Pessoal, boa noite.

EStou adquirindo um imóvel (apartamento em condomínio) e gostaria de validar a lista de documentos / certidões que o vendedor deve tirar, tanto dele quanto do imóvel.

Alguém poderia fazer a gentileza de me orientar.

Desde já agradeço a atenção.

Estou cobrando dos vendedores os seguintes documentos:

Imóvel: - Original da Marícula, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis - Original da Certidão de NEgativa de Tributos Municipais incidentes sobre o imóvel - Original da Declaração de Inexistência de débitos condominiais, firmado pelo síndico - Original da Declaração de Inexistência de débitos junto a administradores de gás, água e luz - Original da Certidão de Negativa da dívida da União, otida junto a Receita Federal - Original da Certidão de Ônus Reais - Certidão de dados Cadastrais expedida pela PM/SP

Vendedor: - Originais das Certidões de Distribuição da Justiça Estadual, Cíveis, Execuções Fiscais Municipais e Estaduais, prazo de 5 anos - Original da Certidão de Distribuição da Justiça Federal, prazo de 5 anos - Originais das Certidões Negativas dos 10 Cartórios de PRotestos, prazo de 5 anos - Original da Certidão de Distribuição da Justiça do Trabalho, prazo de 10 anos - Certidão de Negativa de Débito do imóvel junto a Receita Federal - Cópias autenticasa dos documentos e certidão de casamento.

Grato, Marcos

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 06 de maio de 2009, 1h09min

    a) Carnê do IPTU, do presente exercício com as parcelas vencidas devidamente quitadas;
    b) Certidão de filiação vintenária, com negativa de ônus e alienações, atualizada, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis competente;
    c) Certidão negativa de Impostos da Prefeitura até o exercício do ano vigente;
    d) Certidões negativas de Ações Cíveis e de Família, atualizadas, em nome do VENDEDOR, pelo período de 10 anos;
    e) Certidões negativas de Executivos Fiscais Municipais e Estaduais, atualizadas, em nome do VENDEDOR, pelo período de 10 anos;
    f) Certidões negativas dos Cartórios de Protesto, em nome do VENDEDOR, atualizadas, pelo período de 5 anos;
    g) Certidões negativas da Justiça Federal, atualizadas, em nome do VENDEDOR, pelo período de 10 anos;
    h) Certidão negativa da Justiça do Trabalho, em nome do VENDEDOR;
    i) CIC e RG do VENDEDOR (cópia autenticada);
    j) Certidão de casamento em nome do VENDEDOR (cópia autenticada);
    k) Cópia autenticada do comprovante de endereço do VENDEDOR;

    Obs. Uma visita a qualquer cartório de notas é o caminho de deve seguir.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 06 de maio de 2009, 1h11min

    Alguns parâmetros para uma acertada compra de imóvel

    Aprovado o imóvel e acertada a compra, caberá ao vendedor (ou comprador, conforme houverem pactuado) a apresentação dos seguintes documentos obrigatórios:

    1. Documentos relativos ao Imóvel:

    Escritura - Registrada no competente Registro de Imóveis.

    Certidão de Ônus Reais - (Registro de Imóveis) Certifica a inexistência de gravames (foros, penhores, hipotecas, etc.) sobre o imóvel.

    Certidão de Situação Imobiliária - quitação Fiscal (Prefeitura) indicando quanto ao pagamento do IPTU e outras taxas municipais porventura existentes.

    Certidão de Situação Enfitêutica - (Prefeitura) Quando se tratar de imóvel foreiro.

    Comprovante do pagamento de foros e laudêmios, se for o caso. (imóvel foreiro).

    Certidão negativa do Serviço de Distribuição do ajuizamento de débitos fiscais sobre o imóvel.

    Certidão negativa do Serviço de Distribuição do ajuizamento de ações cíveis contra o condomínio

    2. Documentos relativos a pessoas físicas:

    Certidão do Serviço de Distribuição de capacidade Jurídica dos vendedores - (Interdições e Tutelas)

    Certidão negativa do Serviço de Distribuição de ações e execuções cíveis e fiscais, ajuizadas em nome do vendedor, da Justiça Comum e da Justiça Federal.

    Documentos de Identificação - Identidade, CIC, Certidão de Casamento, etc.

    3. Cuidados especiais:

    1. Na compra de imóveis que integram condomínios, é extremamente aconselhável requerer certidão negativa de feitos ajuizados contra o condomínio. Diversos têm sido os casos em que pendências judiciais contra condomínios vieram onerar compradores de unidades que ignoravam totalmente aquelas demandas.

    2. É muito importante obter do síndico do condomínio uma declaração relativa a inexistência de débitos sobre a unidade objeto de compra.

    3. Por cautela, obtenha certidão dos Tabelionatos de Protesto de Títulos, para saber se contra o vendedor foi apontado ou protestado algum título indicativo do estado potencial de insolvência.

    Certidão dos Ofícios de Distribuição - Por precaução requeira estas certidões que informa se o vendedor ou o comprador possui outro imóvel no seu domicílio (informação fundamental para certas negociações, por exemplo, com a Caixa Econômica Federal, em determinados tipos de financiamento).

    4. É ainda aconselhável verificar-se, junto à Prefeitura, a situação do imóvel quando estiver situado em área sujeita a limitações (recuos, investiduras, etc.).

    5. Caso o vendedor seja viúvo ou divorciado e da escritura constar outro estado civil, verificar a existência de partilha ou adjudicação a ser registrada no registro de Imóveis, evitando despesas inesperadas.

    6. Quando o vendedor for pessoa jurídica (empresa, firma comercial, etc.) exigir o CND (certidão negativa de débito) do INSS dentro do prazo de validade.

    É claro que qualquer pessoa pode resolver seus próprios problemas relativos à compra de imóveis. Assim como também pode receitar seus próprios remédios.

    Estas, entretanto, não são práticas salutares. A automedicação costuma trazer mais problemas que benefícios. Da mesma forma, o açodamento em transações imobiliárias.

    Desconfie, SEMPRE, do excelente negócio. Contente-se com o negócio razoável, bom para o comprador e para o vendedor. Alguns negócios aparentemente fantásticos têm o estranho hábito de transformarem-se em imensas dores de cabeça.

    Lembre-se que existem profissionais altamente competentes e, principalmente, especializados em negociações imobiliárias. É aconselhável que qualquer transação que envolva valores consideráveis seja sempre acompanhada por advogados, corretores oficiais e profissionais da área envolvida.

    Principalmente nas transações imobiliárias, nas quais os valores são geralmente altos, opte sempre pelo instrumento público. Procure o tabelião de sua confiança.

    O registro da escritura no competente Registro de Imóveis é que dará, em definitivo, a propriedade do bem. Quem não registra não é dono.

    É sempre bom lembrar a advertência contida na Ementa do Acórdão proferido pelo supremo Tribunal Federal nos autos do Recurso Extraordinário nº 71.836/73, que teve como relator o Exmo. Ministro Aliomar Baleeiro:

    "...., tanto mais quanto na atualidade qualquer pessoa medianamente sensata não compra imóvel sem certidão negativa dos distribuidores da justiça."

    (Fonte: "Cuidados na Compra de Imóveis" - ANOREG-RJ / SINOREG/RJ)

    ?

    Marcos_1 Terça, 19 de maio de 2009, 23h31min

    Sr. Antonio Gomes,

    Obrigado pelas orientações prestadas, já estou tomando as providências.

    Grato,
    Marcos