GABARITO PROVA DELTA - OAB 2009.1

Há 17 anos ·
Link

VAMOS DEBATER ESTA PROVA BASTANTE POLEMICA

144 Respostas
página 3 de 8
Camilo Filho
Há 16 anos ·
Link

Acertei 46 no gabarito oficial da cespe sera que tenho alguma chance ainda?

Giovana_1
Há 16 anos ·
Link

Espero que sim amigo...tenho 2 colegas que fizeram 43 e 44....é pensar positivo

Mário_1
Há 16 anos ·
Link

Newton bbb: a oab sempre coloca o caderno no site de sua seccional.

Vamos lá pessoal, vamos a luta!!!

Eu perdi o anterior na segunda fase, sintam aí a dor! Mas, não baixei a cabeça...Espero bom resultado.

Boa sorte a todos!

Giovana_1
Há 16 anos ·
Link

Mário, você passou neste agora????

josé wilson oliveira santos
Há 16 anos ·
Link

Meu broder, rodrigo, me coaduno com suas idéias, e, digo mais, nós bachareis, deviamos nos movimentar contra esse estado de coisas, pois, o que estão fazendo não é justo. Só para vc ter uma idéia, na prova passada, 2008.3, passei na primeira, fui pra segunda, fiz 5.Oo postos, area penal, entrei com o recurso, e diga-se de passagem, muito bem fundamentado, fundamento incliusive de grandes juristas e que, tinha tudo para que fosse majorado pelo menos 0.50 ( meior ponto), o que ensejaria um arredondamento para 6.00, como bem se inclana posicionamento do mec, mas, pasme vc, os caras parece que nem olharam meu recurso, e simplismente, materam a decisão da prova. Então, só para deixar registrado e, tendo em vista que, concordo perfeitamente com seu pociosionamneto, digo que, o "exame da oab é aceitavel, o que não é aceitavel, é o descaso ou o pouco respeito que os examinadores e eleboradores da prova, tem para com os bachareis", vez que, como estão sentados em suas mesas, recebendo seus bons salrios, não estão nem aí, para quem passou 5 anos na faculade, pagando sabe lá deus como, a mensalidade, e, ao final, ja na hora de trabalhar para sobreviver, os caras fazem o que fazem com agente.

Deixa aqui, meu forte abraço a voce e reitero, me coaduno com suas idéias, e tamebm faço uma aposta: nem um dos profissionais que estão no mercado hoje, ou que ja estão a algum tempo, respondem esse tipo de prova que a cesp vem aplicando, podem responder, mas não atingem o percentual exigido.

Abraço

wilson

Júlio César Rodrigues da Cunha
Há 16 anos ·
Link

RECURSOS SOBRE GABARITO OFICIAL DO EXAME DE ORDEM 2009.1 - PROVA ÉPSILON

QUESTÃO 12 (alega-se letra "A")... COM RELAÇÃO AOS TRATADOS INTERNACIONAIS, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA À LUZ DA CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE O DIREITO DOS TRATADOS, DE 1969. A – Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. (art. 27 não prejudica o art. 46 da Conv. Viena) B – Reserva constitui uma declaração bilateral feita pelos Estados ao assinarem um tratado. (unilateral) C – Apenas o chefe de Estado pode celebrar tratado internacional. ( existem sujeitos de direito internacional habilitados...cfe trata Rezek, J.F.. na obra Direito Internacional Público(Curso Elementar. 10ª.ed. Saraiva, 2007. 440 p. ISBN 850205158X). ) D – Ainda que a existência de relações diplomáticas ou consulares seja indispensável à aplicação de um tratado, o rompimento dessas relações, em um mesmo tratado, não afetará as relações jurídicas estabelecidas entre as partes (salvo, existência de relações diplomáticas ou consulares indispensáveis a aplicação do Tratado...art 63 da Convenção de Viena) Controvérsia: FUNDAMENTAÇÕES: (CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE OS DIREITO DOS TRATADOS/1969 - Artigo 2 - Expressões Empregadas - 1. Para os fins da presente Convenção: a) "tratado" significa um acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento único, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica); Artigo 27 - Direito Interno e Observância de Tratados - Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. Esta regra não prejudica o artigo 46. Artigo 46 - Nulidade de Tratados - Disposições do Direito Interno sobre Competência para Concluir Tratados - 1. Um Estado não pode invocar o fato de que seu consentimento em obrigar-se por um tratado foi expresso em violação de uma disposição de seu direito interno sobre competência para concluir tratados, a não ser que essa violação fosse manifesta e dissesse respeito a uma norma de seu direito interno de importância fundamental. - 2. Uma violação é manifesta se for objetivamente evidente para qualquer Estado que proceda, na matéria, de conformidade com a prática normal e de boafé. Artigo 63 - Rompimento de Relações Diplomáticas e Consulares - O rompimento de relações diplomáticas ou consulares entre partes em um tratado não afetará as relações jurídicas estabelecidas entre elas pelo tratado, salvo na medida em que a existência de relações diplomáticas ou consulares for indispensável à aplicação do tratado.) E ainda, no que tange aos sujeitos de direito internacional habilitados a celebrar tratados no que diz: Rezek, J.F.. na obra Direito Internacional Público(Curso Elementar. 10ª.ed. Saraiva, 2007. 440 p. ISBN 850205158X). (portanto entendo deva ser "A N U L A D A" por não ter alternativa correta)


QUESTÃO 28 (alega-se letra “A”) A DENOMINADA TEORIA DOS ENTES DESPERSONALIZADOS A – É aplicável na hipótese de herança jacente ou na de massa falida. B – Não PE aplicável na sistemática civil brasileira, diante da ausência de hipóteses caracterizadoras. C - Tem aplicação quando se trata da presença, em juízo, de condomínio. D – Tem aplicação quando o espólio é acionado Controvérsia: FUNDAMENTAÇÃO (art.12 do CPC, o que dá possibilidade de duas respostas corretas, pois o Condomínio também é considerado ente despersonalizado, inclusive com jurisprudencia dominante do STJ e STF.). (portanto entendo deva ser "A N U L A D A" por existir mais de uma alternativa correta)

QUESTÃO 31 (alega-se letra “A”) EM VIRTUDE DE ACIDENTE DE TRÂNSITO OCORRIDO EM 10/1/2006, UM INDIVÍDUO FOI CONDENADO A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE, TENDO À SENTENÇA PENAL TRANSITADO EM JULGADO EM 15/2/2009. NESSA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA, I – é possível a vítima cumular as indenizações por danos morais e materiais, conforme jurisprudência do STJ. II – a vítima do acidente pode ajuizar ação reparatória civil pelos danos sofridos, visto que sua pretensão AINDA NÃO ESTA PRESCRITA. III – a pretensão de reparação civil PRESCREVE EM TRÊS ANOS. IV – o indivíduo culpado pelo acidente e a vítima podem, antes de decorrida a prescrição, pactuarem o prazo prescricional para a pretensão civil seja de cinco anos. Estão CERTOS apenas os itens A – I, II e II. B – I, II e IV. C – I, III e IV. D – II, II e IV. Controvérsia: FUNDAMENTAÇÃO (respondendo-se a questão por eliminação, verifica-se ainda que se fizermos a CONTA ENTRE DATAS apresentadas no problema, verifica-se então que o PRAZO PRESCRICIONAL DE TRÊS ANOS venceu, pois, no resultado da conta encontra-se 3anos+1mês+5 dias...o que, de pronta, ANULA a questão pelo gabarito oficial, pois, os itens II e III sugeridos como certos, divergem-se entre si mesmo...). (portanto entendo deva ser "A N U L A D A" por ERRO FORMAL sobre a alternativa correta) QUESTÃO 33 ...............NÃO CABE RECURSO......(gabarito correto - letra "B")... A RESPEITO DO DIREITO DE FAMÍLIA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA. A – Não pode ser reconhecida como união estável a relação pública, continua, duradoura e com ânimo de constituir família, entre uma mulher solteira e um homem casado que esteja separado de fato. B – Suponha que uma criança tenha sido concebida com material genético de Maria e de um terceiro, tendo sido a inseminação artificial previamente autorizada pelo marido de Maria. Nessa situação hipotética, o Código Civil prevê expressamente que a criança é presumidamente considerada, para todos os efeitos legais, filha de Maria e de seu marido. C - Os cunhados, juridicamente, não podem ser classificados como parentes. D – Aplicam-se à união estável as regras do regime de separação de bens, salvo contrato escrito em que se estipule o contrário. CONCLUSÃO: N Ã O É PASSÍVEL DE RECURSO JUSTIFICATIVA: Previsão expressa no CC em seu artigo 1597, III, que assim trata: Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos: III - havidos por fecundação artificial homóloga, mesmo que falecido o marido;...

QUESTÃO 100 (alega-se letra "A")... A CERCA DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO, PREVISTA NO ECA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
A – A medida socioeducativa de internação não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada 6 meses. ( INDUZ A ERRO, pois, o inciso que expressa o prazo de 06 meses DEVERIA TER SIDO CONJUGADA com o limite máximo de 03 anos. embora o gabarito seja texto expresso de lei (parágrafo 2 do artigo 121), o fato é que o parágrafo 3 estabelece que haveria o prazo máximo de 3 anos para a internação e, desta forma, poderíamos questionar que há prazo fixado em lei. )

B – Comprovada a autoria e materialidade de ato infracional considerado hediondo, tal como o tráfico de entorpecentes, ao adolescente infrator deve, necessariamente, ser aplicada medida socioeducativa de internação. C – O adolescente que atinge os 18 anos de idade deve ser compulsoriamente liberado da medida socioeducativa de internação em razão do alcance da maioridade penal. D – No processo para apuração de ato infracional de adolescente, não se exige defesa técnica por advogado. Controvérsia: FUNDAMENTAÇÃO ( INDUZ A ERRO, pois, o inciso que expressa o prazo de 06 meses DEVERIA TER SIDO CONJUGADA com o limite máximo de 03 anos. embora o gabarito seja texto expresso de lei (parágrafo 2 do artigo 121), o fato é que o parágrafo 3 estabelece que haveria o prazo máximo de 3 anos para a internação e, desta forma, poderíamos questionar que há prazo fixado em lei. ) (portanto entendo que deva ser "A N U L A D A" por não ter alternativa correta).

Jiacomo
Há 16 anos ·
Link

Sinceramente é revoltante a gente estudar tanto pra correr o risco de reprovar novamente nesse Exame. Queria saber porque a OAB é imune e não paga nenhum imposto quando não oferecem serviço nenhum gratuito aos Advogados... Quando até o Xerox em salas da OAB são Pagos! Isso é uma tremenda PALHAÇADA! Para onde esta indo todo esse dinheiro? É uma pena que não possamos fazer nada a respeito disso... é por isso que o Brasil está como está. A única colocação que tenho a fazer é que quando o Orgãos superiores ou entidade Suigeneris como é denominada quem não sabe o que é! Se envolvem na educação cobrando taxas absurdas dos estudantes e formandos o Brasil só tende a se enterrar. ONDE ESTÁ ESTE DINHEIRO PRESIDENTES E DIRETORES DOS CONSELHOS??? ONDE?

Jackson Biggs
Há 16 anos ·
Link

Vergonha, muita vergonha!!! Parece que somos considerados pessoas ad burras... Não suporto essa oab e o falso moralismo dos já advogados. O exame não demonstra de fato sua capacidade técnica, aliás, apenas atrapalha. Aí eu pergunto: para que serve a faculdade de direito e o curso de bacharel? Sem a presente "carteirinha" não somos nada mais que mero formados e desempregados. Não tenho emprego e nem vou encontrar algo para trabalhar nessa área, tudo por causa da ignorância, egocentrimos e egoísmo dos representantes da classe. O estudante de medicina nem se forma e já trabalha com vidas, e essa vida pode ser a minha ou a sua amigo. Eles não são obrigados e prestar exame. Que coisa! Se existe algo que a própria constituição preserva acima de tudo é a vida. Agora imagine, se houver qualquer erro médico, a quem o médico vai recorrer? Imagino que não será o supremo tribunal divino. E aquela vida perdida? Gente, devemos montar uma marcha para combater esse exame, ele sim é ilegal e imoral. é enriquecimento ilícito por parte do conselho federal. Um abuso ao exercício da profissão. Apenas nós formados em direito somos obrigados a prestar exame, que sequer mede o verdadeiro conhecimento, aliás, conheço vários colegas que tem a ordem e não sabem aplicar o direito. De nada adiantou.

Elis...
Há 16 anos ·
Link

Olá!! Gostaria de receber as questões passiveis de recurso. Grata.... Aguardo.

Geraldo_1
Há 16 anos ·
Link

Oi galera! Gostaria de receber questoes passiveis de anulação pra eventual recurso. Vamos a luta!

cristina_1
Há 16 anos ·
Link

Gostaria de receber questões do caderno delta, passiveis de recurso. Fiz 48 pontos. Boa Sorte a todos. Obrigado.......

cristina_1
Há 16 anos ·
Link

Gostaria de receber as questões ( caderno delta ) com probabilidade de serem anuladas. Fiz 48 pontos. Obrigado desde já. Sorte a todos.........

cristina_1
Há 16 anos ·
Link

Gostaria de receber as questões que podem ser anuladas, para entrar com recurso. (caderno delta). Agradeço desde já. Sorte para todos.

Victor_1
Há 16 anos ·
Link

Pessoal,

Saiu o gabarito oficial!

Acertei 47 questões.

Vcs acham que vão ter questões anuladas? Quais??

Grato

Victor_1
Há 16 anos ·
Link

Pessoal,

Acertei 47 questões... Existem questões passíves de anulação??

Meu caderno é o ÉPSILION!

Sorte a tds!!

Victor

Diogo_1
Há 16 anos ·
Link

Na questão de número 12.

Artigo 46 - ........................ a não ser que essa violação fosse manifesta e dissesse respeito a uma norma de seu direito interno de importância fundamental.

Tem q fundamentar bem. Principalmente explicando que na opção "d" (prova delta) trata-se de afirmativa, o que enseja que não há ressalvas, porém a segunda parte do art. 46 da convenção de viena menciona o oposto.

nota-se q não há nenhuma opção que está CORRETA.

  • Art. 2º, 1, "d" - declaração UNILATERAL
  • Art. 7º, 1 e 2 - outras pessoas podem celebrar (ex.: min. das relações exteriores)
  • art. 74 in verbis: "a ruptura de relações diplomáticas ou consulares e a ausência dessas relações entre dois ou mais Estados não obstam a con..." (logo, se fala em ausência de relações consulares, estas nao são indispensáveis como menciona a questão.

vamos fundamentar..nobres amigos...sorte a todos...Deus nos abençoe

Diogo_1
Há 16 anos ·
Link

Talvez seja coisa da minha cabeça, mas vou compartilhar com os caros colegas.

Questão 51

Com base no regime jurídico dos servidores públicos federais, assinale a opção correta. A Remoção caracteriza-se como o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo poder. B A anulação do ato de demissão de servidor público detentor de cargo efetivo ou em comissão implica a sua reintegração ao cargo. C O servidor público que tenha sido absolvido na esfera criminal, por falta de provas da existência de crime, deve ser, obrigatoriamente, absolvido da infração administrativa. D O servidor público detentor de cargo efetivo que seja demitido por lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio não pode mais retornar ao serviço público.

A questão "D" é de conhecimento de todos que realmente está correta.

mas, e qto a "C". vamos lá. CPP: Art. 415. O juiz, fundamentadamente, absolverá desde logo o acusado, quando: (Redação dada pela Lei nº 11.689, de 2008)

    I – provada a inexistência do fato; 
    II – provado não ser ele autor ou partícipe do fato; 
    III – o fato não constituir infração penal; 
    IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime. 

Lei 8112/90 art. 126

" A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria."

o que representa absolvição por falta de inexistência de crime (opção C)???

Art. 415, I OU art. 415 III do CPP????

abraços

lissa_1
Há 16 anos ·
Link

É tb estou bastante revoltada com essa prova do cespe! Mais ainda pq na última prova fiquei na segunda fase e lá estava eu fazendo novamente a prova Denovo (17/05/09), dá uma revolta tão grande dentro da gente saber que isso não tá certo , mas porque devemos ficar impotententes diante disso? Será realmente deveríamos ficar impotente? Percebo que muitos bacharéis, inclusive no BRASIL inteiro, querem fazer algum movimento contra essa prova, e que tal se agente fizesse um protesto nacional, todos ao mesmo tempo, cada um na sua cidade? Seria interessante?

Jaqueline_1
Há 16 anos ·
Link

Olá, por favor alguém me passa o gabarito preliminar - caderno ÔMEGA. Meu computador não abre.

abs

Débora Liberato
Há 16 anos ·
Link

Olá amigos! Vamos nos unir para lutar contra essa absurda prova da OAB! Quanto mais entrarmos com recursos, mais fácil conseguiremos que percebam a insatisfação de uma maioria praticamente absoluta! Gostaria de informar questão passível de recurso: Questão 28: “E não poderia ser de outra forma, pois é o próprio código de processo, na enumeração contida em seu art. 12, que traz referência a alguns entes despersonalizados em relação aos quais reconhece e atribui capacidade processual. É o caso da massa falida, da herança jacente, do espólio, das sociedades sem personalidade jurídica e do condomínio especial.”

A questão 100 também apresenta erro, pois o art.121, parágrafo 3º do ECA: estabelece que haveria sim prazo máximo de 03 anos para a internação.

Vamos compartilhar os fundamentos dos recursos! Boa sorte a todos! Abraços

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos