Não acredito que o exame da ordem seja necessário pelo simples fato de não separar o joio do trigo, haja vista o médico que passa anos e mais anos fazendo residencia e o que vimos todos os dias nos jornais? Erros e mais erros médicos e o que é pior: lidam com a saúde, a vida das pessoas. Tenho certeza que o próprio mercado eliminaria o mal profissional Apoio o Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito que conseguiu com que seis bacharéis de direito conseguissem a licença da Ordem, e hoje estão advogando. Acho que o Brasileiro é muito cordeiro e aceita tudo pacificamente. Todos os bacharéis deveriam entrar com mandato de segurança paar assegurar o direito de advogar ! Obs: Sou formado antes de 1990

Respostas

    ?

    horacio viegas Quinta, 21 de maio de 2009, 0h39min

    Parabéns aqueles que passaram mas lembrem-se que ilustres advogados e Juizes formados antes de 1992 não tiveram que se submeter a essa vergonha e nem por isso deixaram de ser os exelentes profissionais que são

    R

    Rogério_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 4h17min

    Olha Colega

    Respeito a sua opinião, mas disordo dela, pois se com o exame da OAB, é possivel a entrada de maus Advogados, o que seria se não fizesse tal refinamento? Alias o Curso de Direito, vem sendo desvalorizado, pois em qualquer "esquina" se encontra uma faculdade ministrando este curso tão importante, e deste modo, formando maus profissionais, bem como inchando o mercado de trabalho. Quero lhe informar que não comento isso porque passei na OAB, até porque não passei, este ano está sendo a minha primeira OAB (2009.1) e consegui 49 acertos, espero por recursos, para saber se terei exito. Embora vc tenha comentado que atualmente existem excelsos juristas que não precisaram passar por este exame, deve-se salientar que no passado as faculdades de direito eram bem melhores do que as atuais, com exceção de algumas, poucas, é claro.

    Assim, acredito que seja um mal necessário a prova da OAB, para se fazer um refinamento dos maus alunos, no entanto o que critico na prova é o modo de avaliação, pois acho injusta, pois, as questões em sua maioria, tem pegadinhas desnecessária e muitas vezes induzindo o aluno ao erro.

    Esta é a minha opinião, mas, sinceramente, respeito a sua!!

    Rogério

    P

    Pedro_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 5h05min

    Caro colega Rogério apóio a sua idéia, para ver quanto o nosso curso está desvalorizado hoje no Brasil podemos encontrar em torno de 1100 cursos de direito ou seja, muito mais do que o necessário, isso tudo por culpa da "acessibilidade ao ensino superior". No Brasil, temos pessoas que cuidam do MEC que apenas pensam em abrir cursos, não cuidando de sua futura estrutura e de sua qualidade de ensino, e direito, por ser um curso barato, do qual não se necessita laboratórios, mas apenas de meia duzia de livros de cada matéria, giz e cuspe, é facil de abrir. Sou afavor da prova da OAB, porem discordo dos métodos utilizados para se averiguar a capacidade do futuro advogado. O mercado pode selecionar sim, mas até que isso aconteça, quantos poderão cair em golpes, de advogados inescrupulosos, que não se dão respeito a função primordial exercida. Digo isso com plena convicção de quem fez 48 questões nesse ultimo exame da OAB, e que tirou nota 5.3 na penultima prova da OAB na segunda fase.
    Essa é a minha opinião, um abraço e que Deus nos ajude e nos dê forças para superar a CESPE.

    F

    Faioli Suspenso Sexta, 22 de maio de 2009, 6h43min

    -----Mensagem original-----
    De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de MNBD-RJ
    Enviada em: sexta-feira, 22 de maio de 2009 00:50
    Para: [email protected]
    Assunto: [mnbd-rj] Blog totalmente remodelado - Novas Denúncias

    A advocacia não quer
    Wadih Damous de novo

    Por isso, em novembro de 2009, FORA WADIH.

    http://www.mnbd-rj.blogspot.com/

    MNBD-RJ ALINHADO AO MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

    MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE

    “O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.

    MARTIN LUTHER KING

    C

    Christina Bresler Sexta, 22 de maio de 2009, 12h03min

    Não concordo com o Exame da OAB, pois vi inúmeras pessoas que nem um peça fizeram na vida profissional, nem sequer estagiaram e passaram na prova. Não creio que essa pessoa seja um bom profissional, sinceramente.

    Tanto é que eu fiquei por 1 ponto da 2º fase e eles que passaram me ligam perguntando sobre o processo, o que fazer, etc.. Ninguém vai me dizer que pelo fato de eu não ter passado, sou uma profissional pior do que eles que passaram.

    Se relamente fizesse a peneira, muitos que conheço nunca estariam com a carteira vermelha.

    Porém, como preciso trabalhar e quero continua no que estudei, estou fazendo novamente essa prova. Já gastei quase R$ 2.000,00 com essa prova. Isso é um absurdo.

    A única intenção da OAB é ganhar dinheiro, pois se a intenção fosse selecionar, não colocaria o valor da inscrição no absurdo de R$ 150,00, sem direito a isenção, pois sabem né que a maioria é estudante. Eles não quererm perder a mamata de quase três milhões de reais de lucro.

    E eu aqui, me matando para pagar essa inscrição, curso, me endividando ....

    Não há intenção nenhuma de selecionar.

    R

    Rogério_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 13h49min

    Concordo plenamente contigo Cristina,

    No entanto, devemos diferençar a necessidade do exame com o metodo de avaliação ministrado, posto que, tudo o que vc mencionou refere-se ao metodo de avaliação pois não se está "peneirando" corretamente , pois como vc mesmo mencionou, muitos que passam, muitas vezes não sabem nada da pratica profissional, e com certeza fazem muitas besteiras na profissão.

    Assim defendo o exame da ordem, mas de outro modo, por exemplo por questões realmente avaliativas e não com pegadinhas e decorebas das Leis...

    Um abraço,

    Rogério

    P

    Pedro_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 14h24min

    Como ja dito o problema é o método de avaliação que não avalia mesmo, como dito em um blog, o Brasil tem masi bacharéis em direito do que o númeo de advogados no Mundo todo. Então precisamos é modificar a sistemática..

    Abraços...

    H

    henrique santos Sexta, 22 de maio de 2009, 16h27min

    Olá colegas...

    Com todo respeito, eu acho que esta a prova é importante, mas que ela tenha carater de conhecimento ao invés de eliminatório como tem sido...

    Como foi dido pelos nobres colegas, existem muitos profissionais com a carteira mas não sabe nem fazer uma peça, e ao contrário existem outros que não tem a carteira e sabe...

    Mas não vamos desistir, pois devemos colocar Deus na frente e ultrapassarmos esta barreira, e depois lutarmos para mudar esta realidade...

    Abraçooooooooooo

    C

    Christina Bresler Sexta, 22 de maio de 2009, 17h37min

    Com certeza eu não vou desistir, se eu sou obrigada a fazer, vou fazer e torçer para passar.

    Mas acho que o sistema está muito injusto e visa somente a reprovação para que mais e mais pessoas tentem muitas e muitas vezes e com isso ganham muito dinheiro.

    Acho que deveria ser infinitamente mais barata essa inscrição, deveria ser somente um valor simbólico, bem como quem passasse na primeira fase não precisasse fazer novamente se não passar na segunda.

    Acho até que deveria ter somente a prova específica, pois esta avalia de uma forma melhor.. mas o método de correção deles é incerto e a pessoa tendo sorte passa.

    Bom.. é isso... minha opinião..

    E

    Elaine Alcântara Sexta, 22 de maio de 2009, 18h14min

    A avaliação da OAB deveria ser diferente. Por que, ao invés de sermos submetidos ao exame desta forma, não somos submetidos as residências jurídicas junto às seccionais ou DPGE´S, ou qualquer outro lugar para atendimento aos menos favorecidos? Certamente seriamos melhor avaliados e aproveitados.

    H

    henrique santos Sexta, 22 de maio de 2009, 18h23min

    Como exemplo posso colocar a minha esperiência, poi fiz 5 anos de faculadade, 2 anos de estágio no forum e uma aferição oral antes da colação de grau, agora tenho que me submeter a esta avaliação absurda para provar a ordem que sou hablitado para exercer minha profissão....

    Que absurdooooooooooooooooooooooooooooooo

    ?

    horacio viegas Sábado, 23 de maio de 2009, 23h40min

    Não se esqueçam que por trás deste famigerado exame da OAB estão os tais cursinhos e quem são os professores? advogados, promotores,juízes e desembargadores. São centenas de milhões de Reais envolvidos em uma obrigatoriedade que continuo a insistir: Não separa o Joio do Trigo. Quantos milhões de advogados , juizes, delegados e desembargadores se formaram antes de 1992?
    Dizer que nesta época os cursos de direito eram melhores é ingenuidade.
    Engenheiros civis constroem pontes e predios e não fazem exame do connselho regional de engenharia, médicos idem, e nem por isso signica que prédios cairão e pessoas morrerão por erro médico... Agora o que tem de advogado com "carteirinha" sem caráter, chicaneiro...

    R

    Rogério_1 Domingo, 24 de maio de 2009, 1h19min

    Amigo Horácio

    Sei que vc está muito insatisfeito com o Exame da Ordem, isso é percebido mediante os seus comentários, mas não acho que seja INGENUIDADE afirmar que os cursos de antigamente eram melhores. Isso Porque antigamente existiam poucos cursos e otimos professores, muitos deles, com mestrados, no entanto, hoje observamos varios cursos e que não ensinam nada. MUITOS ALUNOS SAEM DAS FACULDADE SEM SABER ABSOLUTAMENTE NADA. Vou lhe contar uma experiencia que tive recentemente... fui a uma formatura de Administração, de uma colega, estive conversando com o irmão dela que também faz direito (6º semestre) numa dessas faculdades abertas recentemente, e nesta conversa, haja visto que estava me preparando para a OAB, o nosso papo se pautou em direito, só que tudo que eu falava para ele pareciam assuntos que não existiam no direito, olha que eu só falei de assuntos do inicio da faculdade, como por exemplo a parte geral do Direito Penal. Assim eu fico me perguntando como podemos permitir que uma pessoa como essa, claramente despreparada, seja, como muitos dizem, selecionada pela propria atividade profissional (tese defendida por alguns)? Estariamos na verdade colocando em atividade alguém que pode estragar a vida de pessoas, pois Advogados, Juizes, Promotores e etc. cuidam de vidas. É ASSIM QUE QUEREMOS SELECIONAR OS BACHAREIS EM DIREITO? Por exemplo já pensou se um desses novos bachareis, começam suas stividades e recebem um caso trabalhista, no decorrer do Processo perdem a causa por erro dele e o seu cliente, digamos um empregado que tem todos os direitos perdem perdidos, fica desiludido com a Justiça. Tlvez por causa dessas atividades equivocadas foi criado o Exame da OAB. Por estas situações que defendo o exame da OAB, é claro que passam pessoas incompetentes, até mesmo na sorte, mas posso lhes garantir que o numero de incopetentes, em atividade, é muito menor se não tivessem tal exame.

    Assim, as vezes, pelos nossos insucessos, queremos acabar com os nossos obstaculos sem passar por eles, sem vence-los, não acho essa a melhor atitude, eu tb não passei, mas não vou colocar a culpa na existencia do exame, coloco a culpa sim, no metodo de avaliação que em verdade não avalia...

    Quanto aos cursinhos, de fato gera muito dinheiro, mas pq os alunos fazem cursinho??? vc já se perguntou?? Eu te respondo é pq as Faculdades não preparam seus alunos e muitos aprendem o Direito, não na Faculdade, mas sim nos Cursinhos. Eu tb não sou a favor dos cursinho, confio em mim e no que estudei quando na Faculdade, é claro que não vou vacilar procurarei dicas, informações e orientações para ter um bom desenpenho na segunda fase, (lembrando que fiz 49 acertos, mas torço para conseguir que quetões sejam anuladas e esteja dentro de 2ª Fase), por isso já comecei a estudar.

    Não quero criar polemica com isso, mas acho que vc deveria reavaliar o seu conceito deste exame!!!

    Rogério

    S

    Sônia Silva Domingo, 24 de maio de 2009, 9h38min

    Sou absolutamente contra o fim. Fosse o Cespe ou qualquer outra seria motivo de ira do mesmo jeito por parte daqueles que não logram êxito. Uns mereciam há muito estar Advogando, COM CERTEZA!!!
    Mas fui testemunha ocular de muitos de meus colegas que passaram literalmente o curso todinho brincando de fazer direito o CURSO DE DIREITO e hoje se dizem injustiçados por não passarem. PACIÊNCIA!!! Aí jogam no Cespe a culpa. Assim é fácil tirar o seu da reta!!!
    A sociedade entregará em nossas mãos os seus destinos e muitos querem brincar de advogar??
    Aos que não passaram e merecem que continuem que com certeza virá o resultado positivo, e breve.
    Aos que não estudaram, que estudem mais ainda pois 5 anos de curso além de muito tempo o conteúdo e enorme!!!

    Sucesso a todos!!

    C

    Carlos Antonio da Silva_1 Domingo, 24 de maio de 2009, 9h57min

    respondo a uma ação de execução por quantia certa contra devedor solvente. Fiquei juntamente com minha esposa de fiador em um emprestimo bancario. Em junho de 2002 foi firmado o contrato de abertura de credito com vencimento para agosto de 2002, em decorrencia do não pagamento integral, foi firmado em novembro de 2002 ïnstrumento particular de confissão de divida e outras avenças, segundo a financeira renunciando ao beneficio de ordem.
    porem neste documento consta a seguinte clausula: REPRESENTANDO O DEBITO ora confessado emite o devedor em favor do credor 01 NOTA PROMISSORIA COM VENCIMENTO A VISTA.
    PERGUNTO: tem validade o contrato com 2 garantias: NP e Confissão?
    no caso da NP já não prescreveu? como faço minha defesa? pode o banco exigir duas garantias: não é coação, inclusive renunciar ao beneficio de ordem?
    somente minha esposa (fiadora) foi citada pelo oficial em 13/05/09.
    Aguardo se possivel modelos de embargos

    ?

    horacio viegas Domingo, 24 de maio de 2009, 20h44min

    Ok,Ok... Pelo visto muitos acham a tal prova "justa" mas apesar de se-la a desembargadora que deu a liminar aos 6 bacharéis concluiu que não .
    Só resta então terminar esta discussão recomendando aos que não concordam que entrem com mandato de segurança pois ja´existe precedente.
    Procurem o site da MNBD e ajam.
    quanto aos que concordam mas ainda não conseguiram a carteira... O tempo será o senhor da razão
    Fim de discussão

    S

    Sônia Silva Segunda, 25 de maio de 2009, 10h44min

    Sou absolutamente contra o fim. Fosse o Cespe ou qualquer outra seria motivo de ira do mesmo jeito por parte daqueles que não logram êxito. Uns mereciam há muito estar Advogando, COM CERTEZA!!!
    Mas fui testemunha ocular de muitos de meus colegas que passaram literalmente o curso todinho brincando de fazer direito o CURSO DE DIREITO e hoje se dizem injustiçados por não passarem. PACIÊNCIA!!! Aí jogam no Cespe a culpa. Assim é fácil tirar o seu da reta!!!
    A sociedade entregará em nossas mãos os seus destinos e muitos querem brincar de advogar??
    Aos que não passaram e merecem que continuem que com certeza virá o resultado positivo, e breve.
    Aos que não estudaram, que estudem mais ainda pois 5 anos de curso além de muito tempo o conteúdo e enorme!!!

    Sucesso a todos!!

    H

    henrique santos Segunda, 25 de maio de 2009, 10h56min

    Eu queria novamente enfatizar que, a prova da ordem é importante, mas que seja confeccionada com carater de conhecimento ao invés de eliminatório, por não se tratar de concurso público...

    Eu fui reprovado na 2º fase de penal por um ponto, e na 2009.1 acertei 44 questões, fiquei muito triste, mas sei que estudei e que a prova estava muito capciosa. Digo mais, muitos que estão advogando não passariam, isto não que dizer que eles não sabem o mínimo (pois dizem que a prova exige o mínimo "balela"), mas por que as questões são capciosas..

    Mas respeito as opiniões e digo que, todos as áreas deveriam ter uma prova de avaliação, mas par avaliar o conhecimento, e não com intuito exclusivo de eliminar por que o mercado esta cheio de formandos. ( absurdo, fechem as universidades, rsrsrsr )

    P

    Pedro_1 Segunda, 25 de maio de 2009, 23h41min

    Nobres colegas, esta discussão é positiva para construção de um raciocínio lógicos da questão, como pontos principais colocaria para ser discutido:
    O MEC tem cotrole dos mais de 1100 cursos de direito no Brasil?
    Estariam as faculdades cumprindo com o seu papél?
    A OAB tem condições de avaliar os cursos e pedir providencias e até o fechamento dos mesmos?
    Os 4.500.000 de baicharéis em direito tem aptidão para advogar?
    A nossa sociedade está preparada para arcar com o ônus da má formação de baicharéis em direto?
    E tem mais pontos a serem discutidos, porem estou recorrendo de algumas questões da prova da oab, lembrando que acertei 48.
    Pois é são muitos pontos a serem discutidos, em minha rápida análise, fica claro a necessidade do exame da oab, mas não nesses termos.
    compartilhoo com o pensamento de um colega acima onde ele disse que poderia haver uma residencia para quem quisesse advogar, junto a defensoria pública, ai sim estariamos avaliando e ensinando os baicharéis a advogar, haja vista, não exista nem um curso de direito que forme advogados.
    Obrigado e que Deus esteja por nós sempre.

    Rogério, vamos a luta companheiro, que consigamos anular pelo menos 3 para entramos tranquilo na segunda fase.

    D

    Dr. yuri Freitas Segunda, 25 de maio de 2009, 23h54min

    A prova da oab não julga nenhum conhecimento laborado aos longos 5 anos de faculdade. O que ocorre é a injusta imposição de povas rídiculas, de extrema dificuldade onde até profissionais de anos de militancia na área não passariam.

    Acho que quando o cidadão tirasse o titulo de bacharel em direito, ele deveria passar por um estágio probatóio onde primeiramente adiquiriria uma carteira da OAB temporária, no prazo, vamos dizer de 1 a 2 anos, e se, caso não houvesse nenhum processo administrativo contra ele ou nenhuma denuncia em sua seccional, automaticamente efetivaria sua definitiva.

    Seria algo como carteira de motorista, onde a pessoa passa por um estágio probatório tirando a permissão, para posteriormente adquirir sua definitiva.