V

    Viviane- SP Terça, 11 de agosto de 2009, 16h08min

    Também concordo, existem erros grosseiros, que chamam atenção de longe..
    é isso aí, pessoal manerem prestem mais atenção! Escrevendo e aprendendo...

    K

    Karla Quarta, 26 de agosto de 2009, 19h24min

    Como se diz popularmente, " O Aurélio deve estar se revirando no túmulo". rsrsrsr

    ?

    Fernando Stefanes Rivarola Quinta, 27 de agosto de 2009, 15h22min

    Ontem, tinha alguém no site querendo saber sobre "penção" alimentícia. Não dá nem vontade de ajudar.Por outro lado, com a escola pública que temos, daqui a pouco vamos voltar a nos comunicar via tambor, sinal de fumaça e língua não escrita.

    K

    Karla Quinta, 27 de agosto de 2009, 17h35min

    Hoje,uma pessoa disse que tinha que ter muita paSCIência com a justiça brasileira. Haja paciência mesmo!

    ?

    Fernando Stefanes Rivarola Sexta, 28 de agosto de 2009, 14h02min

    Há um tópico no fórum com o nome "Como lidar com gente canalha". No referido há uma pessoa que se intitula advogada a qual não declinarei o nome por circunstâncias óbvias, que insiste em escrever "prezo" e "prizão". Será que só eu reparo nessas coisas, será que sou chato?!!! o fato é que não consigo dar credibilidade pra quem não sabe escrever e vejam, uma pessoa comum, do povo não saber escrever corretamente, é aceitável,as pessoas têm outras preocupações,a vida é difícil, o msn e a tv emburrecem mesmo, agora, alguém que se diz advogado(a) tem de saber escrever!

    E

    E. Fon Sexta, 28 de agosto de 2009, 14h19min

    Devemos dar um desconto quando o vernáculo é usado pelo homem comum, simples.

    Há quem, inclusive nesse forum, tenha um tirocínio profissional elevado e vacila na gramática, sintaxe, concordância. Não poderia , ou melhor, não deveria.

    E

    E. Fon Sexta, 28 de agosto de 2009, 14h58min

    Inlusive nesse forum (Latim) de modo geral, ou seja, todos os participantes em todos os tópicos.

    K

    Karla Quinta, 03 de setembro de 2009, 20h14min

    Fora os vários INDUTOS e MANDATOS DE SEGURANÇA. Chega arder os olhos.

    M

    Marisa Quinta, 03 de setembro de 2009, 21h06min

    Como disse Luiz Fernando Verissimo, a gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda.

    Também vamos levar em consideração que pela netiqueta deve-se evitar acentuação; isso porque a mensagem pode chegar irreconhecível. E claro, teclar em letra maiúscula signifa que você está gritando. Como professora (não de língua portuguesa) eu tenho visto minha parte de absurdos. Inclusive um diretor de escola escrevendo "encino" e um advogado escrevendo "voçe". Chega a machucar os olhos, eu concordo, mas não vamos deixar de ajudar ninguém por isso não é mesmo? Somos todos ignorantes, só que em assuntos diferentes.

    Abraços

    K

    Karla Sexta, 04 de setembro de 2009, 1h00min

    Bom, escrevi em maiúscula para exemplificar o erro. Estamos falando de erros de português e não meras regras de internetês,onde cada um escreve como quer e eu particularmente acho uma baboseira.

    M

    Marisa Sexta, 04 de setembro de 2009, 12h12min

    Oi Karla

    Eu entendi que no seu caso você pretendeu evidenciar os erros, e não me referi a isso. Se você verificar no fórum você verá que existem tópicos totalmente postados maiúsculo, o que torna a leitura desagradável. Foi isso.

    E quanto à netiqueta (e não internetês), não é baboseira. Se você passar um e-mail com as palavras acentuadas direitinho e a mídia do receptor estiver com uma linguagem diferente da sua, corre o risco de chegar totalmente ilegível. Quero crer pela sua colocação que você nunca teve esse tipo de dor de cabeça, mas como eu frequento Ambientes Virtuais de Aprendizage, já senti na pele essa dificuldade.

    Abraços

    D

    Danilo Alves Sexta, 04 de setembro de 2009, 12h26min

    Acredito, que um 'geito", "pasiencia", "esseção", entrou outros, apesar de estarem gravemente errados, até deixo passar e acabo nem corrigindo a pessoa, acredito que quem corrige erro de português cria uma situação chata tanto para o corregedor quanto para o corrigido, não gosto muito.
    Mas o que não absolutamente não me desce é o emburrecedor mundo da internet, ler coisas do tipo, axim (assim), miguxa (amiga), vc (você), kero (quero), e tantos outros exemplos, meu deus estão matando o português por preguiça de se escrever certo.

    D

    Danilo Alves Sexta, 04 de setembro de 2009, 12h26min

    Acredito, que um 'geito", "pasiencia", "esseção", entrou outros, apesar de estarem gravemente errados, até deixo passar e acabo nem corrigindo a pessoa, acredito que quem corrige erro de português cria uma situação chata tanto para o corregedor quanto para o corrigido, não gosto muito.
    Mas o que não absolutamente não me desce é o emburrecedor mundo da internet, ler coisas do tipo, axim (assim), miguxa (amiga), vc (você), kero (quero), e tantos outros exemplos, meu deus estão matando o português por preguiça de se escrever certo.

    S

    Silvana Santana Sexta, 04 de setembro de 2009, 13h22min

    Deixe-me escrever uma coisa:
    A escrita é realmente fundamental, todavia, não é essencial. Nunca soube de qualquer petição que fora indeferida por erros de português. Nunca presenciei desmbargadores debochando de advogados em plena sustentação oral, de algo que fora escrito em desacordo com as regras gramaticais.
    Alguns despachos são quase incompreensíveis, tamanha a quantidade de abreviações e sim, erros de português. Que isso??? Errar é faculdade passível à qualquer pessoa, inclusive juízes. Quanto mais para as pessoas que não dominam essa dita "LINGUAGEM REBUSCADA" que alguns insistem em usar.
    Esse fórum, e qualquer meio de comunicação, perceberam?, meio de comunicação , servem para as pessoas se comunicarem, e não para medir o nível cultural, intelectual dos que à ele recorrem.
    O importante é saber se expressar e saber se fazer entender.
    Vamos deixar esse problema para os gramáticos pois, eles sim, possuem competência para corrigir quem quer que seja.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 04 de setembro de 2009, 13h39min

    Dra. Lanna:

    com todas as máximas vênias....

    O comentário inicial protestava quanto a erros gritantes, que tornam até difícil entender o que se pergunta ou se quer saber.

    Como o fórum passou ser frequentado por todos, muita gente humilde tem aceso à internet e ao fórum, pondo aqui sua questões. Dessas pessoas, evidentemente, não se exige maior rigor e correção.

    Dá pra entender "uso capião" ou "uso campião", aberrações que já li aqui. Ontem, vi um "habes corpus".

    O que de fato, a meu sentir, dói é ver alguém que se diz advogado escrever "excessão" ou "escessão", "voçê", "penção", "passiênsia" e coisas do gênero.

    Isso a mim incomoda mais do que as abomináveis abreviaturas do internetês. Li uma um tal "netiqueta" que, por mais que haja dado nó nos miolos, nem desconfio o que seja.

    Devo ter faltado a essa aula no meu curso de Direito.

    K

    Karla Sexta, 04 de setembro de 2009, 14h30min

    Olha, posso estar errada, entendo que algumas pessoas são mais humildes etc etc etc
    Em relação á uma mensagem que li, sobre "nunca ter visto uma petição ser indeferida por erros de português", bom, eu já vi na faculdade exemplos de várias peças processuais que foram ignoradas por juízes por estarem escritas com diversos erros. Se até trabalhos acadêmicos são ignorados com erros...acredito que todos aqui,quando na faculdade passaram por isso,extremo rigor na forma de escrever e foram todos cobrados por isso durante as aulas, não?
    Um advogado deve escrever corretamente, é obrigação!! Aqui vejo acadêmicos escrevendo errado,estagiários e até advogados...para mim é jogar 5 anos fora. De que adianta saber meia dúzia de leis e não saber escrever? Não acho "normal", acho ridículo.E pra falar a verdade, em relação aos demais usuários do fórum,ser humilde não é desculpa, avós, bisavós, mal estudavam antigamente e não escrevem como muitas pessoas de hoje em dia. Se a pessoa sabe entrar na internet,se cadastrar em um site, "fuxicar" no orkut....não sabe prestar atenção no básico de uma aula de português e escrever?

    M

    Marisa Sexta, 04 de setembro de 2009, 20h36min

    Caro João Celso

    Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na net. Para ficar num exemplo: quando recebemos um e-mail que achamos legal repassar, o correto é apagar todos os endereços e repassar apenas a mensagem. Entretando por vezes nós recebemos e-mails que trazem mais endereços do que mensagem. Isso facilita a disseminação de spans e a praga dos virus.

    E eu já trabalhei com telex (pronto, entreguei minha idade) e sei que quando estamos teclando precisamos de rapidez. Assim é necessário códigos e abreviaturas, como "SOS" (socorro). Computador é só mais uma evolução, tudo bem usar abreviaturas, desde que não se utilize isso fora da net.

    Sinceramente eu não entrei no tópico para fazer inimigos, só não podemos escolher quem ajudar baseados na sua capacidade de escrever corretamente. E não acho que você tenha perdido a aula de direito sobre netiqueta, isso faz parte da informática.

    Abraços

    S

    Silvana Santana Sexta, 04 de setembro de 2009, 22h10min

    Srº João Celso Neto, entendo e respeito a opinião expressada em seu comentário.

    E

    E. Fon Sábado, 05 de setembro de 2009, 11h25min

    Creio que só vá ratificar o já exposto pelos participantes.

    Há duas categorias de pessoas nesse Forum: os simples, ou melhor, de pouca educação formal, e os acadêmicos.

    Não podemos exigir dos primeiros que escrevam corretamente, contudo, os segundos
    têm obrigação de se expressar no vernáculo.

    Inadmissível um operador do Direito se exprimir ou escrever defeituosamente, salvo, evidente, erro material.

    Bom feriado.

    I

    Igor Galtarossa Sábado, 05 de setembro de 2009, 14h54min

    Não vejo ploblemas em ajudar, não importa se escreva bem ou mal. A lingua Portuguesa é muito rica e não é necessariamente obrigatorio que todos a conheçam de cabo a rabo. É claro que se tratando de uma comunicação formal, é inadmissivel escrever diferente, deve-se levar em conta que nos dias atuais as pessoas estao minimizando as palavras, ate trocando letras, mas isso nao diz que esta errado, é linguagem informal.
    Munidos de uma boa gramatica e um dicionario da ligua portuguesa ninguem vai errar.
    Vamos aos topicos mais importantes, visto que as discussoes terminam por aqui.