direito civil segunda fase
Alguém fez civil? Como ficaram as questões práticas? Eu risquei algumas palavras com dois riscos, será que vai dar problema?
O gabarito do Fraga bateu com minhas respostas, com exceção do pensionamento porque argumentei que a pensão arbitrada levou em consideração a diminuição da atividade laborativa, compondo uma diferença entre o que a pessoa recebia antes do ato ilícito e depois do evento danoso. Também coloquei jurisprudência dizendo que não seria justo diminuir a pensão baseada no esforço da vítima de trabalhar, apesar de suas limitações.
Olá, pessoal! Fiz o exame de ordem passado e também caiu uma apelação! Acredito que foi surpresa pra todos ter caído este recurso novamente. Mas espero que todos tenham se dado bem! Graças a Deus já sou advogada e desejo que todos em breve estejam com a vermelhinha em mãos!
Lawer, de acordo com o espelho da minha prova, esses são os quesitos analisados na peça profissional, com a respectiva pontuação:
Prova Prático-Profissional Direito Civil - Peça
Quesito avaliado - Faixa de Valores atribuidos
1 Apresentação, estrutura textual e correção gramatical Pontos: 0,00 a 0,40
2 Fundamentação e consistência
2.1 Apelação dirigida ao juiz, conforme requisitos presentes no art. 514 do CPC / Tempestividade (art. 508 do CPC) Preparo (art. 511 do CPC) / Efeitos devolutivo e suspensivo (art. 520 do CPC) Pontos: 0,00 a 2,00
2.2 Teses levantadas e pedido: Sentença extra petita (arts. 128 e 460 do CPC) / Culpa da vítima (art. 936 do CC) / Ausência de prova do gasto com medicamento (art. 333, I, do CPC / Pedido de anulação e reforma Pontos: 0,00 a 2,00
3 Domínio do raciocínio jurídico (adequação da resposta ao problema; técnica profissional demonstrada; capacidade de interpretação e exposição) Pontos: 0,00 a 0,60
RESULTADO Nota na Prova Prático-Profissional Direito Civil - Pontuação máxima: 5,0
Boa sorte a todos!
Eles aproveitaram muita coisa da minha peça, e pude concluir que existem muitos mitos a respeito da correção do Exame. Muita coisa é considerada, desde que esteja coerente com toda a peça! Porém, sempre tem aquele examinador mais detalhista, neste caso a sorte ajuda bastante....rsrs
Não citei efeito suspensivo e devolutivo, nem citei os artigos pertinentes, apenas pedi na peça de interposição que o recurso fosse conhecido e devidamente processado, na forma da Lei. Também não mencionei o preparo, não tiraram ponto por isso. Citei apenas a tempestividade do recurso e ganhei todos os pontos referentes ao tópico 2.1.! Espero que vc tbm ganhe! ;)
Lawer, posso te mandar o espelho da minha prova! Mas não tem a correção da peça, tem apenas o valor do requisito e a pontuação atingida. Ou seja, o certo ou errado depende do critério de cada corretor. Me diga seu e-mail que mandarei.
Bjos
Quanto às rasuras, não tiraram ponto algum na minha. E também risquei bastante, não sei quanto a vocês, mas minhas mãos tremiam muito na hora da prova! rs
Então só tenho algo a dizer: relaxa, pessoal... ! :) O que vai importar é o conteúdo das questões, o raciocínio jurídico correto e a fundamentação júrídica.
Boa sorte a todos os futuros colegas de profissão!
olha a minha peça eu fiz da seguinte maneira: uma pecinha com a qualificação e coisarada endereçada ao juiz singular requerendo o recebimento da apelação e que seja encaminhado ao juizo ad quem (art. 513 e segs. do CPC), e juntando o comprovante de pagamento do preparo, as razões da apelação endereçada ao TRibunal de Justiça (fiquei na dúvida sobre a competência por se tratar de Estado mas mandei pro tribunal mesmo), pedi a anulação da prescrição Art. 198 do C.C., discuti o mérito falando do dever de indenizar do estado, (art. 927, 186, 932 III) no caso do art. 932 III, sustentei que apezar do erro ter ocorrido no hospital , como era público quem atendeu a criança era funcionário do estado, por isso é que a responsabilidade era do estado e não do hospital ou da pessoa que atendeu realmente; requeri a anulação e reforma da decisão e que o Tribunal julgasse o mérito. Acho que é isso né não pode estar faltando mais nada. Seja o que Deus quizer, e me digam que todos fizeram assim hehehehe T+
Mercinha!!! vc pode mandar o espelho da sua prova pra mim também?
[email protected] ou [email protected]
Obrigado
Gustavo eu fiz assim também, mas fiquei com dúvida se o Tribunal podia julgar direto ou se devíamos pedir para a sentença ser anulada e voltar para o juiz de primeiro, pois tem jurisprudência a favor e contra. Optei por pedir a reforma e julgamento dos danos morais e materiais.
Eu também estou preocupada com a minha letra e os riscos, mas acho que é paranóia mesmo.
Mercinha, meu email é [email protected]. Agradeço se puder mandar sua prova, só para eu ter uma idéia.
Obrigada pela atenção.
boa pergunta, sabe que nem lembro direito, lembro que qualifiquei a autora representada pela mãe, mas acho que coloquei o Estado "já qualificado nos autos".. mê.... tenho que parar de ler os foruns, estou ficando louco.... mas é mais forte do que eu... só dia 20 o resultado .. haaaaaaaaaaaaaaaa que aguniaaaaaaa!!!!!
hehehe Boa sorte.....