O exame de DNA deu positivo...
Boa tarde, Foi realizado exame de DNA no processo de investigação de paternidade do meu filho (que tem 3 anos) e deu positivo. Lembrando que o pai foi citado em janeiro/2008 e eu paguei o exame de DNA para agilizar o processo, pois já completou 2 anos e 6 meses que existe o processo e pelo IMESC demoraria mais outros tantos anos. O pai dele vai ser condenado a pagar o que agora? Alimentos desde a citação? Esses valores, depois que for estipulado o valor, serão atualizados? Tem multa? Restituir o valor do exame? Honorários de sucumbência? Agradeço as respostas.
Livia não sou capacitada para responder suas perguntas mas te digo uma coisa vai valer a pena? ele tem recursos? eu tenho um filho de 17 anos na epoca ele tinha 3 anos, entrei com pedido de pensão porque eu via ele de carro passeando com a namorada os dois de celurares sempre arrumadinhos e eu e meu filho morando na casa da minha mãe passando por maus momentos. foi uma ilusão minha achar que conseguiria a pensão. No dia da audiência com o Juiz ele estava desse jeitinho: cabelo sem cortar, barba sem fazer, com uma camisa xadrez, com cara de coitado. quando o juiz começou a fazer as petguntas ele disse que não me ajudava a sustentar o nosso filho porque já era sua 3º familia a namorada dele estava gravida e ele tinha mais uma filha que já estava pagando pensão e eu nem sabia disso. o adv dele ainda brincou," tem que fazer vasequitomia". A unica coisa que pude fazer foi aceitar uma pensão de 50,00 reais ele alegou não ter condições. Pagou 2 meses nos meses seguintes não depositou, entrei com um novo pedido de revisão quando chegou para ele a intimação eu fiu espancada pela sua mulher que na epoca estava graviida de 5 meses processei ela por agressão não deu em nada deixei pra lá, não quiz mais sofrer humilhações para dar algo para meu filho não valeu a pena. Hoje ele já tem mais de 10 filhos um com cada mulher pode acreditar! Nem liga para saber se nosso filho esta vivo ou não.
beijooosss.
Lívia
agora que foi comprovado que ele é o pai, o Juiz expede liminar para ratificar registro de nascimento, e estipula valor de pensão que deve ser pago mensalmente e os valores dos atrasados desde a citação, honorários cada um arque com o seu advogado, é assim que funciona nesses casos, o exame geralmente é dividido o valor, ou seja, ele deve te restituir a metade, afinal, supõe-se que o interesse no resultado era dos dois. Valores vi depender muito do que ele comprovar de renda para o Juiz, além de que, se não tiver como comprovar, será estipulado pelo salário mínimo, na maoiria dos casos que vejo 20%, 19% do mínimo, já ví até 12% ser estipulado. Isso depende muito, não existe uma regra.