdo do ofício que recebeu do juiz. Se vc tiver dúvidas, não tiver a cópia da sentença e for mais fácil pra vc, peça uma cópia desse ofício junto ao RH da empresa para se certificar. Sendo uma empresa séria, eles costumam fornecer sem criar problemas.

Boa sorte!

aloisio
Há 16 anos ·
Link

Eu acho que dependendo da idade dos alimentados, tudo aque teem direito, deveria ser criada algum dispositivo para que fosse utilizado somente em prol dos mesmos, que fosse um tipo de poupança, a ser resgatada em caso de estudos e doença. Sou leigo falo com o coraçao e talvez nao com a razao, porem provavelmente esta pessoa que perdeu seu emprego, tera de se virar para pagar a pensao, caso nao conseguir sabemos as consequencias. TODOS DIZEM QUE DEVEMOS DEIXAR UM MUNDO MELHOR PARA NOSSOS FILHOS, SERA QUE NAO DEVEMOS DEIXAR FILHOS MELHORES PARA O NOSSO MUNDO, garantir que as pensoes sejam utilizadas para melhora-los, moralmente e com educaçao digna. Boa noite.

jamile couto
Há 11 anos ·
Link

o pai do meu filho foi demitido recebeu todos os direitos,e nao deu nada a ele isso está certo.recebo pensão alimentar,mais nao dei queixa ele todo mes manda!

Julianna Caroline
Há 11 anos ·
Link

Jamile

O que está escrito na sentença que determinou alimentos? Só sabendo o que diz lá é que dá pra te responder com certeza se seu filho tem direito ou não.

SkyEverest.
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Jamile, vc tem de ver na sentença se menciona algo nesse sentido.

Pai Gente Fina
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Pra q o menor precisa de receber algo sobre demissão? Basta continuar recebendo a pensão regularmente

Alessandra Vitor Hugo
Há 11 anos ·
Link

ja dei entrada para receber o fgts quando esse alvara chegar o que devo fazer

Julianna Caroline
Há 11 anos ·
Link

Levar o alvará a CEF para que eles liberem o valor determinado em alvará.

marcos lucas
Há 11 anos ·
Link

É um absurdo, alem de pagar pensão trabalhando o cidadão tem que dar o FGTS, poxa que tal pensar em ajudar a pagar as contas da escola, ou qualquer outro curso que a criança ou adolescente esteja fazendo, a mãe da minha filha recebe entre 1200 á 1500 reais por mês e não faz MERDA nenhuma com o dinheiro da menina (claro com a menina) não estuda em escolas boas, não faz nenhum curso etc... por que eu tenho que dar até as minhas horas extras, poxa se tenho horas extras é para que a minha renda tenha um aumento fora dos descontos, pior que não tenho direito nem de reclamar.

Eliezio Sousa
Há 11 anos ·
Link

pago pensão alimentícia e fui demitido queria saber se ele tem direito ao meu FGTS porque já teve direito a 30% da minha rercisão de trabalho ei se foi estipulado 30% nesse caso vai ter direito a 60% de tudo que vou receber ou estou errado??

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

30% de 100 + 30% 200 não é igual a 60% de 300.

Seu filho terá direito ao que consta na sentença da pensão, se lá menciona o FGTS, sim, terá direito.

saint clair ribeiro paranhos pimenta
Há 11 anos ·
Link

bom dia !! Caso seja demitido da empresa em que trabalho, meu filho tem os mesmo 20% de direito sobre ao auxilio desemprego

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Sim, desempregado ou trabalhando vc ainda deve sustentar seu filho.

Juliana Costa
Há 10 anos ·
Link

Saint Clair, dependerá do que ficou estipulado na sentença. Existem casos em que por exemplo, em caso de desemprego vc tenha que deduzir 45% de um salário mínimo como pagamento da pensão. Lembrando sempre que seus filhos, sendo menores incapazes, vc tem como obrigação sim, mantê-los, porém essa obrigação não poderá comprometer sua subsistência.

Priscila Gomes
Há 10 anos ·
Link

Boa noite! O pai dos meus dois filhos foi mandado embora e não pagou a parte que eles tem direito da rescisão dele. E isso ja faz um mês, quais os procedimentos e o que poosso fazer para receber o dinheiro dos meus filhos. Gostaria tambemde saber se mesmo ele desempregado posso aumentar o valor que ele esta dando? Desde 2010 ele paga 408,00 que ers referente ao salario mínimo da época e imagino eu que pelo salario minimo nao ser o mesmo valor de antes o valor que ele tenha que pagar também pode mudar não é mesmo? Por favor podem me orientar?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Priscila, uma vez desempregado vai ser muito dificil vc conseguir que a justiça aumente o valor da pensão.

QUanto a rescisão de contrato, somente terá direito o que estiver previsto na sentença que fixou a pensão.

Priscila Gomes
Há 10 anos ·
Link

Mesmo o valor de 408,00 seja referente ao salário minimo de 4 anos atrás?

E eu sei o que devo receber referente ao que esta acordado. o que quero saber é não é descontado em folha esse valor nunca foi ele sempre deu a pensão em mãos nunca foi descontado. e ele nao gai querer dar o valor acordado de acordo com o q ele recebeu da rescisão. Porque ele acha q nao vou fazer nada referente a isso eu nunca fiz mesmo. mas nao quero mais ser boa pra quem so me ferra. entao preciso saber o que posso fazer? pra receber esse valor? novamente ir a Juiz? novamente audiência? o que devo fazer?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos