Fui enganada ao financiar um carro...
Bom dia, Desculpa o incomodo, mas, não sei o que fazer para resolver um problema que me envolvi quando decidi comprar um carro... Será que o senhor pode me aconselhar em relação ao que devo fazer e como fazer para reaver o valor que dei como sinal na compra de um carro ou enviar um modelo de petição para eu entrar no juizado especial para reaver o dinheiro que foi dado como sinal para comprar um carro? Fui a um agencia de carro para financiar um carro, como não tenho dinheiro pra comprar o carro a vista, pedi ao dono da agencia que fizesse um financiamento de um carro modelo corsa, cor verde, ano 2006. o dono da agencia exigiu que eu desse um cheque de R$2.000,00 como sinal em garantia, para que não houvesse desistência do negócio firmado, fui trabalhar e no dia seguinte me ligaram da agencia dizendo que meu financiamento foi aprovado e que eu fosse ate a agencia para finalizarmos o contrato de compra. Ao chegar a loja tive uma surpresa, a agencia financiou outro carro, um carro modelo corsa, cor branca e ano 2007. Não aceitei e o dono da agencia não quis devolver o meu cheque que paguei como garantia de que eu não desistisse da compra. O cheque não é meu e sim de uma amiga, pedi pra ela sustar o cheque e ela sustou, mesmo assim o dono da agencia disse que não vai devolver o cheque e vai me processar por ter sustado o cheque e minha amiga não quer me devolver os R$2.000,00 mil que dei a ela para cobrir o pagamento do cheque. O dono da agencia disse que faria o corsa 2007 pelo mesmo preço do corsa 2006, mas eu não aceito por que o corsa 2007 está todo arranhado, já foi batido duas vezes, os bancos e as rodas estão acabados enquanto o corsa 2006 está muito bem conservado. O dono da agencia disse que eu tenho de pagar pra ele 10% do valor do carro e não 10% do valor do sinal que havia dado em garantia...
E agora o que devo fazer...
- Não assinei nenhum papel, contrato ou recibo, tenho apenas um recibo assinado pela vendedora da loja, como papel timbrado da agencia, com endereço, telefone, CNPJ e nome do proprietário.
Desde já agradeço sua atenção,
Um pouco trabalhoso isso.
Bom, vc não deveria ter sustado o cheque. Isso é fazer justiça com as próprias mãos. Caso vc não tivesse feito, poderia entrar com uma ação de obrigação de fazer para que ele cumprisse a parte dele no acordo ou uma ação de rescisão contratual. Nesse caso ele deveria te pagar o valor dado e mais o dobro por não cumprir a parte dele no acordo.
Uma coisa você não esclareceu: você chegou a financiar o veículo ou só ficou essa promessa de compra e venda? Se não financiou fica menos difícil.
O que pode acontecer no caso é o dono da loja protestar o cheque e te colocar no SERASA, já que ele ainda tem o cheque. vai tentar depositá-lo e não vai conseguir. Ao que tudo indica, o titular do cheque é a sua amiga, então o nome dela é que vai para o SERASA.
Como você não colocou em contrato as epsecificações do veículo, fica difícil de provar que o carro que ele ofereceu não foi o que você pediu. Ou nessa nota que vc tem, tem isso especificado? Ou seja, tipo de veículo, cor, ano, etc.
Obrigada por responder. Não fizemos nenhuma espécie de contrato, não há nenhum documento que especificando o modelo do carro, ano, ano etc, que deveria ser financiado, mas tenho uma testemunha que estava na mesma loja e que também estava interessada no mesmo carro e caso meu financiamento não fosse aprovado a preferência para comprar o referido carro seria dessa pessoa... Quando cheguei a loja, o vendedor disse que minha proposta de financiamento estava aprovada, ele brincou " basta colocar seu autografo e carro será seu" foi aí que percebi que não era o mesmo carro... Ele disse, o dono da loja, por que você está chateada o carro branco é mais novo que o verde e eu vendo pra você o carro branco pelo mesmo preço do verde... Isso foi o que aconteceu, e agora não tenho saída terei de pagar os 10% do valor do veículo ou somente o sinal que foi dado em garantia... Não tenho dormido simplesmente por que é
o nome da minha amiga que irá a protesto... Obrigada.
Olha, vou pensar direito nesse seu caso, depois te respondo. A princípio, o que você pode fazer é tentar falar com a sua amiga para ela assinar outro cheque e você entregá-lo ao dono da loja, mas peça recibo de que você está pagando em substituição ao outro cheque como um novo sinal e peça o primeiro cheque de volta e rasgue-o, antes que ele o proteste. Redija um contrato de promessa de compra e venda contendo tudo aquilo que você pediu da outra vez. Veja se o dono da loja assina. Se ele assinar, reconheça a firma dele e guarde com você, dando outra via p/ ele.
Caso ele não assine, mas aceite o novo cheque e mesmo assim não te dê direito ao carro que você pediu, vá ao juizado especial e entre com uma ação de obrigação de fazer alegando tudo o que você disse. Coloque como testemunha essa pessoa que estava com você na loja para provar o que você diz. Na ação, coloque como pedido subsidiário, a rescisão do contrato e o pagamento do sinal que vc deu, em dobro.
Por enquanto acho que é o melhor a se fazer. Espero ter ajudado...