GABARITO DO EXAME DE ORDEM 2009.1, PROVA OBJETIVA
Oi Pessoal!!!
Voltei com mais notícias da OAB! BJs
Recursos do certame vão ser discutidos no Rio de Janeiro
Na semana que vem, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, conselheiro seccional Júlio César do Valle Vieira Machado, vai participar do Colégio de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem das Seccionais da OAB. O evento está marcado para sexta-feira (12), no Rio de Janeiro. Na reunião, serão analisados os recursos interpostos pelos candidatos na primeira fase da edição 2009.1 do certame.
A OAB-GO vai levar para a discussão seis questões da primeira etapa do Exame de Ordem, que já foram apresentadas ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e à Coordenação Nacional do Exame. "São questões que, a nosso ver, merecem ser revistas por ter plausibilidade nos recursos apresentados", explicou Júlio César.
O conselheiro explicou ainda que, em parceria com a Comissão de Ensino Jurídico e com o Fórum Permanente de Discussão pela Qualidade da Educação Jurídica em Goiás, repassou às faculdades de Direito em Goiás a prova aplicada na primeira etapa do certame e o gabarito, pedindo críticas e sugestões. "A única que respondeu foi a faculdade de Direito da Uni-Anhanguera", disse.
A primeira fase do Exame de Ordem foi realizada no dia 17 de maio em Goiânia, Rio Verde e Anápolis. Dos 2.710 candidatos que fizeram as provas, 14,85% foram aprovados no estado. Na classificação de desempenho entre as seccionais, Goiás está em 21º lugar. O primeiro lugar ficou com OAB-SE, onde 33% dos candidatos foram aprovados na primeira etapa. A segunda etapa está marcada para o dia 28 de junho.
Fonte: OAB GO
Nas seis anulações do exame passado, ficou uma impressão geral de que estas decorreram mais da péssima impressão causada pelo elevado número de reprovados do que exatamente um interesse real em reparar as questões mal-concebidas. Pelo visto, essa tendência se mantém.
Ainda é cedo para dizer quantas questões serão anuladas, mas essa notícia dá um indicativo plausível. Ou mesmo, seria uma senha velada para os bacharéis do que irá acontecer.
Como todos já sabem, é enorme o número de questões problemáticas na prova objetiva, tal como já aconteceu em muitos exames anteriores. A anulação de somente seis questões seria mais uma forma de jogar "água na fervura" do que exatamente reparar todas as incongruências constatadas na prova.
O que é difícil de compreender e aceitar é a sistemática repetição de questões defeituosas em todo exame de ordem. Isso não só prejudica o candidato que se depara com dubiedades que geram dúvidas, levando-o ao equívoco, e, por tabela, aumentando as reprovações, como também põem em xeque a qualidade do processo de avaliação de conhecimento promovido pelo próprio exame.
É simples o raciocínio: se uma questão apresenta um problema em sua concepção, aumenta a probabilidade do candidato de errá-la, por visualizar duas alternativas aparentemente corretas (ou erradas) e optar por uma delas, tendo o azar de que a orientação do Cespe seja no outro sentido. Agora, se dez ou quinze questões têm esse tipo de problema, e apenas três ou seis delas são efetivamente anuladas, com quem fica o prejuízo? Isso é absolutamente inaceitável. A prova tem de ser tecnicamente perfeita, por uma simples questão de lisura de todo o certame.
Não se questiona que o exame deve realmente ser unificado, mas já é hora de se perguntar se o Cespe merece continuar como sua instituição organizadora. O trabalho está aquém do que os bacharéis de direito merecem e isto não é de agora. Na última reunião do Colégio de Presidentes das Comissões de Exame de Ordem isso foi explicitamente dito em alto e bom som, mas nada de diferente ocorreu.
Com a palavra, a OAB.
poxa Li fiquei surpresa com o seu depoimento, fiz 46 e estou fazendo cursinho , mas estou muito desanimada ...... a CESPE desanima qquer um . aqui no RIo quando eu fui fazer no 2º dia tinha 4 pessoas na minha frente é brincadeira!!!!!!!!!!!!!!! até colegas q. precisam de ponto não fizeram pq não tiveram tempo, poxa é de revoltar!!!!!!!!!!!
Nãooooo Valeriaaa não fic triste não.... já pensou se eles anularem 6 novamente? vc entra :)
Temos que rezar pra que tudo de certo e que eles admitem os erros deles pq vamos combina né... não são só 6 são muuuuuitos.
Mas concordo com o que disseram "Agora, se dez ou quinze questões têm esse tipo de problema, e apenas três ou seis delas são efetivamente anuladas, com quem fica o prejuízo? Isso é absolutamente inaceitável. A prova tem de ser tecnicamente perfeita, por uma simples questão de lisura de todo o certame;"
É bem isso... a CESPE unificou tudo... ganha dinheir de todos e não tem a capcidade de fazer uma prova perfeia... iss é de revoltar meeesssssm.
Vamo que vamo gente... nada está perdido nós todos vamos consguir.
fernanda , desculpas , só hj pude ver seu recado animador!!!!!!!!!! obrigadooooooooo!!!!!!!!!! Desistir eu não desisti, mas pinta um desanimo, isso com certeza, principalmente , quando vc rtem q. fazer 4,5,6 peças no curso, se mata!!!!!!!!!!!! e ai??????????? é nesse momento q. desanimo , mas acredito no destino se for p/ser será , s´acho q. não precisava ser tão doloroso e angustiante!!!!!!!! bjkas
Colegas do forum, chego agora e apos ver os depoimentos me sinto motivada a tentar. Estou entre aquelas pessoas que precisam de 5 ou 6 questoes...
Independente de ter esse total de anulaçoes, ja estarei me preparando...
O mais bacana aqui foi ver que voces tem fe, um super pensamento positivo e generosidade.
Todos nos ja somos vencedores!!!
Pessoal, Todos os dias venho acompanhando o movimento motivador do pessoal, e realmente é sabido que a fé tudo move. Nossa parte em interpor os recursos já fizemos e agora é estudar para compensar os momentos perdidos com o sufoco e com o medo da incerteza do "nao conseguir"!!! Tenhamos FÉ pessoal... Estou estudando para a segunda fase, como se esta já fosse minha!! E é!! No que precisarem, ou se quiserem trocar ideias...contem comigo. Farei Trabalho nesta 2ª fase. Sorte e confiança... sempre!!!
Aiiiii Franciscoo eu tb. estou fazendo trabalho :)
Estou estudando bastante... mas estou me desesperando a cada dia esperando as anuladas, acho que vou acordar mais só o dia que souber realmente se passei, ou melhor, não vou durmir né hahahha... durmir só 2 dias antes da prova... estudar bastannnnnteeeeeeeee.
Vemmmmmm diaaaa 17 logoooooooooooo
galera eu estou estudando p/ Penal e esperando as anuladas , mas estou sentindo muita dificuldade em enexar as jurisprudencias nas peças. Já comprei o Damasio , o Tourinho, a Patricia , mas não acho nenhum livro de jurisprudencia ...tenho que procurar no gogloo só que ele não vai esár lá né (risos) vcs tem algum livro de doutrina com jurisprudencia p/ me indicar????????? bjus e muita Fé